• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

AUTOMOBILISMO PERDE GUY LIGIER

identicon por Wagner Gonzalez
16/11/2015
em Notícias






Poucas pessoas foram tão importantes para o automobilismo de um país como Guy Camille Ligier: sua devoção ao esporte passou pelo remo e pelo rugby antes de maturar no esporte a motor, onde atuou em duas e quatro rodas, nesta última modalidade como piloto e construtor. Em seus 85 anos de vida este francês de Vichy (estância do departamento de Allier, famosa por sua água e sua sopa), iniciou sua vida profissional ajudante de açougueiro, empreiteiro de obras públicas, piloto, fabricante de automóveis de corrida e minicarros, porém ficou conhecido pela amizade que dedicava a seus amigos e pela determinação em fazer valer suas opiniões.

Bastante próximo a François Mitterrand (presidente da França entre 1981 e 1995) e Pierre Bérégovoy (primeiro-ministro entre 1992 e 1993), Ligier foi um dos articuladores da transformação do circuito de Magny-Cours em um pólo tecnológico numa região tipicamente agropecuária; o gado de corte da raça Limousin é uma das riquezas locais. Para impulsionar o empreendimento o construtor mudou a sede de sua equipe de F-1 de Abrest, próximo de Vichy, para o circuito localizado nas cercanias de Nevers, capital do departamento do mesmo nome.

Depois de fazer parte da equipe B da seleção francesa de rugby no final da década de 1940, Guy Ligier voltou-se aos esportes motorizados e chegou a disputar 12 GPs entre 1966 (com Cooper-Maserati) e 1967 (Brabham-Repco), ano em que marcou seu único ponto na F-1, no GP da Alemanha. Nessa corrida ele ficou em sétimo na classificação geral, mas como os organizadores permitiam a participação de carros da F-2 para compensar a longa extensão do clássico traçado de Nürburgring, ele cruzou em oitavo lugar, mas como Jackie Oliver (Lotus) e Alan Rees (Brabham) terminaram em quinto e sétimo com carros da categoria menor, ele recebeu o ponto correspondente ao sexto lugar.

 

Ligier disputou 12 GPs entre 1967 e 1968 (foto RétroViseur)
Ligier disputou 12 GPs entre 1967 e 1968 (foto RétroViseur)

No ano seguinte Guy Ligier abandonou a carreira de piloto chocado com o destino trágico do amigo Jo Schlesser durante o GP da França. Na prova disputada nas estradas de Reims o Honda arrfecido a ar de Schlesser bateu na segunda volta, seu carro pegou fogo e ele morreu no local. Foi o início de sua fase de construtor esportivo e a oportunidade que encontrou para homenagear o amigo: todos os seus modelos foram identificados pela sigla “JS”. Sua primeira vitória importante como construtor aconteceu no Tour de Corse, equivalente francês da Mille Miglia, em 1974, com o Ligier JS2-Maserati.

 

O jornalista Jonny Rives e o piloto Gerard Larrousse junto com Ligier em 1974 (foto arquivo Johnny Rives)
Johnny Rives (esq., de azul) Gerard Larrousse e Guy Ligier no Tour de Corse 1974 (foto arquivo Johnny Rives)

Suas conexões com políticos de atuação nacional ajudaram na consolidação como construtor: quando a Matra decidiu interromper seu programa de competições foi ele quem incorporou todo o espólio da gigante francesa de armas e tecnologia de ponta. Empresas estatais como a Seita (detentora do monopólio de cigarros e fósforos), Total e Loto, entre outras, sempre apoiaram sua participação na F-1.

Enquanto existiu na categoria, seus boxes e motorhome eram verdadeiras embaixadas da França nas pistas internacionais. Entre os brasileiros que passaram por sua equipe estão o piloto Raul Boesel e o engenheiro Ricardo Divila. Pedro Paulo Diniz também defendeu a equipe francesa em 1996, ano em que era comandada por Flavio Briatore e Tom Walkinshaw e quando Olivier Panis obteve a última vitória da equipe, em Mônaco.

Divila lembra com carinho dos seus tempos na fábrica de Magny-Cours:

“O Guy aparecia toda sexta-feira e nesse dia era uma festa. Reunia todos os amigos para beber e conversar sobre automobilismo. Era um cara 100% racer, entoru na F-1 pela paixão, não pelo dinheiro. Quando decidiu vender a equipe ˜ão aguentou ficar muito tempo fora: pouco tempo depois se associou a Tico Martini, outro construtor, e acabou assumindo o controle de sua fábrica. Nos últimos tempos estava envolvido com a construção de protótipos de Endurance.”.

Tanto quanto a morte de um expoente do automobilismo francês, o esporte perdeu ontem um verdadeiro entusiasta da vida, homem que se reinventou várias vezes a pontos de lançar uma linha de fertilizantes naturais e microcarros, duas vertentes de grande importância social.

A causa de sua morte, na França,  não foi revelada.

WG

 

Atualizado às 19:00, 23/8/2015





Anterior

AUTOENTUSIASTAS, SETE ANOS

Próximo

FIM DE SEMANA CARREGADO

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

FIM DE SEMANA CARREGADO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In