• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Outros

COMO ANDAR À VELOCIDADE MÍNIMA (E NÃO SER MULTADO)

identicon por Bob Sharp
26/08/2015
em Outros






Depois do editorial Malfeitores de  São Paulo no último dia 9, que trata das irresponsáveis e incompreensíveis  reduções de velocidade na cidade, no qual o AUTOentusiastas conclama os cidadãos-motoristas, em sinal de protesto perturbar a cidade trafegando à metade da velocidade máxima nas vias que sofrerão tal redução, cumpre-me mostrar, conforme respondi ao comentário do leitor nrporto, como praticar esse protesto — legal, diga-se, é uma manifestação como qualquer outra — sem incorrer em infração de trânsito, pela qual, ou pelas quais, o prefeito que não escolhi (não sou louco) certamente deve estar ansiosamente aguardando.

O primeiro ponto é a questão da velocidade mínima — 35 km/h no caso das pistas centrais das marginais do Pinheiros e do Tietê que passarão da atual e segura velocidade de 90 km/h para 70 km/h dentro de nove dias.

O Código de Trânsito Brasileiro, uma lei federal, diz:

Art. 62. A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via.

Fica então claro que imprimir 35 km/h, nesse caso, não constitui infração.

Tampouco constitui infração trafegar abaixo da velocidade mínima — só acima da máxima. A única infração relativa a perturbar o trânsito é transitar ao lado de outro veículo, interrompendo ou perturbando o trânsito, o que não é o caso, pois quem quiser tem a última faixa da esquerda (a nº 1) para ultrapassar:

Art. 188. Transitar ao lado de outro veículo, interrompendo ou perturbando o trânsito:

Infração – média;     (4 pontos)
Penalidade – multa.  (R$ 85,13)

Por isso, deve o leitor atentar para a obrigação de dar passagem pela esquerda, conforme o art.  198:

Art. 198. Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado:

Infração – média;     (4 pontos)
Penalidade – multa.  (R$ 85,13)

Para evitar problemas, não utilizar a faixa nº 1 (última da esquerda), dentro daquilo que o Código estabelece no art. 29, Inciso IV, e o que o AUTOentusiastas tanto insiste, ser essa faixa exclusivamente para ultrapassar.

A Velocidade Considerada

As matérias Enfrentando o inimigo com armas legais e Tabela de velocidade medida e considerada, de 16 e 20 de setembro de 2014, respectivamente, explicam em detalhe todos os elementos relacionados a infração por excesso de velocidade e recomendo sua leitura ou releitura.

Para evitar que a Companhia de Engenharia de Tráfego — leia-se Fernando Haddad e Jilmar Tatto — tunguem o nosso bolso aplicando o Art. 188 acima,  cuidar para que a velocidade mínima considerada não baixe nunca de 35 km/h.

Para isso, e observando a tabela da segunda matéria com link acima, não deixar a Velocidade Medida cair de 42 km/h, que corresponde à Velocidade Considerada de 35 km/h, a metade da velocidade máxima permitira nas pistas centrais das marginais dos dois rios que banham São Paulo a partir de 20 de julho.

Como todo velocímetro tem erro para mais, em torno de 5%,  42 km/h corresponderiam a 44,1 km/h. Portanto, o que  recomendo é rodar a 50 km/h diante do limite de 70 km/h, que já será um eficiente protesto.

Naturalmente, quem puder contar com GPS pode adotar 42 km/h lido no navegador. E quem dispuser do Waze, vá inserindo os pontos onde houver radar fixo (“pardal”) ou estático (tripé no solo ou “inimigo” com radar de mão).

Vale também ler o comentário do leitor, que assina como Ilbirs, na matéria Malfeitores de São Paulo, com informações úteis sobre ajuda que a eletrônica pode dar, tanto para este caso de velocidade mínima, quanto de máxima.

Vamos nos manifestar contra essa dupla de malfeitores da cidade!

Em tempo: começou neste sábado o fechamento do Elevado Costa e Silva, o “Minhocão”, para lazer da população. A mim parece um contra-senso uma área de lazer, onde estarão crianças e ciclistas aloprados, com aquela altura toda e sem grade de proteção. É torcer para que ninguém se mate ou se machuque.

BS

Foto de abertura: prosaepolitica.wordpress.com

 





Anterior

HONDA ADICIONA MAIS 4,5 MILHÕES DE CARROS À CONVOCAÇÃO PELAS BOLSAS INFLÁVEIS DA TAKATA

Próximo

O MILAGRE DOS SINAIS: APRENDENDO E SE DIVERTINDO

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
SAMSUNG

O MILAGRE DOS SINAIS: APRENDENDO E SE DIVERTINDO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In