• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

F1 prossegue na Malásia em clima quente

identicon por Wagner Gonzalez
25/08/2015
em Colunas, Conversa de Pista
Fernando Alonso mais perto de voltar à ativa (McLaren Media Centre)

Fernando Alonso mais perto de voltar à ativa (McLaren Media Centre)







Fernando Alonso mais perto de voltar à ativa (McLaren Media Centre)

 

Poucas cidades do mundo vivem em um clima tão quente e úmido como o que caracteriza a região de Kuala-Lumpur, a capital da Malásia. É ali perto, em Sepang, onde neste fim de semana prossegue a temporada de F-1 de 2015, com a disputa da segunda etapa do calendário, agora reduzido a 19 etapas com o cancelamento do GP da Alemanha. A volta de Fernando Alonso e Valteri Bottas — ausentes na Austrália por questões médicas — e a descoberta de um jeitinho de burlar o regulamento técnico, deverão ser os principais assuntos do fim de semana que se aproxima.

 

Alonso e Bottas de volta…

Fernando Alonso e Valteri Bottas deverão voltar às suas atividades normais no Campeonato Mundial de F-1, que prossegue neste final de semana com a disputa do GP da Malásia neste fim de semana no circuito de Sepang, cidade situada nas proximidades da capital Kuala Lumpur. Aparentemente liberados por seus médicos particulares, os dois passarão por exames médicos efetuados pelos pares da FIA e, caso os diagnósticos sejam confirmados, o espanhol e o finlandês estarão aptos a disputar a prova.

 

Valteri Bottas diz que sarou do problema da coluna (foto Williams Grand Prix)

Na seqüência de informações desencontradas e contraditórias que vêm caracterizando o acidente de Alonso nos treinos livres realizados há algumas semanas em Barcelona, o piloto da McLaren teria informado sua equipe que sentiu a direção ficar pesada antes do acidente. Como até o momento sempre se falou na perda de memória e, inclusive, foi especulado que o piloto não se lembrava do acidente que oficialmente provocou-lhe uma concussão cerebral, a notícia não deixa de surpreender seja pela controvérsia da situação ou pela maneira como a equipe McLaren divulga o desenrolar do caso.

 

… e Nasr não treina

 

Felipe Nasr fica fora do primeiro treino na Malásia (Sauber Motorsport)

O brasileiro Felipe Nasr vai ficar de fora da primeira sessão de treinos livres para o GP da Malásia, sexta-feira, no circuito de Sepang. O motivo é a decisão da equipe Sauber em escalar o italiano Raffaele Marciello para ocupar o cockpit do carro de Nasr, algo que deverá se repetir em outras ocasiões, porém com o brasileiro alternando essa ausência com o sueco Marcus Ericsson. Campeão Europeu de F-3 na temporada de 2013, disputa este ano sua segunda temporada na GP2 e desde novembro é piloto de testes da Ferrari; curiosamente, Marciello lembra o saudoso Clay Regazzoni pois é nascido na Suíça porém é sempre mencionado como italiano e tem as bênçãos da Scuderia. Sua presença na Sauber é decorrência indireta do acordo entre suíços e italianos para usar o motor Ferrari no chassi C34.

 

Rafaelle Marciello revive saga de Clay Regazzoni (rafaellemarciello.com)
Rafaelle Marciello revive saga de Clay Regazzoni (rafaellemarciello.com)

Auf Wiedersehen GP da Alemanha 

Não teve jeito: Bernie Ecclestone e os organizadores do GP da Alemanha de 2015 não entraram em acordo e a corrida foi definitivamente eliminada do calendário 2015 da F-1 pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Trata-se da segunda baixa do gênero nesta temporada, já que anteriormente a volta do GP da Coréia foi ventilada, ainda que por questões políticas. Etapa que tinha tudo para ser a corrida do ano para a Mercedes-Benz, a eliminação não foi evitada nem com a decisão da fábrica alemã promover a competição e cobrir metade do possível prejuízo que os promotores do evento pudessem encarar. Com a decisão anunciada em Genebra (Suíça) na última sexta-feira, o calendário de 2015 fica com as seguintes 19 datas:

 

15/3 – GP da Austrália
29/3 – GP da Malásia
12/4 – GP da China
19/4 – GP do Bahrein
10/5 – GP da Espanha
24/5 – GP de Mônaco
7/6 – GP do Canadá
21/6 – GP da Áustria
5/7 – GP da Inglaterra
26/7 – GP da Hungria
23/8 – GP da Bélgica
6/9 – GP da Itália
20/9 – GP de Cingapura
27/9 – GP do Japão
11/10 – GP da Rússia
25/10 – GP dos EUA
1/11 – GP do México
15/11 – GP do Brasil
29/11 – GP de Abu Dhabi

 

Fluxo de combustível sob suspeita

O limite de fluxo de 100 kg/h, uma das principais características do atual regulamento técnico da F-1, vai receber atenção especial dos comissários técnicos da FIA depois que foram levantadas suspeitas de que alguns fabricantes de motores descobriram um jeito de burlar esse controle, feito por um instrumento padronizado. Aparentemente Mercedes e Ferrari teriam desenvolvido uma maneira de respeitar o índice regulamentar durante a medição nesse aparato e aumentar essa pressão após o controle; a burla seria feito com o aumento da pressão após o ponto de aferição. A FIA já comunicou às equipes e fabricantes que a partir do GP da China vai prestar atenção no assunto, atitude típica de “quem avisa, amigo é”…

 

Ferrari de casa nova

Imagine 700 italianos trabalhando debaixo do mesmo teto e unidos pela paixão que nutrem pela F-1. Se isso fosse levado ao pé da letra seria necessário um excelente tratamento acústico, mas como se trata da nova casa do departamento de F-1 da Ferrari, a situação fica menos drástica. Concebida em 2010 pelo então diretor Stefano Domenicali, a nova sede ocupa 25 mil m², abriga um simulador e um dinamômetro para motores híbridos que custou € 40 milhões. O prédio começou a ser povoado no último fim de semana e vai liberar várias instalações, uma delas construída em 1947, instalações que certamente serão usadas para aumentar a produção dos carros de série.

 

Brincando de projetar F1

 

SIM promove workshop gratuito pela internet (www.cim.com)
SIM promove seminários gratuitos na internet(www.sim.com)

A SimScale iniciou na semana passada uma promoção das mais interessantes: uma série de cinco workshops voltados para simular, projetar e testar um carro de F-1. Divididos em cinco tópicos, as próximas sessões (Análise térmica do escapamento, Fluxo do Escapamento, Freios e Virabrequim), realizam-se nos dias 26 de março, 2, 9 e 16 de abril. Mais detalhes no site www.simscale.com/workshops.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

MILAGRE EM BARROSO

Próximo

HONDA HR-V, A OUSADIA JAPONESA

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

HONDA HR-V, A OUSADIA JAPONESA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In