• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

Trânsito é questão de educação desde a infância

identicon por Nora Gonzalez
25/08/2015
em Colunas, Visão Feminina






 

Young woman driving car

Tive uma educação amorosa, mas rigorosa. Em casa tinha horário para ver televisão, programas que não podíamos assistir até uma determinada idade, horário para as refeições, não podíamos levantar da mesa até que todos tivessem terminado, enfim, alguns rituais que, diga-se de passagem, mantenho alegremente até hoje — exceto o da televisão. Sou viciada e sempre está ligada. Assisto quase qualquer coisa e já vi o mesmo número de vezes e com o mesmo entusiasmo “Cidadão Kane” que “A Volta dos Tomates Assassinos”, embora seja capaz de perceber as diferenças. Sim, já sei, não faz o menor sentido, mas tenho meu lado ilógico dentro de um ser bastante dr. Spock de ser. Mas na minha infância também tinha muito beijo, abraço e demonstração de carinho. E sempre “por favor” e “obrigado”.

Acredito que são os gestos simples que fazem a diferença sempre. E no trânsito não é diferente. Não basta respeitar as normas de trânsito assim como não cola aquele argumento dos flanelinhas que tentam nos extorquir dizendo “pelo menos não estou roubando”. Ora, fazer o certo é obrigação, não favor.

Sinalizar antes de mudar de faixa ou de fazer uma conversão ajuda muito, por exemplo. Meus amigos dizem que andar atrás de mim não tem nenhuma emoção. Eu sempre aviso o que vou fazer. Dou seta com antecedência, dou passagem, respeito a preferencial, freio com cuidado, enfim, não há surpresas. Afinal, se alguém quiser andar com emoção que contrate um bugueiro nas dunas do Ceará (que por sinal já fiz e é muito legal), pois andar atrás de mim será perda de tempo nesse sentido. Frear na última hora só em pista de teste ou de corrida, assim como outras coisas do gênero. Coisa que, aliás, adoro fazer. E aí solto a fera que tem dentro de mim. Mas nas ruas, tento agir como uma princesa.

Respeito a faixa de pedestre e já perdi a conta de quanta buzinada levei por não avançar mesmo com o sinal aberto mas correndo o risco de fechar o cruzamento. Mas meu sangue ferve quando sou eu a vítima de alguém que faz isso. Já desci do carro para bater boca com o motorista de um ônibus que fechou um cruzamento. O sinal abriu por exatas quatro vezes para mim e nada. Não consegui andar um milimetrozinho sequer. Aí desci do carro. Claro que quando comecei a falar: “O senhor viu o que fez?” ele fechou a porta do coletivo. Mas sou baixinha invocada e continuei soltando o verbo, só que em tom mais alto. Não xingo que é para não perder a razão, mas que ele escutou, isso sim. Faz um par de anos e já não faço mais isso pois o trânsito está muito inseguro — e ainda corro o risco de que roubem minha bolsa enquanto desço do carro para reclamar, ou o carro, se o trânsito andar. Mas na hora realmente não pensei muito, não. E ainda quando reclamo consigo ser gentil. Bom, talvez não seja gentil que não sou Mahatma Gandhi, mas certamente educada. Aliás, isso deixa o outro mais irritado.

 

Faixa pedestre
Custa cumprir as normas de trânsito? E ser gentil, então? (foto: thecityfix.com)

O engraçado é que por ser mulher os outros motoristas não botam fé nas minhas gentilezas. Quando estou numa rua e dou passagem para alguém que está saindo de uma garagem, não basta eu piscar o farol. Tenho de gesticular com a mão e ainda dizer “vai, vai”. E tem quem duvide. Homem, pois mulher nem espera. Acelera e pronto — isso se não me fechar. E raramente agradece, infelizmente. Acho que ainda é raro mulher dar passagem e há muita desconfiança no gesto. Também gosto de agradecer quando me dão passagem, o que às vezes me rende um divertido agradecimento do agradecimento. E sempre dou preferência aos pedestres quando saio de uma garagem, quando estão na faixa ou quando não há sinal para travessia. Mas sou meio camicase quando atravessam com o sinal fechado para eles. Um amigo meu abria a janela, colocava a cabeça para fora do carro e gritava “boliche!”. Entenderam o recado? Claro que eu nunca atropelei ninguém nem ameaço, mas faço questão de gritar “olha o sinal!”. Adianta? Quase nunca, mas é como meu pai dizia, aviso que estão pisando no meu pé. Se não tiram o pé é porque são mal educados. E acho que algum dia vão mudar de comportamento se todo mundo ficar reclamando na orelha deles. Mas também acreditei em Papai Noel até os sete anos…

Não acho que campanhas de paz no trânsito sejam eficientes. Educação tem de vir de casa. Cansei de ver motorista fechando outro com o adesivo da seguradora da campanha do coraçãozinho colado no vidro. Uma boa autoescola com certeza também ajudaria, com carga horária que realmente fosse cumprida e programa que incluísse não apenas decoreba de placas e inutilidades que duvido que as próprias autoridades viárias conheçam, mas também atitudes que melhorariam a fluidez do trânsito. Os motoristas alemães na minha opinião são os melhores do mundo — generalizando, é claro — e credito isso ao exigente exame que eles têm. Nada de “comprar” carteira. E olha que lá não tem limite de velocidade na maioria das estradas, exceto nos trechos em que as fantásticas Autobahnen atravessam vilarejos.

Manter o carro em ordem também é sinal de respeito e educação – sem falar em segurança para todos. Por que o motorista de trás seria obrigado a adivinhar se estou freando quando isso deveria ser claramente sinalizado por uma luz vermelha mais intensa? Custa checar as lâmpadas? Por sinal, esse foi um conselho do meu instrutor de autoescola. Eu estava acostumada a dirigir do jeito argentino, reduzindo as marchas e usando pouco o freio. E ele me disse para fazer isso, sim, mas dependendo do trânsito dar uma pisadinha no freio apenas para que o motorista de trás percebesse que eu estava diminuindo a velocidade. Achei prática a dica, já que aqui o uso do freio é mais freqüente e faço isso quando o veículo de trás está próximo do meu. Mas se não tem ninguém ou mesmo nas descidas, gosto que seja o motor, através da caixa de câmbio, que segure o carro e não o freio.

Faróis funcionando e a luz correta no momento correto sempre. Apesar de ser argentina, não sou exibida, mas o princípio no trânsito é o mesmo da aeronáutica: ver e ser visto. Então lâmpadas sempre em ordem cuja substituição, por sinal, muitas seguradoras cobrem e nada de preguiça na hora de acionar a alavanquinha. Bem, relendo isto vão dizer que sou, sim, exibida, que gosto de luzes. Mas na verdade é questão de segurança. Juro!

Mudando de assunto: Foi legal ver um brasileiro no pódio da Fórmula 1 depois de tanto tempo. Felipe Massa fez uma bela corrida, mas queria destacar o sempre correto e eficiente Nico Hülkenberg. Com um carro limitadíssimo ele consegue milagres. Sempre o achei muito talentoso — pena que nunca teve um carro à altura. E o que dizer da transmissão? Um horror: cortavam as imagens nas horas mais absurdas.

NG

Foto de abertura: huffingtonpost.com
A coluna “Visão feminina” é de total responsabilidade de sua autora e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

LAND ROVER PRODUZ O 2.000.000º DEFENDER, MODELO QUE SAIRÁ DE PRODUÇÃO ESTE ANO

Próximo

AS DEZ MELHORES PERUAS DE TODOS OS TEMPOS

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo

AS DEZ MELHORES PERUAS DE TODOS OS TEMPOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In