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Home Avaliações Testes

NOVO RENAULT DUSTER DYNAMIQUE, NO USO

identicon por Bob Sharp
26/08/2015
em Testes






DSC02204

Em três anos e meio desde que foi lançado, o Ae andou no Duster no lançamento (novembro de 2011, AK e BS, todas as versões), um ano depois num “no uso” do Dynamique 4×4 (BS), e por último o Tech Road II automático, isso há exato um ano (AK). Faltava o Dynamique manual, que é seis-marchas desde o começo, ser usado no dia. Neste teste já é o novo Duster, modelo 2016, que traz algumas mudanças cosméticas, mas indiscutivelmente bem-vindas, como também é o aumento de potência e torque nos motores de 1,6 e 2 litros. Mudanças também no interior, que ficou bem mais bonito e agradável, do revestimento dos bancos ao acabamento da parte central do painel em preto-piano.

No exterior, o trio pára-choque/ grade/faróis foram atualizados, ganhando bastante em visual. Na parte inferior da grade há agora uma em desenho de colméia. Ficou elegante. Já na traseira a maior novidade é adoção de lâmpadas de LED nos grupos óticos, mas que carecem das úteis luzes traseiras de neblina, seguida de novos para-choque e puxador da porta de carga, além de dois refletores vermelhos na parte inferior. Continuam e merecem todo o aplauso as repetidoras dos indicadores de direção nos pára-lamas dianteiros.

 

DSC02196
O visual da traseira ficou mais interessante com o novo pára-choque e as luzes traseiras em LEDs; uma saída de escapamento, nada de duas saídas “de enfeite”

O motor passou por melhorias como ganhar 5 cv com gasolina (143 cv) e 6 cv com álcool (148 cv), subindo 250 rpm nesse processo, para 5.750 rpm. O torque subiu só com gasolina, de 19,7 para 20,2 m·kgf, mas a rotação de pico subiu de 3.750 para 4.000 rpm. Entretanto, a Renault informa ganho de 0,6 m·kgf a 2.250 rpm, indo para 17,9 m·kgf, ou seja, mais elasticidade.

Com álcool não houve aumento de torque, permanece 20,9 m·kgf, só que a 4.000 rpm em vez de 3.750 rpm. Mas a 2.250 rpm houve ganho de 1 m·kgf, chegando a 18,8 m·kgf.

 

DSC02211
O motor 2-litros ganhou potência e ficou mais elástico, com ótimos resultados; note o capricho da pintura “invisível”, exatamente igual à externa

Eu não tinha referência na cabeça, o teste no lançamento foi breve demais e o que dirigi “no uso” era o 4×4, mas o que posso dizer desse agora, com essas pequenas mudanças no caráter do motor, é que é um conjunto motriz excepcional, com uma suavidade e uma resposta em baixo giro de arrancar sorrisos. Isso associado a um motor mais girador agora, indo 6.000 rpm com facilidade e chegado ao corte (limpo) a 6.300 rpm.

 

DSC02194
Decoração interna harmoniosa e agradável

O leitor sabe que não sou dado a suves, mas este bagunçou o coreto. De verdade. “Veste-se” o carro, que roda por cima de tudo de mau que temos nas nossas precárias ruas como se estivesse brincando, sem preocupações maiores. A parte mais baixa do veículo a 210 mm do solo o deixa virtualmente imune aos dejetos viários que não preciso dizer o nome. O acertador de suspensão merece um prêmio, pois estou para ver compromisso melhor, roda com real conforto e faz curva como gente grande. Nem a direção de assistência hidráulica sem nenhuma indexação — rotação do motor ou velocidade — se faz notar, sinal de que está certa, ajudada pelo bom volante de Ø 380 mm. Falando de comando, o de câmbio é “Wolfsburg”. E o punta-tacco é “telepático”, o melhor entre os melhores que tenho visto. 

A Renault informa ângulo de entrada 30° e de saída, 34°30′.

 

DSC02191
Boa legibilidade dos instrumentos e conta-giros onde deve estar; o motor estava ligado, note a baixa rotação de marcha-lenta

Rodas de 16 polegadas, para as quais todo mundo torce o nariz hoje, com pneus 215/65R16T (T = 190 km/h), escolha correta, nada de “fita isolante” num veículo desse. Sempre Bridgestone Dueler H/T, feitos aqui mesmo, reposição fácil, que dão conta de qualquer recado, e há um conjunto igual para o caso de furo guardado por baixo do veículo — preferia tê-lo dentro, como no 4×4, mesmo perdendo 75 litros no porta-malas, que mesmo assim ainda é de bons 400 litros. Não foi informada essa capacidade com o banco traseiro dividido 1/3-2/3 rebatido.

 

NovoDuster2016_027 r
Tudo elegantemente no lugar (foto divulgação)

Anda bem para a sua proposta. Pelos números de fábrica vai de 0 a 100 km/h em 10,7/10,4 segundos (G/A) e atinge 178/186 km/h em quinta marcha do câmbio de seis, que tem ainda a ré sincronizada. Com v/1000 de 39,5 km/h marcha-se à confortável rotação de 3.000 rpm a 120 km/h. É leve, 1.276 kg, e leva 493 kg de carga útil.

Dentro dos novos critérios de medição de consumo do Inmetro/PBEV essa versão obteve nota “A” na categoria e “C” na geral,  com 9,1 e 10,8 km/l cidade/estrada com gasolina e 6,4 e 7,4 km/l com álcool. Na estrada, com gasolina, observei 11,4 km/l, e na cidade, com álcool, 7 km/l. O tanque é que poderia ter um pouco mais que 50 litros, ideal que contivesse 60.

Tudo isso num suve de 4.329/1.822/1.683/2.674 mm, respectivamente comprimento/largura/altura/entreeixos, amplo internamente e que admite três pessoas bem acomodadas no banco traseiro em razão da boa largura, apenas lamentando a do meio não contar com cinto retrátil de três pontos e tampouco com a faixa degradê no pára-brisa, que faz falta.

 

DSC02221
Eu “atrás de mim” mostra bom espaço no banco traseiro

Das coisas modernas boas, o Media NAV Evolution com sua tela tátil de 7 polegadas incrustada no painel que deixa o mapa da navegação bem visível e traz informações como temperatura externa e temperatura de regulação do ar-condicionado automático monozona, além das funções ditas Eco-alguma-coisa para orientar como consumir menos e avaliar o desempenho “eco” num dado percurso. Permite também acesso às informações de tráfego em tempo real por meio da tecnologia Traffic Message Channel (TMC). As mídias sociais Facebook e Twitter podem ser acessadas.

 

DSC02215
Posição relativa freio-acelerador permite punta-tacco “telepático”

 

Para não dizer que o novo Duster esta atrasado em seu tempo, são possíveis consultas via aplicativo Aha no smartphone para as várias informações  úteis, como hotéis na base de dados TripAdvisor, restaurantes na Yelp e clima na Custom Weather, bem como acessar as web rádios do mundo todo.

 

DSC02205
Bom porta-malas de 475 litros; banco traseiro é dividido 1/3-2/3, exceto no Expression 1,6

Opcionais, poucos:  câmera de ré, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, e bancos com revestimento em couro e material sintético imitando couro, que a versão testada tinha. Sem estes itens, cujo preço não foi possível obter, custa R$ 73.000.

É evidente que os recém-chegados Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008 vão cair matando em cima do Duster e do pioneiro Ford EcoSport, mas esse Renault tem tudo para se sair bem dessa. Especialmente se for na cor do carro de teste, a bela marrom Safari — que bagunçou o coreto de quem, como eu, aprecia um bom branco

BS

Fotos: autor, exceto no banco traseiro, feita por Roberto Sharp

Veja mais fotos após a ficha técnica e a lista de equipamentos.

 

FICHA TÉCNICA NOVO RENAULT DUSTER 2016
 
MOTOR
Instalação Dianteiro, transversal
Material do bloco/cabeçote Ferro fundido/alumínio
Configuração / n° de cilindros Em linha / 4
Diâmetro x curso 82,7 x 93 mm
Cilindrada 1.998 cm³
Taxa de compressão 11,2:1
Potência máxima 143 cv (G), 148 cv (A); a 5.750 rpm
Torque máximo 20,2 m·kgf (G), 20,9 m·kgf (G); a 4.000 rpm
N° de válvulas por cilindro Quatro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada, fulcum com compensador hidráulico
N° de comandos de válvulas Dois, correia dentada / cabeçote
Formação de mistura Injeção eletrônica no duto
Combustível Gasolina comum e/ou álcool (flex)
TRANSMISSÃO
Rodas motrizes / câmbio Dianteiras / manual
Número de marchas 6 à frente + ré
Relações de transmissão 1ª 3,73:1; 2ª 2,11; 3ª 1,45:1; 4ª1,11:1; 5ª 0,91:1; 6ª 0,77:1; ré 3,69:1
Relação do diferencial 4,13:1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica
Diâmetro mín. de curva 10,7 m
Relação de direção n.d
N° de voltas entre batentes 3,4
FREIOS
De serviço Duplo-circuito em diagonal, servoassistido
Dianteiros Disco ventilado de Ø 269 mm
Traseiros Tambor de Ø 229 mm
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio 6Jx16
Pneus 215/65R16T
PESOS
Em ordem de marcha 1.276 kg
Carga máxima 493 kg
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 4.329 mm
Largura 1.822 mm
Altura 1.683 mm
Distância entre eixos 2.674 mm
CAPACIDADES
Porta-malas 475 L
Tanque de combustível 50 L
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h 10,7 s (G) e 10,4 s (A)
Velocidade máxima 178 km/h (G), 186 km/h (A)
CONSUMO INMETRO/CONPET
Cidade 9,1 km/l (G), 6,4 km/l (A)
Estrada 10,8 km/l (G), 7.4 km/l (A)
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª 39,5 km/h
Rotação em 6ª a 120 km/h 3.000 rpm
Rotação em vel. máx., em 5ª 5.600 rpm

 

EQUIPAMENTOS NOVO DUSTER 2016
Versões EXPRESSION DYNAMIQUE DYNAMIQUE DYNAMIQUE 4×4
1.6 16V Man. 1.6 16V Man. 2.0 16V Man.l/Aut. 2.0 16V Man..
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura interna da tampa de combustível S S S S
Abertura interna do porta-malas S S S S
Alarme sonoro de advertência delluzes acesas S S S S
Ar-condicionado S S S S
Ar quente S S S S
Banco do motorista com regulagem em altura S S S S
Banco traseiro com encosto bi-partido 1/3-2/3 – S S S
Banco traseiro com encosto rebatível inteiro S – – –
Bolsa tipo canguru atrás dos bancos dianteiros – S S S
Câmera de ré – OP OP OP
Computador de bordo com 10 funcionalidades – S S S
Direção assistida hidráulica S S S S
Iluminação do interior central dianteira S S S S
Iluminação do interior central traseira S S S S
Indicador de temperatura externa – S S S
Indicador de troca de marcha S S S S
Luz de leitura do passageiro – S S S
Controlador automático de velocidade e limitador de velocidade – OP OP OP
Porta-copo no console central S S S S
Porta-copo no console central traseiro S S S S
Porta-objetos nas portas dianteiras S S S S
Porta-objetos nas portas traseiras S S S S
Porta-objetos no console central S S S S
Porta objetos no painel S S S S
Retrovisores externos com regulagem elétrica – S S S
Retrovisores externos com regulagem manual S – – –
Sensor de estacionamento traseiro – S S S
Travas elétricas S S S S
Vidro do motorista com função um-toque e proteção antiesmagamento – S S S
Vidros dianteiros elétricos S S S S
Vidros traseiros elétricos S S S S
Vidros esverdados S S S S
Volante com regulagem de altura S S S S
Volante com revest; em couro e material sintético – S S S
ESTILO EXTERIOR / INTERIOR
Bancos com revestimento parcial em couro e material sintético – O O O
Barras de teto longitudinais S S S S
Luzes de uso diurno S S S S
Maçanetas externas na cor da carroceria – S S S
Maçanetas internas cromadas S S S S
Pára-choque na cor da carroceria com detalhes em preto S – – S
Ponteira de escapamento cromada – – S S
Retrovisores externos na cor da carroceria – S S S
Roda aro 16 pol. S – – –
Roda liga leve aro 16 pol. “Alumínio” O S S –
Roda liga leve aro 16 pol “Cinza Escuro” – – – S
SISTEMA MULTIMÍDIA  
Media NAV Evolution com tela tátil 7-pol. e navegador GPS – S S S
Quatro alto-falantes S S S S
Comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite) S S S S
Conexão Bluetooth® para áudio e telefone S S S S
Função Eco-Coaching e Eco-Scoring integrado ao Media NAV – S S S
Rádio 3D Sound by Arkamys com conexão USB e auxiliar integrado ao Media NAV Evolution – S S S
Radio CD MP3 com 4 alto-falantes (“3D Sound by ARKAMYS”) com conexão USB/iPod e AUX S – – –
SEGURANÇA
Alarme perimétrico S S S S
Chave com comando de travamento a distância por radiofreqüência S S S S
Cinto de segurança traseiro retrátil S S S S
Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos S S S S
Cintos de segurança laterais traseiros de 3 pontos S S S S
Desembaçador do vidro traseiro S S S S
Dois apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura S S S S
Freios ABS com EBD e auxílio à frenagem S S S S
Protetor de cárter S S S S
Terceira luz de freio S S S S
Trava para crianças nas portas traseiras S S S S
Travamento automático das portas a 6 km/h S S S S
Três apoios de cabeça tras.reguláveis em altura – S S S
OPCIONAIS    
Roda liga leve aro 16 pol. (Expression 1,6 16V man.)        
Limitador e regulador de velocidade + câmera de ré        

 

Mais fotos:

 

 

(Atualizado em 21/04/15 às 14h00)
(Atualizado em 21/04/15, inclusão de foto do painel completo)

 





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Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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