• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

Milhões pelo ralo

identicon por Boris Feldman
05/11/2015
em Colunas, Opinião de Boris Feldman, Tecnologia






Quanto mais os engenheiros investem em novas tecnologias, mais a legião de “técnicos de araque” bota tudo a perder…

 

clip stopper c

Grampinho – Cinto de segurança foi inventado (pela Volvo) em 1959 e desde então já se desenvolveram centenas de pesquisas para torná-lo mais eficiente. Uma das tecnologias é o pré-tensionamento. Dispositivo que aperta o cinto contra o corpo na iminência de um impacto, eliminando a folga entre ele e o tórax. Depois destas pesquisas de milhões de dólares, o motorista pára na esquina e compra um “grampinho” por R$ 10, que “segura” o cinto e evita que ele fique ajustado ao corpo, deixando-o folgado e mais “confortável” para o motorista. Que, com “dez real”, jogou por terra os milhões investidos pelos engenheiros para melhor protegê-lo.

“Dedo de ouro” – Você encosta para abastecer, o frentista aciona a bomba e deixa no abastecimento automático. E vai conferir níveis de óleo, água etc. Sua primeira “pérola” é colocar uma gota de óleo entre os dedos e alertar o motorista para a necessidade de trocá-lo pois já perdeu a viscosidade. Ou por estar muito “escuro”… A segunda investida do solícito frentista é voltar para a bomba, perceber que o automático já cortou o abastecimento e continuar acionando o bico para encher o tanque até a “boca”. Além da possibilidade de o combustível se derramar na pintura, ele vai chegar em estado líquido e danificar o cânister, filtro que deveria receber apenas os gases do tanque para evitar a poluição da atmosfera.

Duvide-o-dó – Fábricas testam seus automóveis rodando milhões de quilômetros, os motores funcionam milhares de horas no laboratório até que os engenheiros, munidos deste arsenal de dados, estabelecem na central eletrônica os melhores parâmetros para equilibrar potência, torque, rotação, consumo e emissões, tanto no modo econômico como no esportivo. Aí vem a oficina especializada em “tuning”, muda o chip e garante maior desempenho e redução de consumo e emissões. Desempenho pode ser, mas o resto… eu duvi-de-o-dó.

Calibragem – Fabricantes de pneus e de automóveis desenvolvem seus produtos em conjunto e, depois de uma batelada de ensaios e testes, determinam sua calibragem ideal. Entretanto, o dono do carro acaba sendo contemplado, via internet (a mais completa fonte de informações de araque, falsas e comprometedoras…), com a dica de que seu carro fica muito mais confortável com a pressão reduzida em 15%. Ou, com o consumo reduzido se subir a calibragem em 15%. Pode ser mesmo que o pneu “murcho” deixe o carro mais macio e o mais “duro” reduza o consumo. São, entretanto, alterações que prejudicam a vida útil do pneu, comprometem segurança e suspensão. E que se danem as recomendações da fábrica, que entende muito menos de automóvel que os internautas de plantão.

Assentos extras – Antes de se lançar a picape derivada de carro compacto com cabine dupla, tinha a estendida. Atrás dos bancos dianteiros, um espaço para se acomodar bagagem, pacotes etc. Em algumas, um grande degrau, espécie de plataforma elevada em toda a traseira da cabine, de lado a lado. Não precisou de muito mais para os engenheiros “de araque” de concessionárias e oficinas transformarem aquele espaço em dois ”assentos” extras, revestimento a chapa com espuma e improvisando dois cintos de segurança. Mas, onde eram fixados os cintos? Os “engenheiros” não pensaram duas vezes e abriram furos nas colunas laterais, no assoalho e o problema estava “solucionado”. Como as fixações dos cintos não tinham sido projetados pela fábrica, no caso de um acidente com impacto frontal, os passageiros nestes dois “assentos” sairiam voando com coluna, parafuso, cinto…

BF

Foto de abertura: ebay.com
Boris Feldman, jornalista especializado em veículos e colecionador de automóveis antigos, autoriza o Ae a publicar sua coluna veiculada aos sábados no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte (MG).
A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

UM CORVETTE NA NOITE - CAPÍTULO 1

Próximo

NOVO FOCUS SEDÃ, ALIÁS, FASTBACK

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

NOVO FOCUS SEDÃ, ALIÁS, FASTBACK

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In