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Home Avaliações Testes

PEUGEOT 208 ACTIVE PACK, AUTOMÁTICO, NO USO

identicon por Arnaldo Keller
17/02/2015
em Testes






DSC09589

Ele está entre os mais agradáveis de dirigir, seja na cidade ou na estrada. A suspensão está no ponto, firme o bastante para deixá-lo ágil e macia o bastante para isolamento das imperfeições do piso. O isolamento acústico também é muito bom. Pouco se escuta a suspensão trabalhando em piso ruim e pouco se ouve o motor. É um hatch compacto silencioso, macio, ágil e que acelera bem, responde rápido para o que é solicitado. Na estrada, impressiona a ausência de ruído de vento.

 

DSC09616
Boa solução dada

Agradou-me logo enxergar os mostradores por cima do pequeno volante. Imagino que para diferentes tipos morfológicos poderem enxergá-los, trataram de lhe dar amplo campo de ajuste do volante, então pode-se colocá-lo exatamente na posição ideal. Os mostradores são de fácil e rápida leitura e com design isento de invencionices coloridas de gosto duvidoso.

 

Mostradores de bom gosto e funcionais
Mostradores de bom gosto e funcionais

Há amplo espaço para quem vai na frente. Já para os de trás não é tão bom, mas se o trajeto não for muito longo, e se o passageiro não for muito grande, não haverá reclamações. O banco do motorista tem também regulagem de altura e ambos os dianteiros são bem anatômicos, mas todos poderiam ser mais macios, tal como é o do seu “primo” Citroën C3 que, por sinal, compartilha a mesma mecânica.

Vale voltar a ressaltar que é um carro que agrada muito a quem gosta de dirigir, pois sua estabilidade é muito boa, sempre bem plantado, seja em curvas de baixa, seja nas de alta. Vai logo para onde se aponta, e  firme. Nisso está entre os melhores da categoria.

 

O prazer de guiar começa ao nos acomodarmos na posição ideal
O prazer de guiar começa  na acomodação à posição ideal

O que destoa do conjunto, quando se quer andar num ritmo mais vigoroso, é o comportamento do câmbio automático de quatro marchas. Para o dia-a-dia na cidade, e mesmo para uma viagem, nada há a reclamar dele, que troca marchas com uma suavidade exemplar. Mas na hora de andar mais rápido logo se vê que ele não foi planejado para isso. Alguns anos atrás, num câmbio automático quatro marchas eram suficientes, mas hoje se quer mais. O escalonamento dessas quatro marchas é perfeito, porém lhe cairia bem uma 5ª marcha que lhe desse a mesma relação final do 208 de câmbio manual. No automático, a 120 km/h o giro é 3.450 rpm, quando no manual, em 5ª, é 3.125 rpm. Não é nada que incomode, mesmo porque pode-se andar a 150 km/h com o de câmbio automático sem que haja algum ruído desagradável. É só uma questão de economia de combustível.

Também parece que o câmbio não leva muito em conta a boa potência que este motor 1,6-litro de 115/122 cv gasolina/álcool a 5.800 rpm e 15,5/16,4 m·kgf a 4.000 rpm disponibiliza em baixo giro. Nota-se que num ritmo leve ele bem que poderia subir marcha mais cedo, em giro mais baixo, como fazem os câmbios mais modernos e sintonizados com o comportamento dos motores atuais de ótima pegada em baixa. Isso também se refletiria em maior economia de combustível, embora ele não chegue a ser gastador. Na cidade seu consumo de álcool gira em torno de 7 a 8 km/l e na estrada em redor de 10 km/l. Em Drive ele sobe marcha a 5.500 rpm e quando se aperta o botão S, ou quando se está no modo de trocas manuais, isso ocorre a 6.200 rpm.

 

Ágil e macio. Muito bem acertado de chão.
Ágil e macio. Muito bem acertado de suspensão

As borboletas, solidárias à coluna de direção — o ideal, pois sempre estão no mesmo lugar —, ajudam quando se está em Drive, pois com elas volta e meia pode-se querer interferir, comandando uma redução ou uma subida de marcha.

 

Por trás, logo se vê que é um Peugeot
Por trás, logo se vê que é um Peugeot

A conclusão é que o 208 com câmbio automático é muito agradável de dirigir na cidade, e mesmo na estrada,  próprio quem não deseja dele nada além de um compacto ágil, confortável e recheado de cuidados com o motorista e ocupantes. Mas, devido à programação do câmbio automático, ele deixa um pouco a desejar ao se querer imprimir um ritmo vigoroso, para o qual todo o restante do carro está plenamente apto. Para isso existe o câmbio manual de série e, aí sim, o 208 pode mostrar que é um dos mais bem acertados e prazerosos hatches compactos do mercado.

 

Infelizmente, quando o encosto é rebatido o fundo do porta-malas não fica plano
Quando o encosto é rebatido, o fundo do porta-malas não fica plano

Para mais detalhes, vale ler as matérias do André Dantas (Peugeot 208, a marca do leão de volta à briga dos compactos) e do Bob Sharp (Peugeot 208 Griffe manual).

Preço sugerido: R$ 54.390, versão Active Pack com câmbio automático.

AK

Fotos: autor

 Veja o vídeo:

 

 

(Atualizado em 17/02/15 às 22h20, inclusão do vídeo)





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Arnaldo Keller

Arnaldo Keller: por anos colaborador da Quatro Rodas Clássicos e Car and Driver Brasil, sempre testando clássicos esportivos, sua cultura automobilística, tanto teórica quanto prática, é difícil de ser igualada. Seu interesse pela boa literatura o embasou a ter uma boa escrita, e com ela descreve as sensações de dirigir ou pilotar de maneira envolvente e emocionante, o que faz o leitor sentir-se dirigindo o carro avaliado. Também é o autor do livro “Um Corvette na noite e outros contos potentes” (Editora Alaúde).

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