• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

F-INTER: UM NEGÓCIO PARA ANDAR RÁPIDO

identicon por Wagner Gonzalez
16/11/2015
em Notícias






Tratar o automobilismo em um contexto de negócio. É com a alma moldada nesse princípio que o empresário Marcos Galassi lançou a Fórmula Inter, uma nova categoria no automobilismo brasileiro destinada tanto ao adolescente que já completou sua agenda no kart quanto ao público que gostaria de praticar o automobilismo como recreação, sem pretensões de se tornar profissional.

 

Caixas laterais do MG-15 estão incorporadas ao sistema de segurança passiva do carro (foto F-Inter)
Caixas laterais do MG-15 aumentam a segurança passiva do carro (foto F-Inter)

O empreendimento tem cores de ineditismo e prima pelo pacote completo oferecido ao entusiasta: o aluguel dos carros disponibilizados inicialmente apenas no calendário paulista inclui até pneus e combustível; aos que sonham com vôos mais altos existe a possibilidade de aulas de marketing e relacionamento com a imprensa.

“A nossa proposta é atender ao jovem que sai do kart e sonha em fazer carreira e aqueles e aquelas que não praticam o automobilismo por alta de opção. Por isso a idéia de oferecer os carros a um preço pré-determinado e sem surpresas”, diz Galassi.

 

Dimenões avantajadas aumentam o impacto visual do monoposto (foto F-Inter)
Dimensões avantajadas aumentam o impacto visual do monoposto (foto F-Inter)

Ainda há vagas para disputar a primeira temporada, que terá 11 etapas no calendário da Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) em 2016 e cerca de 20 competidores: 10 delas já foram garantidas aos pilotos selecionados pela incubadora Academia F-Inter, um contrato foi fechado e há cinco pilotos em negociação avançada. O aspecto comercial do empreendimento é reforçado no aluguel dos carros: R$ 13.990,00 por prova (compatível com a despesa de um kart competitivo) e existe a possibilidade de desconto para pagamento à vista para toda a temporada.

“Com isso o piloto sabe exatamente quanto vai gastar e não terá surpresas no final do mês”, reforça Galassi antes de lembrar que “os danos provocados por batidas e acidentes não estão incluídos nesse pacote”.

Com dimensões que levaram em conta a segurança dos pilotos e o impacto visual, o monoposto MG-15 foi construído por José Minelli, ex-piloto reconhecido nas pistas pela atenção aos detalhes. Equipado com um motor de 2 litros, quatro cilindros em linha e 16 válvulas, o carro inicia seu programa de desenvolvimento dinâmico nas próximas semanas, quando será conduzido por Roberto Pupo Moreno, ex-piloto de F-1, também responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento dos pilotos.

 

Nacionalização de base

 

Cockpit permite extrair piloto do carro sem tira-lo do assento (foto F-Inter)
Cockpit permite extrair piloto do carro sem tira-lo do banco (foto F-Inter)

Uma das vantagens menos valoradas no lançamento da F-Inter foi a preocupação dos seus idealizadores em valorizar a tecnologia e conhecimento nacionais. Tanto quanto à componente “custo”, esta premissa sem dúvida levou em consideração a formação de conhecimento e o resgate de apaixonados como o construtor José Minelli. A caixa de direção, por exemplo, é fabricada pelo próprio Minelli (assim como o chassi tubular, suspensão e outros itens) e o sistema de freios deverá ser desenvolvido pela Sigma, empresa baseada em Santo André (SP) e que produz pinças em alumínio laminado. A decisão de usar uma caixa de câmbio com acionamento por alavanca, em H, foi outra decisão tomada para conter custos.

Minelli, paulista de São Bernardo do Campo, é tão caprichoso com suas crias mecânicas quanto com os cuidados consigo próprio: quem o vê trabalhando ou conversando lépido e faceiro dificilmente concluirá que está diante de um “chassi” fabricado há três quartos de século. Entre suas conquistas destaca-se o F-Vê pilotado por Élcio Pellegrini (atualmente envolvido em provas de arrancada), que dominou o cenário da categoria na segunda metade dos anos 1970. O MG-15 (M de Minelli, G de Galassi, 15 de 2015), herda a mesma limpeza e detalhamento dos seus irmãos mais velhos e traz uma carenagem que impressiona pelo tamanho.

“Isso também tem um motivo”, explica Galassi. “Estamos habituados a ver carros com dimensões semelhantes nas corridas exibidas na TV. Se fizéssemos um carro menor o impacto visual não seria proporcional”, completa o empresário.

 

 

Asas dianteiras devem gerar boa carga aerodinâmica (foto F-Inter)

Asas dianteiras devem gerar boa carga aerodinâmica (foto F-Inter)

Certamente isso terá um custo no desempenho: o motor 2.0, 16 válvulas e quatro cilindros em linha terá dois mapas de gerenciamento eletrônico e poderá produzir cerca de 190 cv, suficiente para, segundo cálculos de computador, chegar aos 240 km/h. Um índice a conferir, dado o tamanho das asas dianteira e traseira que implica arrasto aerodinâmico elevado. Destaque-se ainda a célula de sobrevivência que permite a extração do piloto do cockpit sem a necessidade de retirá-lo do banco.

Mais informações sobre o projeto F-Inter podem ser encontradas aqui, inclusive vídeos sobre o projeto e construção do carro.

WG

 





Tags: F-InterJosé MinelliMarcos Galassimonopostos
Anterior

Quando conforto e segurança andam juntos

Próximo

Räikkönen e Ferrari: como está, fica

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

Räikkönen e Ferrari: como está, fica

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In