• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

MOTOCICLETA, SERÁ MESMO UM VEÍCULO PERIGOSO?

identicon por Bob Sharp
16/11/2015
em Análises, Destaques do Editor - MOTOentusiastas, MOTOentusiastas






motorcycle-attorney

Por mera coincidência essa foi a “Semana da Motocicleta” no Ae. Teste da Honda CTX 700N pelo AK, a história do leitor Marcos Alvarenga e o triste evento da Simone, a matéria de ontem. Os três assuntos geraram até o momento em que escrevo esta um total de 117 comentários entre 12 horas do dia 31/3 a agora de manhã. Portanto, motocicleta é um assunto importante e por isso mesmo muito discutido.

Por isso, faço a pergunta (como sempre me fiz): será mesmo a motocicleta um veículo perigoso?

Tudo leva a crer que sim e há praticamente um consenso quanto a isso. Pais e mães que se recusam taxativamente a dar uma para seu filho, como minha mulher quando nosso filho falou no assunto anos atrás.

Um leitor-amigo do Rio comentou a matéria de ontem dizendo andar de moto há 40 anos sem nenhum tipo de problema. Disse ele: “Este ano completo 40 anos andando de moto,TODO DIA, cada vez me cuidando mais, mais atento, mais cerebral… Não temos mais peças de reposição, amigo.”

Em vista do que ele disse, afirmo aqui : a motocicleta NÃO é um veículo perigoso. Tudo está na pecinha que está sobre a sela e com as mãos no guidão, só que com uma importância um pouco maior do que a outra que fica entre o banco e o volante.

O que o amigo-leitor carioca disse sobre ficar cada vez mais atento, mais cerebral, é a síntese de como deve ser o comportamento do motociclista. Com atitudes como essa, por acaso exatamente a minha desde que comecei a andar de bicicleta a motor em 1955, com 12 anos, dificilmente quem anda de motocicleta se verá causando ou se envolvendo num acidente.

Infelizmente não é o que se vê.

Nunca vou vou esquecer a morte do Milton Silva, irmão de um grande amigo, o Nélson Silva, brincando de empinar sua Honda CB 500, excedeu a potência e a moto caiu para trás, ele batendo a cabeça no solo e tendo morte instantânea. Estava sem capacete, claro, afinal era apenas um brincadeira diante de amigos num sábado à tarde.

Creio que o maior problema da motocicleta é ser necessário conhecimento perfeito do veículo e ter a técnica e habilidade para pilotá-la, algo muito parecido quando se trata de aviões. Isso, obviamente, não existe e até certo ponto é impraticável.

 

honda_piloto_curso
A Honda ministra cursos de pilotagem de motociclistas (foto motonline.com.br)

Por ser impraticável um aprendizado e treinamento semelhante  a um curso de pilotagem de avião, o motociclista novato apenas aprendeu a fazer a moto andar, mas praticamente nada conhece de seu funcionamento, das leis de Física envolvidas nela que, combinado com atitude pouco ou nada séria em relação ao veículo que está conduzindo, leva ao acidente e, como conseqüência, à pecha de “veículo perigoso”.

Isso se combina com a tendência de experimentar, vivenciar a velocidade (até com automóvel acontece) e aí temos o que se vê, mortes, lesões graves, seqüelas.

A coisa é tão absurda e chegou a tal ponto de distorção da realidade que o hoje a profissão de motomensageiro passou a ser classificada como de alta periculosidade pela lei que rege as relações trabalhistas — só porque o índice de acidentes com motociclistas — em especial  com motoboys —é catastrófico, praticamente duas mortes por dia em São Paulo.

Entretanto, casos como o do leitor-amigo carioca e meu próprio são mais numerosos do que se pensa.

Quando começou a onda de motocicletas bem no começo dos anos 1970, resultado da ofensiva japonesa nos mercados mundiais, comprei uma Yamaha DS7 250 bicilíndrica e um ano depois, uma RD 350. Menos de dois anos depois, uma Honda CB 500. Quando vim para São Paulo em 1978, pouco depois comprei de um vizinho de prédio uma Honda CB 450 pouco rodada. Usei muito essas três motos como transporte pessoal, raras vezes (e só no começo, pela novidade) em passeios. Portanto, sempre em meio ao tráfego. Nunca tive problemas de acidentes senão um pequeno tombo ao parar no sinal devido a óleo na pista com a RD e um raspão num táxi (Corcel branco, me lembro) com a 500. Machucar-me, jamais.

 

DS7
Minha primeira japonesa, Yamaha DS7 (foto caldas.com.br)

É perfeitamente possível andar de motocicleta com toda segurança desde que se conheça o veículo, se tenha treinamento de verdade e não se procure fazer do uso normal a prática do motociclismo de competição. Também, é claro, ter a moto em perfeito estado de manutenção e sem esquecer dos únicos dois pontos de contato com o solo: os pneus. Eles não podem jamais ter profundidade de sulco inferior a 2 mm.

Tão importante quanto esses cuidados, o conhecimento pleno do código de trânsito, seus deveres e obrigações.

E a motocicleta deixará simplesmente de ser um “veículo perigoso”.

BS

Foto de abertura: fisherlawgrouptennessee.com





Anterior

Amarok em série contada

Próximo

TESTE DE 30 DIAS: RENAULT FLUENCE (PARTE 2)

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
O "recorte"  da luz oferecida pelos faróis de xenônio nítido. Na estrada, induz ao uso do facho alto com frequência

TESTE DE 30 DIAS: RENAULT FLUENCE (PARTE 2)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In