• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

UFA, SER MULHER ÀS VEZES DÁ UM TRABALHO…!

identicon por Nora Gonzalez
30/06/2017
em Colunas, Visão Feminina






 

Woman driv huffingtonpost.com

Além de autoentusiasta, sou mulher. Mas apenas a segunda parte da sentença é que é evidente. Só depois de alguma conversa é que consigo demonstrar a primeira parte da frase. Assim, sou constantemente vítima da política de empurração de produtos e serviços que existe nas empresas.

Tenho longa experiência na iniciativa privada, em empresas de várias nacionalidades, e só posso dizer que isso é freqüente — e não apenas no Brasil. Nas matrizes vi a mesma coisa. Não sou ingênua de achar que as corporações não devam procurar o lucro, mas me canso de ter de explicar que isso tem limite. Não se pode passar por cima de ética ou verdade, buscando uma venda a qualquer custo.

Explico: abasteço sempre no mesmo posto de gasolina e a maioria dos frentistas me conhece. Mas desconfio de alguma nova política, pois de uma semana para outra eles passaram a querer checar o óleo do meu carro — e olha que vou pelo menos uma vez por semana, fácil, fácil e eu mesma peço para verificar periodicamente. Ainda por cima sempre desço do carro para acompanhar tudo, seja calibragem de pneus ou medição do nível do óleo. E principalmente para mandar parar o gatilho quando o sistema automático avisa que o tanque está cheio. Como me incomoda que eles encham o tanque até a boca apenas para arredondar o valor e, claro, vender mais um pouco! Eu não deixo, especialmente se meu carro vai ficar parado.

Mas voltemos à súbita vontade de medir o óleo do carro no posto. De repente, nossos dois carros passaram a acusar nível baixo do óleo. Assim, de um dia para o outro. E haja insistência para me fazer ora completar o óleo, ora trocar. Mas se eles são insistentes, eu sou mais e me recusei. Como meus caros leitores sabem, controlo tudo numa cadernetinha e uma rápida checagem me confirmou que não haveria chance de essas operações serem necessárias, nem pela quilometragem percorrida e nem por vazamento, apesar que nenhum deles fica parado mais do que um dia. Como minha neurose indica, sou também daquelas que olham permanentemente o carro e nunca vi uma gotícula sequer de óleo no chão da garagem. Música de Arquivo X ao fundo: qual seria o motivo do súbito aumento no consumo de óleo? Só posso atribuir a novas metas para os frentistas e a algum novo plano de Marketing para desencalhar óleo para motores. Vai ver que daqui a pouco eles vão encontrar baixo o nível da água do limpador de para-brisa e vão querer me vender o detergente… É só esperar pela próxima meta de vendas.

Por coincidência, levei um dos carros à concessionária para trocar a bóia de combustível que insiste em marcar um quarto de tanque de diferença, ora menos, ora mais do que realmente tem quando minha infalível cadernetinha registra cada abastecimento e a quilometragem respectiva. Por via das dúvidas — de novo, lembrem-se da minha neurose — pedi para checar o óleo. Antes mesmo de abrir o capô, o mecânico me perguntou se no posto tinham me dito que estava baixo. Ora, terá ele poderes mediúnicos? Como sabia disso se eu não tinha nem mencionado a questão? Novamente, música de Arquivo X ecoa nos meus ouvidos. Ao responder que sim me disse que já ouviu muitas e nada boas sobre isso, especialmente de clientes que depois da revisão voltavam reclamando que o óleo não tinha sido trocado e que o nível estava baixo, segundo algum frentista. Imagino que seja alguma política da distribuidora, visto que a concessionária nem fica no mesmo bairro do posto.

No entanto, não vou crucificar o frentista. O Peugeot 408 tem uma vareta de medição de óleo diferente das outras e sempre acusa nível baixo. Pois é, vou questionar a fábrica. Mas o que dizer do Citroën?

 

Vareta
Frentistas são acometidos por uma irresistível necessidade de checar o óleo do motor (Fonte: semeucarrofalasse.com)

Alinhamento – Como mulher, quando algo diz respeito a carro sempre tenho de primeiro provar que entendo do babado para depois conseguir me livrar da empurração. Mas não é fácil. Já pensei em desistir e dar uma de dondoca e dizer apenas “eu não entendo nada disso, tenho de falar com meu marido”. Mas a minha personalidade me impede disso.

Tive um episódio envolvendo essa problemática. Num deles, comprei um voucher desses de compras coletiva para alinhamento e balanceamento de pneus numa rede muito conhecida. O preço era convidativo e minha mãe precisava fazer as duas coisas no carro dela. Dei de presente o ticket e lá foi ela. Mais de dez dias depois lembrei do assunto e perguntei se ela tinha feito o alinhamento. Qual não foi minha surpresa quando minha genitora, constrangida, me disse que não quis comentar comigo, mas que tinha trocado os quatro amortecedores de tão pressionada que foi — mesmo sabendo que isso não era necessário, já que entende o suficiente de mecânica. E pagando bem caro, diga-se de passagem. Claro que baixaram todos os galegos, bascos e italianos em mim e no dia seguinte, logo cedo, pedi para ela me encontrar na loja de alinhamento. Chamei o gerente e disse que entendo que tenham metas, mas que cumpri-las às custas de um inocente contando um monte de mentiras e pressionando da forma como foi não era, no mínimo, ético e que exigia que colocasse de volta os amortecedores antigos. Essa é a versão curta do que aconteceu, pois eu mesma não gostaria de brigar comigo. Não é algo suave para os ouvidos, embora eu nunca levante o tom da voz. É questão do que digo, não da forma como digo, pois sempre mantenho a compostura.

Não foi fácil também. Se com uma mulher mecânico tripudia, imagina com duas. Mas não me dei por vencida e bati o pé. Eles só encontraram um par (evidentemente que chequei modelo e tudo mais) e puseram de volta. Me comprometi a voltar e trocar o outro par assim que o encontrassem, coisa que não aconteceu até hoje. Apesar da empurração, mantive o pagamento do alinhamento e do balanceamento pois eles foram feitos. Não quis levar vantagem e pleitear algo mais pela mentira que contaram. E os amortecedores? Mesmo o par antigo está perfeito até hoje sob qualquer ponto de vista. O carro já passou por um par de revisões depois disso e mesmo ao empurrar o carro para baixo ele sobe e desce na medida certa.

Mudando de assunto: Disseram que depois do acidente na Catalunha Fernando Alonso havia perdido a memória dos últimos 20 anos — achava que ainda era piloto de kart, que estava em 1995 e que almejava chegar à Formula 1. Não digo 20 anos, mas com os resultados dos últimos tempos acho que ele não ia achar ruim perder a memória dos últimos sete ou oito anos, não?

NG

Foto de abertura: huffingtonpost.com
A coluna “Visão feminina” é de total responsabilidade de sua autora e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

AUDI RS 4 AVANT E BMW 328i TOURING E36, DUAS PERUAS BEM DIFERENTES

Próximo

CORPO FORTE

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo

CORPO FORTE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In