• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae História

RENAULT 1093, DE DAR SAUDADE

identicon por Bob Sharp
19/08/2015
em História






1093br1
(Foto cortandogiros.blogspot.com.br)

Há carros que deixaram saudade, e o Renault 1093, fabricado sob licença da Renault pela Willys-Overland do Brasil,  é um deles. O meu era dessa cor, 1964, e comprei-o de um amigo, pouco rodado. Muito imaginam ser esse número a cilindrada do motor em centímetros cúbicos, mas é apenas designação de tipo. Como em toda a família que incluía o Dauphine (1090) e pelo Gordini (1091), o motor era de 845 cm³ (58 x 80 mm).

 

Pôster reumatismoclub.com.br

O 1093 foi o segundo sedã esportivado do Brasil, lançado em 1964 (o primeiro foi o Simca Rallye, de 1962) e se diferenciava do Gordini pelo motor mais potente, 42 cv contra 32 cv (potências líquidas), resultado de carburador de corpo duplo 32, taxa de compressão elevada, 9,2:1 (8:1 no Gordini), comando de válvulas de maiores duração e levantamento e coletor de escapamento mais eficiente, tipo um 4-em-1.

Devido à alta taxa de compressão só podia ser abastecido com a gasolina de maior octanagem da época, que se chamava gasolina azul, de 95 octanas RON (mesma octanagem da gasolina comum de hoje, só que esta contém 25% de álcool e aquela, no máximo 8%).

Era notável o som mecânico do motor devido ao comando de rampa de ressalto mais abrupta, era música para autoentusiastas, aquele som de motor atiçado, com leve ruído metálico emanando do cabeçote.  Era girador para seu tempo, potência máxima a 5.800 rpm mas ia com facilidade a 6.200~6.300 rpm, e por conta disso a quarta e última marcha era mais curta que a do Gordini, 1,07:1 em vez de 1,03:1.

 

1093-br-2
Notava-se logo o câmber traseiro ligeiramente negativo (foto bestcars.com.br)

Internamente, a única e providencial diferença era o conta-giros Jaeger, mecânico, encaixado no painel no que era um segundo porta-luvas, sem tampa, do Gordini, à esquerda do volante, que era de um charme incrível — raros eram os carros que tinha conta-giros na época, só o FNM 2000 JK, de 1960, trazia.

Externamente, as diferenças eram as cores exclusivas, o dourado de 1964 e o vermelho do ano seguinte, quando a produção da versão se encerrou. Poucos foram vendidos, apenas 721 unidades. Havia outra diferença visual, que era a suspensão traseira por semieixo oscilante com mola helicoidal (dianteira por triângulos superpostos, mola helicoidal) ligeiramente rebaixada para dar câmber negativo. Pode-se ver na foto dos três modelo acima a menor distância entre o aro de roda e o arco do pára-lama. Por conta disso, mesmo com os pneus diagonais 145-380 era bom de curva, sem sair de traseira excessivamente, ao contrário do Gordini e do Dauphine.

Só o volante de direção, o mesmo do Gordini, era desajeitado com seus 400 mm de diâmetro. A direção era lenta, relação 24:1. Havia um pinhão maior para baixar a relação de direção, mas não cheguei a colocá-lo.

Não tenho os dados exatos, mas ia de 0 a 100 km/h em cerca 22 segundos e chegava perto de 135 km/h. O seu forte era a economia de combustível, fazia fácil 15 a 16 km/l na estrada. Mesmo com o pequeno tanque de 32 litros a autonomia era boa. E era leve, 780 kg.

O carro em si tinha soluções notáveis, como o estepe na horizontal sob o porta-malas (dianteiro, lógico) acessado por tampa dedicada abaixo do pára-choque. Ou a manivela do macaco, que podia dar partida no motor introduzindo-a por um furo no pára-choque traseiro. Ou o macaco, tipo sanfona, original, que se auto-fixava no compartimento do motor distendendo-o.

Era frágil como diziam? Claro, não tinha a robustez de suspensão do VW 1200, mas nunca tive problema por dirigir com cuidado qualquer carro.

Vendi-o para um amigo quando entrei para a Vemag, em fevereiro de 1966. Mas deixou saudade.

BS





Anterior

Honda HR-V, nada de jipinho

Próximo

Lembra da Olivetti?

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

Lembra da Olivetti?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

AUTOPAPO ANUNCIA JEREMY CLARKSON PARA SEU TIME DE COLUNISTAS

27/01/2021
Foto: dimin.com

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY II

27/01/2021
Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

AUTOPAPO ANUNCIA JEREMY CLARKSON PARA SEU TIME DE COLUNISTAS

27/01/2021
Foto: dimin.com

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY II

27/01/2021
Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In