• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

Sobre carros e torneiras

identicon por Nora Gonzalez
25/08/2015
em Colunas, Visão Feminina






 

Young woman driving car

Viajar e dirigir são duas das minhas grandes paixões. E adoro juntar as duas: dirigir quando viajo ou viajar dirigindo – neste caso, mesmo quando não percorro grandes distâncias. Metaforicamente falando.

Mas por mais que goste e por mais que já tenha feito as duas coisas sempre tem alguma pegadinha. É inevitável pagar micos, especialmente fora do Brasil. Até alguns anos atrás eu tinha uma teoria que foi parcialmente desmontada pelas importações maciças e pela massificação das viagens. Eu acho que por mais que se aprenda um idioma sempre somos pegos nos detalhes – e, na minha teoria, as torneiras encabeçavam a lista dos itens com os quais não tínhamos nenhuma familiaridade. Quando no Brasil tínhamos uma torneira para água quente e outra para água fria, uma de cada lado da saída da água, lá fora havia um festival de opções: torneira com sensor de proximidade, outras com monocomando, algumas com sensor tipo pedal no chão, outras com acionamento por pressão, e por aí vai. Isso sem falar nos belos designs nada funcionais em que mesmo havendo dois comandos, um para água fria e outro para água quente não dá para ter a menor idéia de como fazer água sair de lá de tão complicados que são. Puxo? Empurro? Giro? E o que dizer das duchas com chuveiro manual? Que atire o primeiro sabonete quem nunca molhou todo o banheiro do hotel enquanto tentava desesperadamente pegar o chuveirinho manual que mais parecia uma cobra ensandecida apenas porque não percebeu que ao abrir o registro a água sairia pelo esguichinho e não pela torneira. ..

Com carros não poderia ser diferente. E não me refiro apenas ao câmbio automático que fez muito brasileiro ser quase ejetado pelo pára-brisa ao pisar no freio no lugar da embreagem. Refiro-me aos micos e confusões em geral. Já mencionei aqui o grito a orelha que levei quando meu marido foi ultrapassar um ônibus escolar que estava parado numa rua dos Estados Unidos. Mas claro que não foi o único, pois embora eu me prepare sobre algumas coisas no país que vou visitar nunca, mas nunquinha mesmo, consigo abordar tudo.

Anos atrás me emprestaram um Audi Quattro nos Estados Unidos. Chegou lindíssimo, vermelho, zero-quilômetro, um modelo que fazia as pessoas virarem na rua para olhar. Foi entregue completo e com o tanque de gasolina cheio. OK. Saímos então, depois de passar uns 10 minutos nos familiarizando com os comandos e de boas gargalhadas com o acionamento do aquecimento de banco e das piadas que surgiram disso. Até aí, nada de muito diferente do que conhecíamos. O problema apareceu na hora de encher o tanque. A tampa estava no lugar convencional, mas, como abri-la? Não tinha lugar para colocar a chave de ignição, então fomos procurar alavanquinhas e pininhos que pudessem ser puxados/apertados ou algo assim que pudessem comandar a abertura do tanque. Nada. Só conseguimos abrir o porta-malas. Depois de uns cinco minutos meu lado mulher não resistiu e decidi ir perguntar ao caixa dentro da loja de conveniência. Bem humorado, o sujeito perguntou se eu tinha um martelo. “A hammer?” perguntei, achando que tinha entendido errado. “Sim, se você tiver um é só bater com força na tampa do tanque. Não tem como não funcionar”, disse sorrindo para mim. E gentilmente foi até o carro comigo e mexeu atrás da placa do carro que destravou o acesso ao tanque. Pronto, problema resolvido.

O idioma é outra e nos micos de viagem. Certa vez estávamos meu marido e eu viajando pela Alemanha de carro. Ele só sabe dizer em alemão meia dúzia de palavras úteis e “caneta tinteiro” e apenas porque achou a palavra engraçada (“Füllfederhalter”) quando estudou a língua de Goethe por um breve período. Eu, apesar dos meus mais de seis anos de estudo não tenho fluência, mas me viro pois como ele diz, aprendi vários idiomas apenas para não perder a oportunidade de falar — e tem razão. Voltando à história, estava eu dirigindo e ele me ajudava como navegador, lendo todas as placas das ruas que cruzávamos pois estávamos à procura de uma em especial. Ele sabia que “Strasse” significava rua e logo na segunda travessa cravou, com muita segurança: “EinbahnStrasse”. Mas essa não está em nenhum mapa. Quer dizer “rua de mão única”. Tivemos de encostar o carro até parar de rir.

Dizem que a maior cidade da Alemanha é “Ausfahrt” pois toda estrada tem uma seta indicando como chegar. Eu mesma já fui para lá várias vezes, às vezes querendo às vezes sem querer – é apenas “saída” em alemão e aparece em todas as Autobahnen.

 

Nora 39 1
Ausfahrt é a cidade mais conhecida da Alemanha (foto barbaraschliessen. artillerie.org.summer.hostorama.ch)

Nós tomamos uma advertência na Bélgica, que vem a ser algo antes de uma multa, por não deixar o ticket do estacionamento no painel dentro do carro num estacionamento público. Mas como saber onde se tem de deixar o ticket e onde você tem de levá-lo com você se muda de cidade para cidade e de país para país? Em alguns eles dizem expressamente para não deixar o comprovante no carro. Em minha defesa, estávamos numa minúscula cidade do interior e as explicações estavam em flamengo ou, mais corretamente, neerlandês. Já acho muito termos conseguido fazer toda a operação com as máquinas em neerlandês… e como de fato havíamos feito o pagamento ficou claro para as autoridades belgas que não houve má fé.

A falta de familiaridade com os hábitos de outro país cobra sempre seu preço. Um amigo nosso conseguiu uma façanha. Ao chegar a Miami, o grupo do meu marido se dividiu em dois e cada um alugou um carro no aeroporto. O primeiro saiu do estacionamento pela entrada e sem ainda ter entregue os papéis da liberação, furando os dois pneus da frente nas garras que existem no chão. Ai o pessoal do grupo de trás gritou e avisou que havia furado os dois pneus e ele, ainda sem entender o que tinha feito, resolveu encostar o carro logo adiante para ver o que tinha acontecido. E, claro, furou os outros dois. Não conheço mais ninguém que tenha esse feito em seu curriculum.

 

Nora 39 II
Passar por estes obstáculos no sentido correto é fácil – já no inverso… (foto roadshak.com)

Certa vez meus tios estavam nos Estados Unidos e estacionaram perto de um restaurante. Desceram todos e meio quarteirão depois meu tio, preocupado, disse que não havia gravado o nome das ruas onde parara. Meu primo, então com seus oito anos, disse tranquilamente: “Não se preocupe, papai, eu sei. Quase na esquina de One way com one way”.

Mudando de assunto: incrível a largada de Felipe Massa na Inglaterra. Mas igualmente incrível a lambança na estratégia da Williams. E deu para ouvir (apesar de um certo locutor insistir em falar o tempo todo, inclusive quando aparece o aviso de mensagem de rádio) o Bottas querendo parar antes. Deve ter se mordido de raiva pensando: eu avisei… Foi pena, pois os dois deram um show.

NG

Foto da abertura: huffingtonpost.com
A coluna “Visão feminina” é de total responsabilidade de sua autoria e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

EM JUNHO VENDAS SE ESTABILIZAM

Próximo

DICAS DE FOTOGRAFIA COM CELULAR

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo

DICAS DE FOTOGRAFIA COM CELULAR

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In