• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

SERÁ QUE A F-1 EVOLUIU DEMAIS?

identicon por Bob Sharp
04/04/2015
em Análises






Monza 1970
GP da Itália, Monza, 1970 (foto bbs.hupu.com)

Quem assiste a um filme ou vídeo de corridas de Fórmula 1 dos anos 1960/70/80 fica impressionado com o grau de competitividade, bem diferente do que se observa hoje. Tudo bem que automobilismo é evolução, os carro evoluíram, a pista ajuda no progresso de tecnologia automobilística, mas será que o caminho está certo? Na minha opinião, não. A high tech passou, ou está passando, do ponto.

E não por simplesmente passar do ponto sob uma ótica técnica, passou do ponto numa questão sempre e cada vez mais sensível: custo.

Teria sido realmente necessário partir para a hibridização atual para manter o interesse nessa fantástica categoria de esporte a motor?

Teria sido necessário aprimoramento aerodinâmico de tal ordem que deixaram os carros com cara de tudo menos de carro de corrida? Carros extremamente feios, deselegantes?

 

Veja os dois carros acima: qual  tem mais cara de carro?

Certo, a aerodinâmica hoje foca muito mais na downforce, a força vertical descendente, do que no efeito perverso do arrasto aerodinâmico, daí os “monstros” que se vêem hoje. Mas para que tanta downforce? Ah, aumenta a velocidade em curva, muitos responderão.  Mas, como ficam então os carros de F-Indy, que têm limitações de superfícies que geram sustentação negativa, com downforce bem menor mas que andam em velocidades nas retas inimagináveis num F-1 atual? Será que saem decolando a torto e a direito nas pistas de altíssima velocidade como Indianápolis e Michigan? Alguém viu? Eu, nunca.

 

Indyr reta
A 350 km/h, tudo junto e sem problemas (foto f1weekends.com)

E tampouco parecem ser lentos nas curvas verdadeiramente de alta, confere? Então para que tanta downforce, se o que importa mesmo é ver disputa, sendo a velocidade até certo ponto irrelevante?

Mais, com tanta produção de downforce a turbulência gerada atrás do carro é enorme, muitas vezes perturbando o ar pelo qual o carro de trás vai passar ou está passando. Já nos F-Indy estamos cansados de ver entrarem colados nas curvas de Indianápolis a 320~330 km/h.

E o que dizer da mirabolante invenção do DRS, drag reduction system, reduzir o efeito da asa traseira para ganhar velocidade na reta e poder ultrapassar o carro da frente “freado pelo ar” por estar com a asa traseira na posição de máxima downforce? Se alguém conhece algo mais artificial, por favor, diga.

E o narrador ainda diz “agora fulano já pode abrir a asa!”, como se fosse uma coisa espetacular. Isso para mim não é automobilismo, é show circense.

O leitor pode pensar que sou contra o desenvolvimento. Não sou.

O câmbio robotizado, por exemplo, prestou um enorme serviço ao automobilismo. Não pela facilidade de trocar marchas, mas por impedir reduções que levem a excesso de rotação, causa invariável de quebra de motor. Já conhecemos isso dos carros de rua, se a redução for resultar em troca excessiva, ela simplesmente é recusada.

Inversamente, nas trocas ascendentes, se, por exemplo, ao passar de terceira para quarta o piloto errar, reduzir para segunda, o câmbio também se recusa, uma vez que ocorreria igualmente  excesso de rotação.

Porém, acho que volante é para esterçar e por isso as trocas deveriam ser pela alavanca, para trás e para frente como em muitos carros hoje, como os Stock Cars. Por tradição acima de tudo. Outro dia assisti a um vídeo do Senna em Mônaco, a câmera mostrando ele cambiando a caixa manual, sensacional.

Tecnologicamente, poderia continuar a “briga” turbo x aspirado” extinta em 1989, isso dá colorido à corrida. Mas usar coeficiente diferente de 2 (1,2 litro superalimentado, 2,4 litros atmosférico), pois os turbocompressores evoluíram muito nos últimos anos. Talvez um coeficiente 2,3 deixasse as coisas iguais (1,04 L superalimentado, 2,4 litro atmosférico), mas isso caberia a consenso entre construtores.

Nos freios, nada de pastilhas e discos de carbono, que só encarece. Discos de ferro fundido ou aço com pastilhas “ecológicas” também desaceleram bem e o piloto precisa administrar bem a frenagem para não ocorrer fading. Se todos os carros assim forem equipados, qual o problema? Todos terão a mesma dificuldade.

Para que limitar, como hoje, o combustível a 100 kg por prova? Para dizer que “a F-1 está colaborando com o meio ambiente”? Hipocrisia pura. Podem fazer isso de outra maneira, estabelecendo um Índice Energético e dar pontos ao Construtor que tivesse o carro mais econômico da corrida.

E por falar em hipocrisia, acho que o leitor já sabe do que vou falar: propaganda de cigarro nos carros. A idéia que me faz sentido é a seguinte: quem não fuma não vai passar a fazê-lo só porque leu Marlboro no Ferrari. Basta manter a proibição de “testemunhos” do tipo “Faça como eu, depois de vencer quero o meu Marlboro”. A propaganda de cigarro nos carros serve apenas para quem fuma, convencê-lo a mudar de marca, tanto convencer alguém a passar de Ford para Chevrolet ou vice-versa.

 

Emerson Lotus c
Emerson Fittipaldi numa magnífica derrapagem de potência com seu Lotus 72D ostentando a marca de cigarros John Player Special (foto sutton.images)

E com isso a ajuda financeira da indústria do fumo voltaria a ser expressiva, tirando muitas equipes da penúria financeira em que se encontram.

Acho que F-1 tem jeito. É só pensar um pouco.

BS

 

 





Anterior

Dicionário de aberrações brasileiras

Próximo

ALARME ANTIDEPRESSIVO

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

ALARME ANTIDEPRESSIVO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In