• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Outros

MUSTANG SHELBY GT350 TERÁ O MOTOR V-8 ASPIRADO MAIS POTENTE JÁ PRODUZIDO EM SÉRIE PELA FORD

identicon por Bob Sharp
18/08/2015
em Outros, Tecnologia






MotorV8-MustangShelbyGT350
O novo motor Ford 5,2-L: 533 cv a 7.500 rpm e 59,3 m·kgf a 4.750 rpm, com som de Ferrari

A Ford informou que o Mustang Shelby GT350 terá o motor de aspiração atmosférica  de série mais potente da história da marca, o V-8 5,2-L de 533 cv e 59,3 m·kgf . O esportivo chega ao mercado dos Estados Unidos no final do ano junto com a versão GT350R, também dotada do novo motor.

“O programa do Shelby GT350 começou com um objetivo claro, o de criar o Mustang de série mais equilibrado, ágil e empolgante já produzido”, disse Jamal Hameedi, engenheiro-chefe da Ford Performance. “Todas as mudanças que fizemos nesse carro foram voltadas para os requisitos funcionais de um motor potente. Esse V-8 5,2-L, de aspiração natural com virabrequim plano e alta rotação, atende todas as metas que estabelecemos — elevada potência, ampla curva de torque, resposta imediata ao acelerador e baixo peso.”

Esse assunto de configuração de virabrequim de motor V-8 foi visto no Ae nestas duas matérias, uma assinada pelo Alexandre Garcia, o grande estudioso, o “Ogro do Planalto” por morar em Brasília,  que não está mais conosco no Ae, e outra, complementar, mais simples, minha. Vale a pena dar uma olhada.

O novo motor é não só o mais potente de aspiração atmosférica da Ford em todos os tempos, mas também o de maior potência específica. Sem superalimentação de qualquer tipo, são 103 cv por litro. É também o motor de rotação mais alta da história da Ford, com faixa vermelha a 8.250 rpm.

 

MotorV8-MustangShelbyGT350-VirabrequimPlano-2
O virabrequim plano do novo motor 5,2-litros da Ford

Diferentemente dos motores V-8 tradicionais, o novo 5,2 utiliza um virabrequim plano, tipicamente encontrado em esportivos da Ferrari e carros de corrida, em vez do tipo cruzado. O projeto do novo motor foi otimizado com auxílio de computador e simulações de desempenho totalmente digitais. Milhões de configurações de admissão de ar e de escapamento foram testadas para se chegar à combinação ideal.

Aspiração e potência

Além de eliminar o som característico dos motores V-8 americanos, o virabrequim plano ajuda a melhorar a separação dos pulsos de descarga, permitindo uma ordem de ignição que alterna as duas bancadas de cilindros. Isso melhora muito a aspiração do motor e, assim, gera mais potência.

O resultado disso tudo no novo V-8 — além de um ronco maravilhoso e exclusivo — é 533 cv a 7.500 rpm e 59,3 m·kgf a 4.750 rpm. Ainda mais impressionante é a flexibilidade do do motor. Ele gera 90% do torque máximo de cerca de 3.450 rpm a 7.000 rpm, com uma faixa de cerca de 3.000 rpm entre os picos de torque e potência para ser trabalhada nas pistas.

Tanto no Shelby GT350 quanto no Shelby GT350R, o novo V-8 é acoplado exclusivamente ao um câmbio manual de seis marchas Tremec TR-3160, projetado especialmente para alta rotação. Ela tem carcaça leve de alumínio fundido, embreagem de dois discos e volante de duas massas, otimizados para redução do peso e inércia.

Outros aspectos do novo V-8, cuja cilindrada exata é 5.163 cm³, incluem uma arquitetura ligeiramente superquadrada de 94 x 93 mm e taxa de compressão de 12:1. Tanto as válvulas de admissão como de escapamento têm o expressivolevantamento de 14 mm. O corpo de borboleta, de ação rápida e com 87 mm de diâmetro, o maior já usado em um motor Ford, alimenta o motor de ar.

O bloco de alumínio, exclusivo e produzido com uma tecnologia de plasma patenteada da Ford, reduz ainda mais o peso do motor.

“Um Mustang tão excepcional como o Shelby GT350 merece um motor igualmente extraordinário”, diz Dave Pericak, diretor da Ford Performance. “O novo V-8 5,2-L atmosférico encaixa-se perfeitamente na dinâmica equilibrada do Mustang Shelby GT350 e acreditamos que se tornará um ícone de desempenho.”

 

ShelbyGT350-1
O novo Ford Mustang Shelby GT350

BS

Material ilustrativo e informações: divulgação Ford





Anterior

ENXERGAR BEM AO DIRIGIR É ESSENCIAL

Próximo

CONVAIR B-36, O ÚLTIMO BOMBARDEIRO A PISTÃO

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Artwork:  "Development:  DH-4 to B-36 of the Bomber"
Artist:  John McCoy (militaryminutesblogspot.com)

CONVAIR B-36, O ÚLTIMO BOMBARDEIRO A PISTÃO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In