• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

O MUNDO ESTÁ (MUITO) ESTRANHO

identicon por Bob Sharp
15/11/2015
em Análises






As pessoas andam muito estranhas ultimamente e isso é preocupante. Embora este seja um site de autoentusiastas, vou começar pela mesa. Estão proibindo colocar saleiro ou sal em pacotinhos nas mesas de bares e restaurantes, com deu num noticiário de TV, uma lei do Estado do Espírito Santo. Soube do mesmo na França e na Argentina. Como é possível um ser humano, portanto pensante, idealizar uma medida dessas? Um não, vários, porque é lei, passou pela assembléia legislativa cabixaba e outras. Como é possível um produto industrial legal, comercializado em toda parte, não poder estar disponível para quem vai a um lugar público fazer refeição ou petiscar? Só pode ser desequilíbrio mental de quem pensou numa medida dessas.

Agora, ao nosso foco. Prefeitos de cidades de Primeiro Mundo como Londres, Paris e  Nova York, e sei lá de que outros lugares do mundo,  São Paulo, estão em guerra declarada contra o automóvel. A olhos vistos. O negócio é reduzir velocidade. O argumento mais usado para justificar a guerra é o mais idiota que pode haver: menos velocidade, menos espaço requerido para o veículo parar. Recebi há pouco a revista do Cesvi (Centro Experimental e Segurança Viária) e na última página há uma matéria sobre a redução de velocidade nas marginais dos rios Pinheiros e Tietê, em que a revista nitidamente concorda com a medida (como a maior parte da imprensa). Na foto, o petista (só podia ser…) Jilmar Tatto, secretário municipal de Transportes de São Paulo, aparece falando no que parece ser uma entrevista coletiva de imprensa:

 

Cesvi

O gráfico barras aplicado à página mostra distâncias para parada em várias velocidades, chegando a 200 metros para a velocidade de 100 km/h. Como alguns leitores sabem, sou editor técnico e colunista da revista Carro e me cabe dar uma olhada nos testes antes da publicação da revista. Por isso, tenho todos os testes arquivados. Então vejamos os espaços que vários veículos gastaram para parar vindo a 100 km/h:

Cruze Sport6 LT, 36,9 m
Focus SE 1,6, 37,9 m
Chery Celer Act 1,5, 35,5 m
Toyota Etios XS 1,5, 46,3 m
Golf Variant Highline, 37,6 m
Ka+ 1,0 SE Plus, 44,4 m
Versa 1,0 S, 41,9 m

Portanto, o que o petista apresentou à imprensa é uma deslavada MENTIRA. Nem um carreta 40 t requer tanto espaço a essa velocidade.

Esse é a justificativa da “Dupla do Mal” — prefeito e secretário de Transportes — que está cuidando do trânsito de São Paulo para reduzir as velocidades nas marginais.  Esse é o “estudo” realizado.

Esse é apenas um entre tantos danos que esse dois estão trazendo à população de São Paulo. Chego a imaginar haver um comitê na prefeitura ocupado exclusivamente de criar dificuldades para a vida dos paulistanos, dada a série de idéias que tem saído dessas duas mentes torpes. Entre elas:

– criar centenas de quilômetros (400?) para meia-dúzia de ciclistas, em detrimento de estacionamento até para moradores;

– Reduzir velocidade em avenidas que já foram de 70 km/h, baixadas para 60 km/h na gestão do prefeito Gilberto Kassab, agora 50 km/h,  novamente sem nenhum estudo;

– intenção declarada de reduzir a velocidade do eixo norte-sul, que vai de Santana ao Aeroporto de Congonhas, que era de 80 km/h, foi baixada para 70 km/h pela gestão anterior e agora querem diminuir para 50 km/h;

– aplicação da “Área 40 km/h” onde era 50 km/h sem problema algum;

– determinação de limites de 30 km/h sem nenhuma justificativa;

– intenção de fechar a av. Paulista aos domingos, para lazer, como se a cidade não tivesse ótimos parques, entre eles o Ibirapuera, considerado o melhor do mundo segundo notícia divulgada hoje;

– eliminar uma faixa de rolamento de avenidas para criar uma faixa de pedestres, como se houvesse espaço sobrando para o trânsito de veículo;

–  e por aí vai.

Chego a arriscar um pensamento tenebroso, o de haver um movimento mundial orquestrado para destruir a indústria automobilística. Repare o leitor que essa onda de dificultar a vida dos motoristas meio que explodiu de repente, coisa de um ano atrás. Destruir essa indústria significa a perda de milhões de empregos e o caos social resultante.

Aqui esse efeito já se faz sentir, pois cada vez mais o uso do automóvel é perseguido, desestimulando as compras. As demissões na indústria automobilística já chegam a 20 mil esse ano.

Tudo muito preocupante.

BS





Anterior

Partiu: o I Encontro Nacional Simca

Próximo

Porque não gosto de "jipinhos"

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

Porque não gosto de "jipinhos"

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In