• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae História

VIDA NO INTERIOR

identicon por Carlos Meccia
02/10/2015
em História, Tecnologia






capa
Foto rick ipanema)

Conforto, aparência e função são condições inseparáveis quando se fala em habitabilidade, seja em sua residência, seja no escritório, ou andando de charrete ou em seu automóvel.

Dando um exemplo concreto, um aparelho de ar-condicionado pode ser super-eficiente cumprindo a função de manter o ambiente agradável, porém se for barulhento ou feio, será rejeitado certamente.

No automóvel, com suas várias interações,  é normalmente complicado manter as características de conforto, aparência e função simultaneamente em um bom nível. A engenharia de desenvolvimento  e estilo do produto são os responsáveis diretos para estabelecer este compromisso tão importante.

Foi praticamente após a Segunda Guerra Mundial, em maio de 1945 na Europa e em setembro, no Pacífico, que a motorização em massa na Europa e Estados Unidos disparou. Os estilistas puseram suas mãos também no interior dos automóveis e nada escapava aos seus ímpetos criativos, ditando moda e normalmente dando mais importância à beleza em detrimento da função.

Somente no final década de 1960 as fábricas passaram a dar mais atenção à função e, particularmente, à segurança. Os bancos receberam encostos mais altos que protegiam o pescoço nas colisões pela traseira e no efeito-chicote nas batidas frontais, o motorista e passageiros da frente ganharam cintos de segurança e cada vez mais a a proteção dos ocupantes do veículo em impactos foi considerada. Paralelamente, a utilização racional dos espaços ganhou força e o interior do veículo se tornou alvo de estudos ergonômicos e de desenvolvimento de novos materiais que atendessem simultaneamente aos requisitos funcionais, de beleza e de conforto.

 

mustang 1970
Interior do Mustang 1970, bancos com encostos altos e cinto de segurança

Hoje em dia os estilistas e engenheiros trabalham em conjunto para definir o interior do automóvel, adotando regras similares aquelas aplicadas à construção da carroceria. Tudo deve ser mais leve, prático, seguro,  bonito e, se possível, adequado para a reciclagem completa no final de sua vida útil evitando desperdícios e agressões ao meio ambiente.

Para dirigir bem é fundamental se posicionar bem, mais ainda, sentir-se bem para dirigir bem. A posição ideal é determinada com estudos ergométricos levando-se em conta a estatura média da população em nível de 95% de representatividade. Os bancos são rigorosamente projetados neste sentido, com o cuidado de manter o motorista alinhado com o volante da direção e com os pedais de embreagem, freio e acelerador.  Os mais atentos se lembram que BMW E36, de 1990, tinha o conjunto de pedais muito deslocado para a esquerda devido ao túnel do câmbio, em que era fácil pisar no acelerador em vez do freio.

A regulagem do banco no sentido longitudinal, em altura e ângulo do encosto facilitam ainda mais o posicionamento correto do motorista, que ainda tem a regulagem do volante de direção em altura e distância disponíveis em grande parte dos veículos atuais.

Na realidade todo o espaço interno é projetado levando-se  em consideração a estatura da população em nível de 95% de representatividade, pernas, braços, ombros, tronco e cabeça. Os bancos, além de conforto e apoio lateral do corpo, devem manter a segurança em rigorosos testes de impacto que avaliam a robustez da estrutura e da ancoragem na carroceria. Os cintos de segurança têm papel fundamental na proteção dos ocupantes com projetos simultâneos  aos bancos.

 

manequin
Exemplo de manequim dimensional

 

ford-seat-belt-airbag
Cinto de segurança com airbag incorporado

 

cinto airbag
Cinto-airbag

Outro ponto importante para dirigir bem é ter os controles operacionais bem localizados de modo a serem facilmente encontrados e não ser necessário desencostar do banco para acessá-los. A iluminação adequada dos instrumentos e controles facilitam acesso  às informações, permitindo imediatas tomadas de decisão ao volante.

Visibilidade é ponto de honra, a área envidraçada deve garantir total visão do ambiente externo, sem pontos cegos e sem embaçamentos prejudiciais. Neste aspecto o sistema de ventilação interna e o ar-condicionado desempenham fundamental função.

 

Embaçamento do pára-brisa em dia chuvoso

O sistema de ventilação de um carro não apenas proporciona o bem-estar dos ocupantes, como também é um fator de segurança. A tarefa de providenciar a ventilação mais favorável tem se tornado cada vez mais difícil para os projetistas. Melhorias aerodinâmicas e boa visibilidade em toda à volta requerem áreas envidraçadas cada vez maiores e com inclinação acentuada. Mesmo um período curto de exposição direta à luz solar aquece consideravelmente o interior do veiculo, de forma que uma ampla renovação e suprimento de ar se faz necessário.

No inverno o problema é o inverso, o ar no habitáculo necessita ser aquecido a uma temperatura confortável o mais rápido possível. Posicionamento eficiente e controle das saídas de ar são de grande importância. O fluxo de ar deve atingir todas as áreas do interior do veículo inclusive os vidros, prevenindo que embacem. As grades de saída ajustáveis, associadas a uma ventoinha de grande capacidade volumétrica, fazem a eficiência do sistema.

Sistemas incorporando filtros especiais (filtros de pólen) retêm a poeira purificando o ar no habitáculo, com imenso beneficio principalmente para as pessoas alérgicas.

 

conforto 2
Esquema da ventilação interna de um veículo

 

conforto 1
Esquema do circuito do ar condicionado mostrando em azul onde se dá a evaporação do liquido refrigerador,retirando calor do ambiente

Outro ponto que prejudica o bem dirigir é a ocorrência de reflexos no pára-brisa, principalmente a noite, causado pelo ângulo de inclinação desfavorável do pára-brisa em relação às superfícies do painel de instrumentos.

 

reflexo no parabrisa
reflexo do painel no pára-brisa

 

clubedoonix.com.br
Outro exemplo de reflexo do painel no pára-brisa

Porém existe um reflexo amigo no pára-brisa que é o moderno sistema HUD, o head-up display, curta expressão em inglês que significa “mostrador visível com a cabeça erguida”, que informa em imagem virtual detalhes importantes a escolher, por exemplo, a velocidade do veículo, instruções do GPS, alertas de radar etc, em local pré-determinado que facilite a visão das informações sem atrapalhar a visão externa e visível apenas pelo motorista, num campo bem pequeno. A idéia é informar o suficiente sem sobrecarregar a área da imagem virtual que possa atrapalhar ao invés de ajudar.

 

hud
Head-up display

Outro ponto é evitar controles e/ou detalhes  no interior do veiculo que possam refletir a luz solar, cromados por exemplo, que possa ofuscar  o motorista e os passageiros.  Os veículos antigos anos 1960/70 não apresentavam este cuidado sempre.  Os veículos modernos em sua maioria evitam cromados no habitáculo embora alguns ainda insistam neste erro.

 

pumaclassic.com.br
painel de instrumentos do Puma mostrando reflexos do sol nos controles

Mas há um cromado também amigo, nas maçanetas internas das portas, que são visíveis mesmo no escuro, útil em caso de acidente noturno por serem facilmente localizadas.

 

2014-Honda-Civic-Tourer-1321
Maçanetas de porta cromadas são fáceis de achar no escuro

Como de costume encerro o post com uma homenagem. Neste caso o Audi R8 que tive o prazer de dirigir no recente Autoentusiastas Audi Day e sentir toda a tecnologia embarcada na segurança e no bem estar dos ocupantes do veículo.

O Audi R8 é um exemplo de inteligência automobilística, mostrando que não é somente com gasto de dinheiro que se faz a diferença.

audi R12

audi R12 a

CM

Créditos: VW do Brasil propaganda e promoção, clubedoonix.com.br, fotos divulgação, honda.com, arquivo pessoal do autor





Tags: Ford
Anterior

RENEGADE, DA JEEP, REDEFINE OS SUV

Próximo

TESTE DE 30 DIAS: RENAULT FLUENCE (PARTE 1)

identicon

Carlos Meccia

Engenheiro mecânico formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) em 1970, trabalhou 40 anos na Ford brasileira até se aposentar. Trabalhou no campo de provas em Tatuí, SP e por último na fábrica em São Bernardo do Campo. Dono de amplo conhecimento de automóveis, se dispôs a se juntar ao time de editores do AUTOentusiastas após sugestão do editor Roberto Nasser.

Próximo

TESTE DE 30 DIAS: RENAULT FLUENCE (PARTE 1)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In