• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

RESPEITO & INTELIGÊNCIA

identicon por Bob Sharp
29/03/2015
em Análises






DSC02134 c

Terça-feira, 24 de março de 2015. Tinha até me esquecido, vivendo em São Paulo em tempos de administração irracional (e que não é só de hoje, vem de longe) de um assunto que, quer queira, quer não, afeta a vida de todos, independente de condição social: trânsito.

Fiz a foto enquanto passageiro no Jeep Renegade Sport manual, no momento dirigido pelo colega e amigo Fernando Siqueira, de Natal (RN). O local, a pista sentido norte da av. Infante Dom Henrique no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. Hora, por volta de 16h30.

A placa de advertência é emblemática. Ao mesmo tempo em que informa que a zona tem alto índice de acidentes — informação a mais nunca é de menos — o faz também com relação ao limite de velocidade. Um coquetel de respeito e inteligência, algo que anda (bem) em baixa em São Paulo e outras cidades brasileiras.

Aqui é uma via de trânsito rápido ligando a zona sul ao centro da cidade. Esse tipo de via é definido pelo Código de Trânsito Brasileiro como “aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível”. A autoridade de trânsito carioca assim e corretamente o entende e definiu a velocidade-limite de 90 km/h.

Mas visitemos uma avenida normal, que pelo CTB é  “aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.”  Refiro-me à Av. Atlântica, na Praia de Copacabana. Local densamente povoado e que, por ser praia, a travessia de pedestres é constante.

Muito bem, segundo a “inteligência” do prefeito de Nova York Bill de Blasio e do de São Paulo, o petista Fernando Haddad (“nós pega o peixe”), a velocidade  deve ser baixa para, em  caso de atropelamento,  a vítima não morrer — estou para ver pensamento mais imbecil do que este, como se atropelamentos fossem rotina ou inevitáveis. Quão baixa? 40 km/h.

Pois o respeito & inteligência carioca definiu para a Av. Atlântica 70 km/h! Em São Paulo os imbecis baixaram para 50 km/h o limite em vias importantes como a Radial Leste (Av. Alcântara Machado) e a Av. Ibirapuera. Era 60 km/h, já abaixo do natural.

 

DSC02139
Av. Atlântica, Praia de Copacabana: 70 km/h

Voltemos a São Paulo e visitemos o Corredor Norte-Sul, compreendido principalmente pelas avenidas 23 de Maio, Ruben Berta e Moreira Guimarães, tão via de trânsito rápido quanto a av. Infante Dom Henrique no Rio de Janeiro. Começou errado na inauguração, no dia em que São Paulo completou 415 anos, 25 de janeiro de 1969, ao ser estabelecido limite de 80 km/h.  Não era preciso ser especialista em trânsito para constatar que poderia ser 10 km/h mais.

Eis que em 2010, com Gilberto Kassab prefeito, as “capacidades” da CET baixaram o limite para 70 km/h. Pronto, o trânsito que por ali fluía razoavelmente bem, travou a olhos vistos. A CET jurou que não nos jornais, chegando a repetir a opinião de um consultor de engenharia de tráfego e transporte de que num trecho de dez quilômetros o tempo de viagem em apenas 1 minuto e meio. O papel é mesmo uma beleza, aceita tudo…

Esse consultor e os “cérebros” da CET desconhecem, ou fingem desconhecer, o fator velocidade natural das vias, com um objetivo claro: tungar o bolso do cidadão com multas e, assim, encher os cofres do município.

Mas a foto de abertura mostra outra questão do dito coquetel: a largura das faixas. Os mesmos “cérebros” da CET abusam da paciência dos cidadãos ao estabelecerem larguras de faixas inconcebíveis à luz da razão em várias ruas e avenidas da cidade.

 

Faixas diferentes
Mesma via do Corredor Norte-Sul, larguras de faixas diferentes (foto linkedin,com)

A foto acima mostra, inclusive, a incoerência emanada dos  “cérebros” da CET:  enquanto no sentido Sul (direita) as faixas têm largura normal, no sentido oposto são “sardinha na lata”. Já na mesma avenida carioca, larguras de faixas decentes.

 

DSC02138
Av. Infante Dom Henrique, sentido Sul

É mesmo o caos artificial do trânsito em São Paulo e outras cidades brasileiras. E esses são apenas dois aspectos. Falar de todos daria um livro.

BS

Fotos: autor, a menos que indicado na foto.





Anterior

NAS RUÍNAS

Próximo

VW AMAROK LINHA 2015 E SÉRIE LIMITADA DARK LABEL

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

VW AMAROK LINHA 2015 E SÉRIE LIMITADA DARK LABEL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In