• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Outros

EXTRA: “MR. K”. PIONEIRO DA NISSAN E PAI DO CARRO Z, MORRE AOS 105 ANOS

identicon por Autoentusiastas
21/02/2015
em Outros






240z
Yutaka Katayama, primeiro presidente da NIssan EUA, com o Datsun 240Z (Nissan)

Yutaka Katayama, o primeiro presidente da Nissan EUA, que conquistou a percepção do consumidor americano ao lançar o acessível carro esporte Datsun Z no início dos anos 1970, faleceu aos 105 anos.

Conhecido publicamente como “Mr. K,” Katayama deixou seu cargo nos EUA 40 anos atrás e se aposentou da Nissan, ambos em 1977. Mas sua presença constante como uma voz do passado, sênior, vigorosa e por vezes crítica, continuou a sustentar o interesse pela Nissan pelos carros Z nos EUA.

Na década de 1990, a subsidiária americana de vendas e marketing da Nissan — onde Katayama foi presidente de 1965 a 1975 — começou a apresentar um ator parecido que personificava “Mr. K” nos comerciais de TV.

Agências de notícias informaram neste sábado que Katayama morreu em conseqüência de problema cardíaco quinta-feira à noite num hospital em Tóquio.

KatayamaKatayama é bastante associado ao primeiro Datsun 240Z, lançado em 1970 na esteira da popularidade do Ford Mustang e do Chevrolet Camaro. Ele permaneceu ativo até recentemente como celebridade que visitava os fã clubes Z e comparecia aos eventos históricos Datsun e Nissan.

 

Foi também nos anos pioneiros de Katayama que a competente rede de concessionários Nissan nos EUA começou a comercializar o icônico Datsun 510, um pequeno mais veloz sedã japonês que Katayama esperava que roubasse alguns compradores dos alemães BMW.

Em 1960, Katayama foi enviado contra sua vontade aos Estados Unidos para uma pesquisa de mercado inicial. Ele achou que seu ”exílio” forçado deveu-se por sua posição contrária aos sindicatos japoneses na Nissan. Uma vez instalado no sul da Califórnia, ele ficou conhecido como um executivo japonês de pouca paciência com a visão cautelosa e conservadora de seus tomadores de decisão no Japão.

Ruptura com o pensamento tradicional

Sua carreira serve com uma imagem vívida do que a indústria automobilística japonesa passou para se estabelecer na América.

Os fabricantes japoneses no final dos anos 1950 acreditavam piamente que entrar nos Estados Unidos não fazia sentido. Diretores conservadores na Nissan e outras fábricas estavam relutantes em oferecer produtos pequenos, tipicamente subpotenciados, ao modo de utilização rápida nas estradas dos EUA.

Katayama repetidas vezes bateu de frente com a direção da empresa no Japão, insistindo que havia oportunidades viáveis no mercado americano.

No final do anos 1960 Katayama resistiu ao plano de vender o novo carro esporte Z nos EUA com seu nome no Japão: “Fairlady”

A direção da Nissan nos anos 1970, por seu lado, se recusou a planejar os volumes de produção que Katayama insistia em sua organização nos EUA ser capaz de vender.

Coube também a Katayama costurar uma complicada rede Datsun na América. Como ocorria com outros fabricantes japoneses que ousaram entrar nos EUA nos anos 1960 e 1970, o plano de distribuição Datsun da Nissan era uma mistura estranha de comerciantes independentes e regiões de distribuição que não chegava a somar uma rede de varejo nos 50 estados — e que não parecia muito disposta a cooperar.

O concessionário Morrie Sage, de Los Angeles, que morreu em 2011, uma vez lembrou à Automotive News que Katayama o inspirou a deixar seu emprego de gerente numa concessionária Ford local para se tornar um concessionário Nissan. Sage disse que em 1969 Katayama se dirigiu a um salão repleto de potenciais concessionários Datsun dizendo-lhes que “todos neste salão serão milionários um dia.”

A Divisão Nissan conta agora aproximadamente 1.100 concessionárias nos EUA, que no ano passado venderam 1.269.565 carros e picapes.

Falando francamente nos últimos anos

Katayama continuou a falar o que sua mente pensava mesmo depois de ter 100 anos. Depois que presidente executivo da Nissan, Carlos Ghosn, ressuscitou o Z nos anos 2000, com o 350Z e o 370Z para aclamação mundial, Katayama disse que o 370Z era um carro “mais ou menos”.

Em 2009, ele disse à Automotive News que o 370Z era muito pesado e muito caro, comparado com o ágil e acessível conceito do 240Z.

Katayama também não escondeu sua desaprovação da decisão da Nissan, em 1983, de acabar com o nome Datsun em favor de Nissan como marca.

A Nissan está se preparando agora para relançar o Datsun como submarca em determinados mercados emergentes pelo mundo.

Vida & Tempos de Mr. K

A Nissan produziu uma série de três vídeos intitulada “Life & Times of Mr. Yutaka Katayama, na qual ele fala sobre seus 80 anos às voltas com automóveis.

Veja os vídeos. Legendas em inglês podem ser ativadas clicando no botão “cc” na parte inferior iniciada a exibição.

 

Ae/BS (Automotive News/Lindsay Chappell)





Anterior

MUNDO ESTRANHO – CONTROLE & LIBERDADE

Próximo

VELOCIDADE, ABUSO NO BRASIL CONTRA O CIDADÃO

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

VELOCIDADE, ABUSO NO BRASIL CONTRA O CIDADÃO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação Land  Rover

LAND ROVER APRESENTA O NOVO DISCOVERY

11/04/2021
Daytona, 1990 (foto: ISC Images and Archives)

1990, AS ÚLTIMAS GRANDES VITÓRIAS DA JAGUAR

11/04/2021
Fotos: Divulgação Lamborghini

QUADRIGENTÉSIMO LAMBORGHINI HURACÁN

11/04/2021
Foto: extremetech,com

QUEM PRECISA DE TODA ESSA TECNOLOGIA NO AUTOMÓVEL?

10/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação Land  Rover

LAND ROVER APRESENTA O NOVO DISCOVERY

11/04/2021
Daytona, 1990 (foto: ISC Images and Archives)

1990, AS ÚLTIMAS GRANDES VITÓRIAS DA JAGUAR

11/04/2021
Fotos: Divulgação Lamborghini

QUADRIGENTÉSIMO LAMBORGHINI HURACÁN

11/04/2021
Foto: extremetech,com

QUEM PRECISA DE TODA ESSA TECNOLOGIA NO AUTOMÓVEL?

10/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In