• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

ELIMINATOR, O CARRO-SÍMBOLO DO ZZ TOP

identicon por Juvenal Jorge
27/08/2015
em Análises






Pixgood.com
Um clássico, divulgado ainda hoje graças ao bom rock (Pixgood.com)

fresno artsO Ford 1933 cupê três-janelas é um dos ícones do design, e chama atenção  principalmente pelo desenho da grade do radiador, muito provavelmente a mais bela de todas dessas décadas iniciais do século XX, e que só foi feita exatamente assim nesse ano. Em 1934 o contorno permaneceria o mesmo, mas a parte inferior levemente curvada para cima, como uma pá, passou a ser reta numa vista lateral. Oficialmente era o Model B com motor 4-cilindros, e Model 18 com o V-8, designações usadas apenas pelos especialistas, sendo muito mais normalmente chamados pelos anos, e pelo número de janelas e tipo de carroceria.

Foi usado em grande número para gerar hot rods de todos os tipos, e verdadeiras obras-primas nasceram desse carro que entrou para a história como um V-8 de Henry Ford. O motor foi lançado no ano de 1932, mas com um modelo A revisado. O 1933 veio com estilo completamente novo e mais moderno, e muitas diferenças mecânicas, se afastando do carro que deu rodas ao mundo, o Ford Modelo T.

Mas há um 33 especial no mundo de quem gosta de carros e de rock and roll básico, e esse é o Eliminator, que aparece em diversos vídeos de músicas do grupo texano ZZ Top,  banda que já conta com quarenta e seis anos de estrada, literalmente.

 

Os três membros da banda, quando o carro era novinho, 1983 (coolrain44.com)
Os três membros da banda, quando o carro era novinho, 1983; Billy Gibbons ao centro (coolrain44.com)

O cantor, guitarrista e barbudo William Frederick Gibbons é o feliz dono da idéia de fazer um carro para ser utilizado em vídeos das músicas da banda, no período em que a estação de televisão MTV — Music Television — era novidade e se tornara uma febre nos Estados Unidos. Ter bons vídeos e aparecer nesse canal era garantia quase absoluta de fazer sucesso comercial, e Gibbons tinha certeza que o tipo de fã do ZZ Top era justamente quem mais poderia gostar do carro, e somar a fome com a vontade de comer.

A gênese do Ford batizado de Eliminator (eliminador) aconteceu após Billy  assistir ao filme intitulado “California Kid”, o mesmo nome do Ford cupê modificado  para andar como um carro moderno. Na película, o cupê rouba a cena do ator principal do filme, Martin Sheen, que vai investigar a morte de seu irmão, e descobre um policial  que fazia seus próprios julgamentos e sentenciava criminosos do trânsito. O filme é ótimo e mostra dualidades entre certo e errado que valem hoje, mais do que nunca, quando qualquer pessoa que goste de acelerar um pouco mais que a lerdíssima maioria é tido como um fora-da-lei.

O carro que deu origem ao Eliminator foi comprado em Tucson, no estado do Arizona, de uma senhora que adquiriu  o carro zero-milhas, usou pouco e com muito cuidado. Vendeu o carro para Billy Gibbons em fins da década de 1970 em condições excelentes, e cinco anos de trabalho trouxeram ao mundo um dos mais famosos carros da música de todos os tempos até agora, e muito provavelmente de sempre, já que carros estão se transformando em vilões e os que sobrarem, serão heróis.

Pete Chapouris era o dono do Ford California Kid, e Gibbons o contatou para ir trocando idéias a respeito do que fazer com seu imaculado 33, após conhecê-lo e saber que ele era sócio na empresa chamada Pete and Jake’s Hot Rod Repair, onde o principal artista do metal  se chama Don Thelan. O trabalho foi iniciado nessa empresa, mas Thelan saiu e formou a Buffalo Motor Cars. Foi ele que fez a maior parte do trabalho no carro, por isso algumas fontes dizem que foi na sua empresa que nasceu o Eliminator, mas não é 100% verdade.

O carro ficou pronto em 1983, e aparece na capa do álbum lançado a seguir com o mesmo nome do carro.

 

A capa do vinil de 1983. (ZZTop.com)
A capa do vinil de 1983. (ZZTop.com)

O primeiro vídeo em que o carro apareceu foi na música Gimme All Your Lovin. A foto abaixo é de divulgação desse saboroso e marcante vídeo.

 

ZZ-Top-Gimme-All-Your-Lovin
Gimme All Your Lovin (ZZ Top.com)

Gibbons fez questão que para a viagem de gravação do vÍdeo dessa música, a primeira em que o carro aparece, tanto Pete Chapouris quanto Jake Jacobs participassem do passeio. Pete seguiu com o California Kid, e Jake com um outro cupê, esse um 34 amarelo imaculado.

Após o trabalho, foram para o centro artístico de Los Angeles, a Sunset Boulevard, onde causaram alvoroço, sendo parados pela multidão e até mesmo pela polícia, tudo antes de chegarem ao Spago, o restaurante para onde se dirigiam para um jantar comemorativo.

O carro combina perfeitamente com a banda. Rock básico provindo do blues, de guitarra (Gibbons), bateria (Frank Beard) e contrabaixo (Dusty Hill), som pesado e melódico, como o ronco do V-8.

O trabalho foi extenso, e o Eliminator tem um chassis próprio, com suspensões muito superiores às primitivas originais, quatro barras na frente e na traseira o eixo rígido mais robusto de todos que a própria Ford fabricava, o popularmente (lá), conhecido como Nine Inch, devido ao diâmetro de nove polegadas da coroa. Hoje há outros fornecedores que reproduzem esse eixo sob licença.

A carroceria teve as colunas das janelas cortadas em cerca de 12 cm, baixando o teto, numa moda antiga e ainda hoje empregada em hot rods com capota. É chamada de chopped top, teto fatiado.

Outro artista do metal da oficina, Steve Davis, fez a tampa do motor com tomadas de ar laterais, e Kenny Youngblood desenhou pela primeira vez, os gráficos  “ZZ” que se tornaram um emblema da banda desde então. Ou seja, a decoração do carro passou a ser a marca visual da banda. Só faltam os pêlos das barbas.

As lanternas traseiras são mais modernas, de um modelo 1939, e os faróis de um 1934, montados mais baixos. A tampa do porta-malas foi alterada para a placa ficar embutida e o conjunto todo ficou ótimo, mostrando que bastante conversa, planejamento  e tempo trazem bons resultados.

O motor não é Ford, mas sim um small block Chevrolet, 350 polegadas cúbicas (5,7 litros)  mas com comando do Camaro Z-28, dutos de admissão polidos, carburador quadrijet, acoplado a um câmbio Turbo Hydramatic 350. Para dar um toque de capricho, as tampas de válvulas tem o emblema ZZ usinadas, trabalho de Eric Vaughn.

 

gunsbase com
Faixas formam o ZZ na porta (gunsbase.com)

Após o uso nos vídeos, o carro passou a ser usado em viagens de promoção e numa travessia de Los Angeles a Nova York em 1989, dirigido por Billy e acompanhado por Kimberly Herrin,  uma das três garotas que ocupam o Eliminator nas músicas, surgindo para resolver situações problemáticas, ajudando rapazes e garotas  vítimas de cafajestes de ambos os sexos, tipo de gente sempre combatida e humilhada nesses vídeos.

Depois disso, o Eliminator foi entregue ao Museu e Hall da Fama do Rock and Roll, que fica em Cleveland, estado de Ohio, e lá está exposto. Tem sua importância por ajudar na repopularização da cultura hot rod, que estava com influência diminuída na década de 1980, e cujas palavras de Tony Thacker, que foi o diretor da 6ª reunião da NHRA explicam claramente a importância: “Este é o carro que expôs os hot rods a uma nova geração e reacendeu o sonho para tantos outros”.

Veja também as fotos que nosso editor Milton Belli tirou do Eliminator e de outro carro de Gibbons, o Cadzilla, nesta matéria.

As solicitações de aparições para o Eliminator foram tantas que um outro carro igual foi construído, dessa vez pela California Street Rods, e esse carro é o que Gibbons tem em sua garagem, já que o original está em empréstimo permanente.

Como ele mesmo disse certa vez, ” melhor ter e não precisar do que precisar e não ter “. Sábias palavras desse vegetariano do Texas, a terra do barbecue!

No vídeo abaixo, um pouco do Eliminator e muito som !

 

JJ

 





Tags: EliminatorFord 1933Ford 33Juvenal JorgeZZ Top
Anterior

Ordem na casa

Próximo

VIAGEM A USHUAIA – POR LUCAS GUIMARÃES - 23/04/15

identicon

Juvenal Jorge

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Próximo

VIAGEM A USHUAIA – POR LUCAS GUIMARÃES - 23/04/15

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Wagner Gonzalez

OBITUÁRIO: JOSÉ ALOIZIO CARDOZO BASTOS

14/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ SL COMPLETA 50 ANOS

13/04/2021
Foto: Lamborghini

F-1: SPRINT RACE É A RECEITA PARA CORRIDAS CURTAS E LUCRO LONGOS

13/04/2021
Foto Radschool Association Magazine - Vol 28

VW KOMBIS TORRES DE CONTROLE

12/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Wagner Gonzalez

OBITUÁRIO: JOSÉ ALOIZIO CARDOZO BASTOS

14/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ SL COMPLETA 50 ANOS

13/04/2021
Foto: Lamborghini

F-1: SPRINT RACE É A RECEITA PARA CORRIDAS CURTAS E LUCRO LONGOS

13/04/2021
Foto Radschool Association Magazine - Vol 28

VW KOMBIS TORRES DE CONTROLE

12/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In