• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Opinião de Boris Feldman

Lombada: caso de polícia

identicon por Boris Feldman
13/11/2015
em Opinião de Boris Feldman






 

Além de a “ondulação transversal” ser uma invenção de idiotas a serviço da mediocridade, seus padrões são rigorosamente desrespeitados pelas autoridades de trânsito no Brasil.

 

Lombada (quebra-molas) deveria ser proibida, pois existem soluções mais modernas e menos estúpidas de obrigar o motorista a reduzir velocidade. Se o prezado leitor já viajou para o Primeiro Mundo, com que freqüência viu esta abominável invenção de idiotas a serviço da mediocridade? Quando (raramente) existem, respeitam os padrões e são dimensionadas para não agredir o automóvel. Lombada, já existe a eletrônica. Mas nosso obsoleto código de trânsito previa a “ondulação transversal” que, ainda por cima, tem seus parâmetros rigorosamente desrespeitados por todas as autoridades de trânsito municipais, estaduais e federais. Mais:

– Bandido adora, pois faz o motorista quase parar e reduzir a velocidade muito mais que necessário, facilitando o assalto;

– Oficina também, pois a maioria destes obstáculos tem dimensões muito acima das estabelecidas e o carro esbarra embaixo ou porque a lombada não foi sinalizada e percebida em tempo hábil, ou porque o motorista só a avistou em cima da hora, aplicou freios com vontade e abaixou a frente do carro, ou por ser muito alta e, mesmo com o automóvel em baixa velocidade, atinge em cheio cárter, travessas e caixa de marchas do automóvel, principalmente o do tipo esportivo, com menor altura do solo. Quem paga os prejuízos decorrentes da lombada que foge às especificações do Contran?

– Se o carro que vem atrás não souber (ou adivinhar) que tem o obstáculo plantado à frente, ainda bate na traseira do outro que reduziu a marcha. Já houve registro de inúmeros acidentes nestas condições, com danos materiais em ambos, além de feridos e mortos. Quem é responsável por eles? O Ministério Público já se manifestou?

– Finalmente, mas não menos importante, cada vez que o motorista freia para reduzir a velocidade e acelera novamente, aumenta o consumo de combustível e emissões.

A lombada é regulamentada pelo Contran, mas as próprias autoridades de trânsito desrespeitam sua legislação. Entre outras restrições, ela não pode, por exemplo, estar numa via que seja itinerário de linha regular de ônibus. Sua altura máxima é de 8 cm para um comprimento mínimo de 1,5 m. Ou 10 cm para uma extensão de 3,70 metros. Só pode ser colocada depois de estudos que comprovem sua necessidade e a impossibilidade de se adotar outros recursos para a redução de velocidade no local. Além disso, a lei é muito objetiva ao proibir “a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo Contran”. E quem é o responsável pela lombada irregular? Diz o parágrafo único do artigo 246 do CTB: “A penalidade será aplicada à pessoa física ou jurídica responsável pela obstrução, devendo a autoridade com circunscrição sobre a via providenciar a sinalização de emergência, às expensas do responsável ou, se possível, promover a desobstrução”. Ou seja: existe legislação para punir os irresponsáveis que autorizam (ou fazem vista grossa) as “ondulações transversais” irregulares. Basta cumpri-la e puni-los.

Dica: ao avistar uma lombada em cima da hora, pise no freio para valer. Mas, antes de passar por ela, tire o pé para não deixar a frente do carro “mergulhada”, aumentando os riscos de impacto contra algum componente mecânico. E não siga a recomendação de passar diagonalmente por uma lombada, o que provoca uma desnecessária torção do automóvel.

Historinha final: nas décadas de 60 e 70, Piero Gancia importava os Alfa Romeo (além de ter montado a equipe Jolly-Gancia), que tinham o subcárter (bandeja inferior do cárter) muito baixo. Tão baixo que esbarrava com facilidade nas lombadas, mesmo tirando o pé. E colocar um “protetor” era uma “faca de dois gumes”, pois deixava o carro ainda mais baixo! Era tanta pancada que o Emilio Zambello (amigo e colega de equipe do Piero), que fabricava peças em liga leve, decidiu fazer o subcárter para o mercado de reposição. Eu tive um desses Alfas e, ao viajar, antes mesmo da bagagem (apesar do porta-malas restrito), acomodava o tal subcárter e sua junta: vai que pintasse – sem aviso – uma dessas famigeradas no asfalto…

BF

Foto: omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br
Boris Feldman, jornalista especializado em veículos e colecionador de automóveis antigos, autoriza o Ae a publicar sua coluna veiculada aos sábados no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte (MG).
A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

SUZUKI GSX-R/4, MOTO COM QUATRO RODAS

Próximo

SABOR DE CARRO VELHO

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

SABOR DE CARRO VELHO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In