• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

Todos sentados?

identicon por Boris Feldman
25/08/2015
em Colunas, Opinião de Boris Feldman






Se governo aceitar a próxima proposta dos usineiros, deveria ser processado pelo Ministério Público por falsidade ideológica

 

Ethanol_plant
Álcool goela abaixo dos brasileiros na marra

D. Dilma não brinca em serviço e cumpre o que promete. Cumpriu pelo menos o que prometeu para os usineiros no ano passado, durante sua campanha eleitoral. E tome 27% de álcool misturados à gasolina. Muda pouco para quem tem carro flex, projetado para queimar qualquer proporção de gasolina ou álcool. Mas pode mudar muito para quem tem carro a gasolina (importados ou nacionais fabricados antes de 2003, quando surgiu o flex) pois ainda não se tem certeza dos prováveis problemas que esta absurda quantidade de álcool, ou etanol, pode provocar nos automóveis. A rigor, o governo forçou o Congresso a aprovar este percentual antes mesmo de se verificar sua viabilidade técnica. Depois é que se realizaram os testes. O Centro de Pesquisas da Petrobrás verificou a dirigibilidade (motor pega no frio? Marcha-lenta não vacila? Motor sobe de rotação sem espirros?) e não constatou nenhum problema. Raposa tomando conta do galinheiro, pois a Petrobrás era superinteressada em aprovar o novo percentual. Primeiro, por reduzir importações de gasolina. Segundo, por reduzir custos de produção ao permitir que ela tenha sua qualidade (octanagem) reduzida, compensada pelo maior percentual de etanol.

Coube à associação dos fabricantes de automóveis (Anfavea) pesquisar os efeitos na durabilidade do veículo: mais álcool ainda na gasolina provocaria ferrugem no automóvel?

Como os usineiros (principais beneficiados e superestocados com etanol) pressionavam pelo novo percentual, as fábricas realizaram seus testes em apenas seis meses, rodando cerca de 100 mil km com cada automóvel. Engenheiros do setor, consultados, afirmaram que a possibilidade de corrosão exigiria testes de, no mínimo, doze meses. As afiliadas da Anfavea não registraram — como seria de se esperar — problemas de ferrugem nos carros testados. Mas concluiu que houve aumento de consumo (de até 2%) e de emissões. O que bate no bolso (e no pulmão) de todos os motoristas, não somente dos carros a gasolina, mas também nos que abastecem com ela seu carro flex.

Há quem diga que o governo federal deveria ser processado por falsidade ideológica ao permitir mistura maior que 25% do derivado da cana no do petróleo. Vende e cobra por gasolina mas entrega produto de menor valor energético. Ou então muda sua denominação para gasálcool e passa a vendê-lo opcionalmente com preço reduzido. Nos EUA, a adição de apenas 10% de etanol à gasolina mudou o nome de gasoline para gasohol. E a tentativa de aumentar o percentual para 15% gerou tantos protestos que o governo desistiu da idéia e enfiou a viola no saco…

Mas, estão todos devidamente sentados?

Então saibam que, não satisfeitos com o novo percentual de “somente” 27% de etanol, os usineiros já insinuam outra proposta, de elevar a mistura para 30%. Ou seja, com a tolerância de +/- 1%, a gasolina poderia conter até 31% de álcool. Nossos automóveis seriam então abastecidos com praticamente 1/3 do derivado da cana misturado ao do petróleo. O pleito está em stand-by até que se abaixe a poeira dos 27%.

Ninguém ignora que os usineiros foram, sem dúvida, os grandes prejudicados pela inconseqüente medida do governo federal de segurar artificialmente os preços da gasolina para conter a inflação. A Petrobrás agüentou (…) o prejuízo, mas as usinas não puderam aumentar o álcool. Várias quebraram e outras estão inadimplentes. Entretanto, jogar (mais) esta conta para o bolso do motorista vai além de uma eventual falsidade ideológica. É desaforo que justificaria uma ação do Ministério Público para conter mais esta agressão do governo contra o cidadão brasileiro.

BF

Foto: portuguese.alibaba.com
Boris Feldman, jornalista especializado em veículos e colecionador de automóveis antigos, autoriza o Ae a publicar sua coluna veiculada aos sábados no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte (MG).
A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: ÁlcoolCombustíveisEtanol
Anterior

TESTE DE 30 DIAS: RENAULT FLUENCE (PARTE 3)

Próximo

PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO DAS FÁBRICAS SÃO PREMIADOS

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO DAS FÁBRICAS SÃO PREMIADOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021
Fotos: Divulgação Audi

AUDI APRESENTA VERSÃO ELÉTRICA DOS Q4 E Q4 SPORTBACK

18/04/2021
Foto; AE

NOVA COLUNA NO AE

18/04/2021
Vai encarar o Gomzalez e o Famgio? (Foto: reddit.xom)

LANCES DO FANGIO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021
Fotos: Divulgação Audi

AUDI APRESENTA VERSÃO ELÉTRICA DOS Q4 E Q4 SPORTBACK

18/04/2021
Foto; AE

NOVA COLUNA NO AE

18/04/2021
Vai encarar o Gomzalez e o Famgio? (Foto: reddit.xom)

LANCES DO FANGIO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In