• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Casos

VELOCÍMETRO E LIMITE DE VELOCIDADE: QUAL VEIO ANTES?

identicon por Bob Sharp
16/11/2015
em Casos






O assunto do dia (e dos últimos meses) é velocidade, os absurdos que estão sendo cometidos aqui e em alguns países, notadamente Estados Unidos e Inglaterra, em termos de reduzi-la especialmente nas cidades. Essas medidas vão de encontro ao progresso tecnológico, justamente quando automóveis e mesmo veículos pesados têm sua segurança ativa (a que dá ao motorista condições de manobras evasivas e de reduzir abruptamente a velocidade ou parar) vastamente melhorada.  É um dos grandes contrassensos do nosso tempo.

Mas, em meio a isso, a pergunta:  o veio antes, o velocímetro ou o limite de velocidade?

No dia 21 de junho de 1901 o estado americano de Connecticut promulgou a primeira lei do país estabelecendo limite de velocidade, 12 milhas por hora (19,3 km/h) na cidade e 15 milhas por hora (24,1 km/h) fora dela, segundo o site do History Channel. Mas houve imposição de limite velocidade antes para veículos de tração animal, como em 1562 na colônia de New Amsterdam (atualmente Nova York), por meio de um decreto determinando que charretes, carroções ou trenós não podiam trafegar em velocidade de galope, havendo multa de “2 libras Flemish”, cerca de 150 dólares hoje. Em 1899 o taxista de Nova York Jacob German foi preso por dirigir seu táxi elétrico a 24,1 km/h, velocidade provavelmente medida por meio de cronômetro.

O caminho para a lei de Connecticut começou por lei proposta pelo representante legislativo Robert Woodruff  falando em 8/12 mph (12,8/19,3 km/h), cidade e campo. Os limites acabaram sendo maiores, os citados acima,  mas determinava que os motoristas reduzissem a velocidade ao se aproximarem de veículos de tração animal ou até parassem para não assustar os animais. O resto da história não é preciso contar.

Na Inglaterra, já falamos bastante no Ae, a coisa começou com a Lei da Bandeira Vermelha, um homem agitando uma bandeira vermelha caminhando à frente de todo veículo motorizado.

 

Early Car, with Man with a Flag
Lei da Bandeira Vermelha, Inglaterra, 1865 (arte lookanddream.com)

E o velocímetro? Os romanos contavam as voltas das rodas, que tinha marcas para facilitar a contagem, que multiplicado pelo seu perímetro dava a distância percorrida num determinado tempo. No século 11, os chineses criaram mecanismo consistido de um trem de engrenagens e um braço móvel que impactava num tambor em espaços determinados.  No mar, uma invenção nos anos 1500 foi uma corda com nós que era solta e arrastada e contavam-se os nós num determinado tempo. O incrível é que até hoje utiliza o nó como unidade de velocidade no mar e no ar, em que 1 nó é 1 milha náutica (1,852 km) por hora. Vimos na recente matéria do Juvenal Jorge a velocidade do HondaJet expressa em KTAS, abreviação de knots true air speed — nós velocidade verdadeira.

Para entender, em vôo a velocidade indicada nunca é a verdadeira, pois depende de altitude e temperatura do ar. Os pilotos usam práticos calculadores de mão aeronáuticos para saber qual a velocidade verdadeira — importante  saber, mas o que importa mais num vôo de cruzeiro é a velocidade en relação ao  solo (ground speed), que é a que determina a duração do vôo dividindo distância pela velocidade verdadeira. A velocidade em relação ao solo depende da direção e da intensidade do vento. Claro, hoje todos esses cálculos são feitos pelo computador de bordo do avião.

Mas invenção do primeiro velocímetro é creditada a A. P. Warner, fundador da Warner Electric Company, dos EUA. Na virada do século 19 para o 20, ele inventou um mecanismo chamado medidor de corte (cut-meter) para uso na indústria de maneira a medir a velocidade de corte das chapas. Ao deduzir que o medidor de corte poderia ser adaptado para o automóvel, ele modificou o dispositivo e lançou uma grande campanha promocional para que o público conhecesse o seu velocímetro. Surgiram na época vários conceitos para o instrumento, mas foi o de Warner que teve grande sucesso. O primeiro automóvel a ter velocímetro foi o Oldsmobile Curved Dash 1901. Por volta do fim da Primeira Guerra Mundial (1918) a Warner Instrument Company produzia nove de cada dez velocímetros utilizados nos automóveis.

 

oldsmobile-curved-dash-06
Oldsmobile Curved Dash 1901 (bestarscarz.com)

Portanto, em resposta à pergunta-título desta matéria, o velocímetro veio antes. Por pouco, mais veio. Pode-se até dizer que vieram juntos.

Mas na esteira desta invenção e na imposição de limites de velocidade veio o lucrativo negócio das multas, hoje muito rentável graças ao auxílio de equipamentos de detecção de velocidade, com registro fotográfico.  Mas vou falar mais a respeito disso — velocidade e multas — numa próxima matéria.

BS

Fotos da abertura: 163bus.ru, rodosol.com.br

 





Anterior

Porque não gosto de "jipinhos"

Próximo

SOCORRO, MINISTÉRIO PÚBLICO! SOCORRO, OAB!

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

SOCORRO, MINISTÉRIO PÚBLICO! SOCORRO, OAB!

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In