• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

SUV

identicon por Autoentusiastas
25/08/2015
em Análises, Opinião de Boris Feldman






Edge
SUV Ford Edge (foto g1.globo.com)

É tamanha a paixão do brasileiro pelo SUV (utilitário esportivo) que seu segmento é o que mais cresce no mercado.Só neste mês de março chegam mais dois SUVs compactos para concorrer com Ford EcoSport e Renault Duster: o Jeep Renegade inaugura fábrica da FCA (Fiat e Chrysler) Latin America em Goiana (PE), o Honda HR-V compartilha (por enquanto) a linha de montagem do Civic em Sumaré (SP), até ficar pronta sua fábrica em Itirapina, também no interior de São Paulo. E a Peugeot está tirando do forno seu 2008, do mesmo segmento.

A rigor, são modelos que derivam de plataformas já existentes na marca. O EcoSport, por exemplo, é um Fiesta com outra carroceria. O Renegade usa base mecânica do Fiat 500 X, o Honda HR-V é baseado no Fit, com motor 1,8 do Civic. E o freguês não hesita em pagar muito mais para satisfazer o capricho de rodar num “jipinho”. Paga-se, às vezes, até pela tração nas quatro que jamais será utilizada, pois só roda no asfalto. Madame, por exemplo, nem sabe onde apertar o botão para acionar a tração integral, pois só usa o carro para levar os filhos na escola, fazer compras e bater ponto no cabeleireiro. Os primeiros utilitários surgiram como derivados do jipe, na década de 1950. Aliás, tudo começou com o Jeep. Que, espichado, deu origem à Rural Willys. Por sua vez, avó da Cherokee. E daí para virar febre nos EUA foi um pulo. O europeu, sempre mais sofisticado e comedido, ainda não aderiu como o norte-americano aos utilitários: continua preferindo o automóvel ou a perua. Ou uma minivan. SUV, só mesmo quem tem sítio, fazenda ou roda eventualmente em estrada de terra.

A principal atração do SUV é sua altura. Mulher adora, pois transmite sensação de segurança e oferece melhor visibilidade. No que diz respeito a segurança, só mesmo a sensação, pois quanto mais alto, menos estável. Além de mais alto, é mais comprido e difícil, portanto, de encontrar vaga. E manobrar no estacionamento.

Mais alto e mais comprido significam mais peso, que resulta em maior consumo e emissões. Além disso, se todos os SUVs fossem substituídos por subcompactos e smarts, os congestionamentos se reduziriam à metade…

A única explicação racional para a preferência do brasileiro pelos utilitários esportivos está na precariedade de nossas estradas. Mais altos e com rodas maiores, enfrentam melhor o asfalto entre crateras. Tem uma segunda, que fica nas entrelinhas: SUV é sinal de status, indica que o dono está vencendo (ou já venceu…) na vida.

Atrai preferencialmente as mulheres, mas fascina também o público masculino. Talvez sua imponência, presença marcante, desempenho e linhas musculosas sejam uma compensação para predicados que lhe faltam…

Finalmente, a inexplicável atração pelo estepe dependurado na tampa traseira. Em termos práticos, prejudica a visibilidade e o manejo da porta. A estrutura necessária para acomodá-lo resulta em pelo menos mais 50 kg no peso do carro. E costumam surgir folgas na articulação de seu suporte que provocam incômodos ruídos. Em termos estéticos, é solução horrenda. (“Uma gracinha”, dizem algumas mulheres). Finalmente, o sobressalente externo permite imaginar um certo grau de sadismo no dono do SUV, pois fatalmente danifica o capô do automóvel atrás, durante a manobra para estacioná-lo.

E o prezado leitor, o que lhe atrai num SUV?

BF

boris

Boris Feldman, jornalista especializado em veículos e colecionador de automóveis antigos, autorizou o Ae a publicar sua coluna que sai aos sábados no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte (MG).

A “Opinião de Boris Feldman” é de sua total responsabilidade e não reflete necessariamente o pensamento do AUTOentusiastas.

 

 





Anterior

HONDAJET GANHA SIMULADOR DE VÔO

Próximo

FIORAVANTI F100, O BELO FERRARI QUE NUNCA ANDOU

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

FIORAVANTI F100, O BELO FERRARI QUE NUNCA ANDOU

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In