• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Avaliações Testes

GOLF VARIANT, OU O CONTRA-ATAQUE DAS PERUAS

identicon por Bob Sharp
17/06/2018
em Testes

Num mercado inundado de suves como o brasileiro, possivelmente o mais novo símbolo de status do tipo “cheguei lá” — percebo isso nas conversas com pessoas do meu círculo, “vou comprar um SUV” — a decisão da Volkswagen brasileira em voltar oferecer uma perua é altamente elogiável. De certa maneira, a fabricante de São Bernardo do Campo se redime da falha inominável de não lançar a Parati correspondente ao Gol de 5ª geração em 2008 e, pior, tirar o modelo de produção em outubro de 2012. Não foi a atitude correta de um fabricante desse porte num mercado do tamanho do brasileiro, de 3,5 milhões de veículo por ano, quarto ou quinto do mundo.

E que perua incrível a VW volta a oferecer! A Golf Variant saiu junto com o Golf VII, linha apresentada no Salão de Genebra em março de 2013, encantando a todos. Essa geração do VW mais vendido atualmente compreende estrutura totalmente nova que se caracteriza sobretudo por elevada rigidez e construção com aços diferenciados para comportamento nos acidentes que proteja melhor os ocupantes. A Golf Variant não é novidade na linha VW, há tempo existe no mercado europeu.

Lateral

A Golf Variant foi exibida no último Salão do Automóvel, no ano passado, como maneira de sentir a reação do público para o veículo já planejado de ser importado e o resultado, segundo a VW, mostrou que a decisão havia sido correta.

A perua é um Golf em sua essência, com a forma de carroceria típica desses veículos, exatamente como ocorreu com o Gol e a Parati aqui no começo dos anos 80, um hatchback e uma perua, sem tirar nem pôr. O aumento de comprimento por conta da versão perua é de 307 mm. A produção é da fábrica da VW em Puebla, México.

Uma diferença importante é para o Golf é melhor aerodinâmica, em que o Cx baixou de 0,318 para 0,290 com área frontal praticamente igual — ligeiramente menor na perua, 2,17 contra 2,20 m² — embora dados de fábrica digam o contrário, a velocidade máxima que antes era de 212 km/h no Golf, é de 205 na Variant. O maior peso desta em relação ao hatchback, 1.357 kg contra 1.238 kg, ou 119 kg mais, responde por parte dessa diferença, mas afetou a aceleração: o 0-a-100 km/h piorou alguma coisa, é de 8,4 segundos no Golf e de 9,5 segundos na Variant — com exatamente o mesmo motor 1,4-L turbo TSI de 140 cv e 25,5 m·kgf e o mesmo câmbio robotizado de duas embreagens e sete marchas.

Frente
Fiz uma foto de 3/4 de frente e quem estava entrando no carro? O nosso Josias Silveira, estava lá a serviço de outro veículo de imprensa!

A única diferença para a versão equivalente alemã é freio de estacionamento manual por alavanca em vez de elétrico.

A apresentação à imprensa foi ontem na Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP) e seu miniautódromo, o suficiente para sentir que é uma perua no jeito, como se diz. Equilibrada de curva ao extremo e muito agradável de dirigir como o Golf do qual deriva, com a vantagem de levar 605 litros de bagagem contra 313 litros, praticamente o dobro. E com a vantagem das peruas (e suves) de nas viagens os passageiros do banco traseiro serem menos incomodados pelo sol devido ao prolongamento do teto.

Preços

A Golf Variant é oferecida em versões Comfortline e Highline, que custam R$ 87.490 e R$ 94.990, respectivamente.

A Comfortline “basicona” é básica em termos, ao trazer quatro freios a disco, auxílio à frenagem, controle de estabilidade e tração (fornecedor Continental), bolsa inflável até para os joelhos do motorista, alerta de pressão baixa dos pneus, ar-condicionado automático monozona, assistente de partida em rampa, conjunto elétrico (vidros, travas e espelhos), faróis de neblina com função luz de curva, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, sistema de infotenimento, desliga-liga motor e volante revestido de couro.

Por mais R$ 4.500 tem-se o pacote Elegance, que traz volante multifuncional com borboletas, controlador automático de velocidade, conjunto de iluminação e visibilidade, e rodas de 17″ com pneus 225/45R17W (16″ e 205/55R16V na básica).

Por R$ 8.890 há pacote Exclusive, que é o Elegance  mais sistema de infotenimento com navegador.

Como opcionais isolados, pintura metálica por R$ 1.200, perolizada por R$ 1.700 e teto solar por R$ 5.300.

Portanto, a Golf Variant Comfortline pode chegar a R$ 103.300.

A Highline traz de série tudo o que a Comfortline tem, mais ar-condicionado automático bi-zona, bancos de couro, controlador automático de velocidade, iluminação ambiente, sensores de chuva e crepuscular e volante multifuncional com borboletas.

Por mais R$ 5.820 há o pacote Elegance, com rodas de 17″ e pneus 225/45R17 (de série são 205/55R16 também), seleção de perfil do motorista, navegador com comando por voz e acesso sem chave com partida por botão.

Por R$ 15.700, o pacote Exclusive, que traz os itens do pacote Elegance mais faróis bi-xenônio com luzes de uso diurno por LEDs, assistente de luz para farol alto e controlador automático de velocidade adaptativo com as funções de assistente dianteiro e frenagem de emergência na cidade.

R$ 26.670 custa o pacote Premium, que é o Exclusive mais ajuste elétrico do banco do motorista, detector de fadiga, sistema de infotenimento mais sofisticado (Discover Pro), também com comando por voz, e sistema proativo de frenagem.

Opcionais isolados são as duas pinturas da versão Comfortline, rodas diferentes (Geneva) por R$ 1.200, roda Madrid por mais R$ 400 e o mesmo teto solar.

Desse modo, a Highline pode chegar a custar R$ 130.260.

A Volkswagen não informou consumo, como no caso do Golf com esse câmbio robotizado — só o manual, que é 11,7 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, embora não deva haver diferença significativa com o robotizado (pode até ser melhor), mas a Golf Variant deve consumir ligeiramente mais, embora possa ser considerada bastante econômica. Os consumos acima representam etiqueta “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

Outra diferença notada em relação ao Golf é a direção mais rápida, a relação baixou de 15,5:1 para 13,6:1 e agora são 2,7 voltas entre batentes, ante 3 voltas. Notado também pela ficha técnica bitolas 10 mm mais largas.

Vai pegar?

A grande dúvida é como o mercado brasileiro reagirá a essa reintrodução da perua sob forma de um excelente produto como a Golf Variant. A VW estima venda de 2.000 unidades por ano, mas acredito que passe bem disso, a julgar tanto pelo que se está pagando pelos suves, quanto pelo veículo em si, que acredito que vá agradar em cheio. Não há por que não.

Der neue Volkswagen Golf Variant
Porta-malas cavernoso: 605 litros (foto divulgação)

Muitos são céticos quanto à volta das peruas, que o momento é dos suves, mas assim como fui dos poucos a antever que o Fiat Tipo seria um sucesso aqui, quando editor técnico da revista Autoesporte nos anos 1990, repito a predição em relação à Golf Variant, um veículo bem construído, decididamente moderno e que proporciona um imenso prazer de dirigir. E não tem o odiado por muitos hoje pedal de embreagem! O espaço para os ocupantes é exatamente igual ao do Golf.

Duas coisas que costumo comentar nas minhas análises, uma não ter faixa degradê no pára-brisa — o que será que os marqueteiros da VW pensam a respeito, tenho a maior curiosidade —  e outra a satisfação de ver o bate-pé no carpete, um respeito ao consumidor que, como eu, detesta sobretapetes. O mundo já tem patrulhamento demais.

BS

 Fotos: autor salvo indicação em contrário
FICHA TÉCNICA VW GOLF VARIANT 1,4 TSI
MOTOR
Designação EA211 R4
Instalação Dianteiro, transversal
Material do bloco/cabeçote Alumínio
N° de cilindros/configuração Quatro/em linha/cinco
Aspiração Forçada por turbocompressor, interresfriador de ar
Diâmetro x curso 74,5 x 80 mm
Cilindrada 1.395 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Potência máxima 140 cv de 4.500 a 6.000 rpm
Torque máximo 25,5 m·kgf de 1.500 a 3.500 rpm
Corte de rotação 6.500 rpm, limpo
N° de válvulas por cilindro 4, atuação indireta por alavanca-dedo roletada
N° de comandos de válvulas Dois, no cabeçote, correia dentada, variador de fase na admissão
Formação de mistura Injeção direta
Gerenciamento do motor Bosch MED
Combustível Gasolina comum (95 octanas RON)
TRANSMISSÃO
Embreagem Duas, automáticas, a seco
Câmbio Transeixo dianteiro de 7 marchas robotizadas à frente e ré, tração dianteira
Relações das marchas 1ª 3,500:1; 2ª 2,097:1; 3ª 1,343:1; 4ª 0,933:1; 5ª 0,974:1; 6ª 0,778:1; 7ª 0,653:1; ré 3,182:1
Relações da diferencial 4,800:1 e 3,428:1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 24 mm
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 19 mm
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva 10,9 m
Relação de direção 13,6:1
N° de voltas entre batentes 2,7
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiros Disco ventilado de Ø 288 mm
Traseiros Disco de Ø 272 mm
Controle ABS, EBD e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio 7Jx17, inclusive estepe
Pneus 225/45R17W, inclusive estepe
Marca e tipo no carro testado Michelin Primacy de baixo atrito de rolamento
PESOS
Em ordem de marcha 1.357 kg
Carga máxima 523 kg
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,29
Área frontal 2,17 m²
Área frontal corrigida 0,629 m²
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 4.562 mm
Largura sem/com espelhos 1.799 / 2.027 mm
Altura 1.468 mm
Distância entre eixos 2.630 mm
Bitola dianteira/traseira 1.549/1.520 mm
CAPACIDADES
Porta-malas 605 litros
Tanque de combustível 50 litros
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h 9,5 s
Velocidade máxima 205 km/h
CONSUMO INMETRO/PBEV
Cidade 11,7 km/l
Estrada 13,3 km/l
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª/7ª 43,5/51,9 km/h
Rotação em 6ª/7ª a 120 km/h 2.750/2.300 rpm
Rotação em vel. máxima, 6ª 4.900 rpm

 





Anterior

Gato por lebre

Próximo

CARREATA DA SOLIDARIEDADE EM SÃO PAULO

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

CARREATA DA SOLIDARIEDADE EM SÃO PAULO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

23/07/2017

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021
Fotos: Divulgação Hyundai

GENESIS G80 ELÉTRICO É EXIBIDO NO SALÃO DE XANGAI 2021

20/04/2021
Foto: McLaren

SEMANA NA F-1 TEM NEGÓCIOS DE ALTO PERFIL E PNEUS ARO 18″

20/04/2021
Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021
Fotos: Divulgação Hyundai

GENESIS G80 ELÉTRICO É EXIBIDO NO SALÃO DE XANGAI 2021

20/04/2021
Foto: McLaren

SEMANA NA F-1 TEM NEGÓCIOS DE ALTO PERFIL E PNEUS ARO 18″

20/04/2021
Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In