• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

FALANDO DE DIREÇÃO COMUNICATIVA

identicon por Bob Sharp
26/05/2015
em Análises
Research project Traffic Jam and Queuing Assistant - take-over signal in tight corners (10/2010)

Research project Traffic Jam and Queuing Assistant - take-over signal in tight corners (10/2010)







Research project Traffic Jam and Queuing Assistant - take-over signal in tight corners (10/2010)
(Foto bmwblog.com)

Há palavras  ou expressões de outras línguas que são mesmo de difícil tradução para o português. Uma delas é steering feel,  que pode ser traduzido como “o que se sente no volante” ou “do volante”. Venho a este assunto depois que o amigo e editor do Ae, o engenheiro Carlos Meccia, me telefonou ontem mesmo depois de ler a matéria Falando de sub- ou sobreesterçante deste domingo e me dizer que alguns amigos seus, também engenheiros da indústria automobilística, terem contestado a parte em que falo da “direção comunicativa”. O próprio Meccia discordou de mim e mandou este texto:

“O que se sente na direção é a impressão da via transmitida através do volante de direção. Você pode não perceber, mas quase todos os seus sentidos contribuem para o seu dirigir. Você não vê apenas onde está indo e o quão rápido você está em relação aos outros veículos e objetos. Você escuta esses veículos, o ruído de vento e a rotação do motor. Você sente sua própria aceleração e frenagem. Seu senso de equilíbrio ajuda-lhe a saber o quão rapidamente você está fazendo uma curva e se a pista tem superelevação.
Do mesmo modo, seu carro se comunica com você pelo que você sente nos pedais e no volante de direção. A firmeza do pedal de freio informa o quão fortemente você está freando, e a firmeza do volante de direção lhe diz o quão rápido vocês fazendo a curva. Tipicamente, a resistência do volante aumenta com o ângulo de esterçamento. Direção com excesso de assistência, contudo, pode tirar essa importante fonte de informação — especialmente em velocidades de rodovia onde um pequeno movimento do volante resulta em enorme mudança de direção.
Além disso, o volante de direção transmite a condição da via ao visivelmente dar pequenos golpes quando uma roda topa com imperfeições no leito. Isso é considerada vantagem por muitos entusiastas de dirigir, mas parece mais exceção do que regra, especialmente com tração dianteira.
Esta informação foi tirada do glossário Cars.com, de autoria de Joe Wiesenfelder“

Pelo que está escrito acima, aliás muito bem, corrobora o que eu disse na matéria ontem, a coisa veio da assistência de direção, hidráulica naquele tempo, que de fato eram excessivas, caso do Galaxie que citei.

Esqueci de mencionar ontem quando falei do GP de Mônaco que os carros de F-1 têm direção assistida, tanto por aliviar o peso do volante diante dos largos e aderentes pneus e da elevada força vertical descendente, quanto, e principalmente, para a relação de direção por ser baixa (direção rápida) o suficiente para não ser necessário virar o volante mais que 180°, quando se cruza os braços, necessário em curvas como a Loews, em Monte Carlo.

É claro que a relação de direção é de capital importância. Para pistas travadas como as de Monte Carlos os carros de F1 contam com relação de 10:1, nos demais circuitos, 13:1. Num carro de rua é agradável ter uma direção rápida, mas ela nunca deve ser leve na estrada. E para ser rápida a direção tem de ser obrigatoriamente assistida.

Mas é preciso calibrá-la bem levando em conta a seção dos pneus e a própria aerodinâmica quanto a sustentação, seja positiva ou negativa. Por exemplo, no BMW 528i testado pelo AK em outubro de 2012, que dirigi um pouco na estrada, achei a direção sensível demais na reta, gostaria que fosse um pouco menos direta naquela condição. Um solução para isso é a relação de direção variável como a do Suzuki S-Cross, mais lenta no centro e mais rápida nas extremidades. A BMW tem isso nos seus carros, mas não sei se esse 528i tinha; não me pareceu que tivesse.

Dirigi o Porsche 911 de 7ª geração no lançamento, uma das novidade era a direção de assistência elétrica, que achei perfeita. No entanto, li matérias em que o autor não gostou por achá-la “anestesiada”. Que bobagem!

 

DSC00281 r
Porsche 911 de 7ª geração, novo Targa: direção eletroassistida e perfeita (foto do autor)

Para concluir, reafirmo que direção não tem que comunicar nada, apenas cumprir seu papel de dar direção ao automóvel.

BS

 





Anterior

O TEMPRA QUE NUNCA TIVE – POR FRANCISCO A. NEVES – 24/05/15

Próximo

PODCAST: AMG EXPERIENCE E HYUNDAI AZERA

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

PODCAST: AMG EXPERIENCE E HYUNDAI AZERA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In