• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae História

VELOZ (MUITO), MAS NADA DE FURIOSO

identicon por Bob Sharp
01/01/2021
em História






Como o MAO, sou grande admirador do jornalista inglês Leonard John Kensell Setright, ou L.J.K. Setright, como ele assinava suas incríveis matérias e análises de automóveis. Conheci seus textos na Car and Driver americana nos anos 1970 e 1980. Ele foi controlador de tráfego aéreo na Royal Air Force, advogado, autor de livros e jornalista automobilístico. Como eu, apreciava um bom cigarro, no caso o russo Sobranie Black. Viveu de 10 de agosto de 1931 a 7 de setembro de 2005, bons 74 anos.

Era inglês filho de pais australianos, talvez a razão de minha afinidade com ele, ambos temos a constelação do Cruzeiro do Sul no nosso céu.

Não, não é o da foto, de quem falarei daqui a pouco. A foto de L.J.K. Setright é esta:

 

LJK
L.J.K. Setright (foto autouniversum.wordpress.com)

Dez anos atrás, quando eu escrevia para o Best Cars a coluna semanal “Do banco do motorista”, uma delas foi “Dirigir com suavidade, uma arte“, em que começo falando de algo que havia lido do L.J.K. Setright ligado ao tema e em seguida estendendo o assunto. Vale a pena ler.

Agora volto ao mesmo assunto daquela coluna no Best Cars, desta vez uma experiência que vivenciei na última quinta-feira com a pessoa da foto de abertura como tema central. Ele é Cláudio Lobão, engenheiro da PSA Peugeot Citroën na fábrica de Porto Real (RJ), vizinha a Resende.

 

Setright

Foi a apresentação prévia de novo produto Peugeot (que só poderei revelar bem no final do ano, conforme acordado com a fabricante) que me levou a Engenheiro Passos (RJ), praticamente divisa com São Paulo, para, com outros sete jornalistas, dirigir quatro desses carros para as primeiras impressões.

Aconteceu que o programa que consistiu em rodar por várias estradas no entorno de Engenheiro Passos — algumas magníficas, que eu não conhecia — atrasou um pouco e eu tinha hora marcada para voltar a São Paulo e poder chegar a tempo para um evento às 20 horas.

Em vez de voltar dirigindo um dos novos carros, em comboio, ao hotel-base em Engenheiro Passos, o que levaria muito tempo, a Peugeot me colocou num 408 Griffe THP, com o Cláudio Lobão dirigindo. Um tipo enorme, 1,90 m, muito simpático.

Esse 408 fora usado naquele dia como carro-câmera, o fotógrafo Pedro Bicudo procurando os melhores ângulos até se valendo do teto solar aberto para o registro fotográfico de todo o evento, e além de mim e do Cláudio estavam o Rodrigo, motorista do carro-câmera, e a assessora de imprensa da Peugeot, a Giselli Cardoso.

Saímos logo depois do almoço em Maria da Fé (MG) rumo a Engenheiro Passos, a 138 quilômetros. Eram duas da tarde e pelo Google Maps o tempo de viagem previsto era de 2 horas e 7 minutos, uma vez serem estradas de mão dupla e sinuosas. Fiquei preocupado, pois havia planejado iniciar a viagem de volta a São Paulo no máximo às 4, de modo a chegar ao evento às 8, esperando o trânsito normalmente congestionado na chegada a São Paulo nesse horário, agravado pelas fortes chuvas naquele dia.

O Lobão entendeu a minha pressa e eu fiquei preocupado em estar no banco direito nesse retorno a Engenheiro Passos, pois não gosto realmente de ser conduzido rapidamente por quem não sei como dirige. Mas no primeiro quilômetro — sem exagero — qualquer preocupação ou temor desapareceu.

Eu só havia conhecido, de fato, o Lobão de manhã cedo, na palestra sobre o novo Peugeot (pode ser que o tenha visto em outros eventos, mas não me lembrava dele). Ele, inclusive, trabalha com Transmissão na PSA, e lhe pedi que me explicasse a questão da árvore intermediária do câmbio Aisin AT6 3ª-geração do C4 Lounge flex, no que fui prontamente atendido com o envio de um desenho didático de como é a disposição dela no câmbio, que publicarei ainda hoje, mais tarde. Leitores como o Lorenzo Frigério ficaram curiosos, com razão, e logo terão a explicação.

O Lobão acelerou para valer, com uma suavidade digna de nota. Nenhum tranco longitudinal ou transversal. Freava para as curvas no último instante freando do jeito certo, pressionando o pedal de freio em vez de apertá-lo, da mesma maneira que se deve fazer com o gatilho de uma arma de fogo. Ao voltar a acelerar, o fazia como se faz com o manete do acelerador dos aviões, num crescendo e não de repente. A entrada nas curvas era a síntese da concordância de uma curva — uma reta de raio infinitamente longo — para outra. Na saída, mesma coisa. Absolutamente show! O 408 mostrava o comportamento impecável já comentado aqui, neutro e com rolagem desprezível. Os pneus cantavam apenas levemente.

Usava o Aisin AT6 2ª-geração misturando Automático com Manual. Mais do que ninguém ele sabia o que estava fazendo, pois é ele quem calibra os câmbios automáticos na PSA. Nas aproximações sob frenagem, deixava o câmbio decidir a redução ou a comandava manualmente, nas saídas subia uma marcha e deixava o resto por conta do câmbio. Um verdadeiro balé da mão direita!

E tudo isso conversando normalmente, a paisagem passando em câmera-lenta (Jackie Stewart disse isso, que quando se está bem num carro de corrida o mundo passa em câmera-lenta, não importa o ritmo em que se esteja). Comentei sobre a rapidez das trocas de marcha no Aisin do C4 Lounge e ele explicou (enquanto andava no limite) que no 2ª-geração o processo levava em conta a posição do acelerador e que no de 3ª era baseado em tempo, daí a diferença.

Na descida da serra antes de Engenheiro Passos não percebi menor desaceleração das freadas apesar do mesmo ritmo, sinal de que não havia fading. Seria excelência da engenharia francesa? Eu havia experimentado o mesmo no lançamento do Renault Mégane, em março de 2006, ao descer a Serra da Graciosa em ritmo de corrida, nada de fading.

Chegamos ao hotel às 4 e 20, completamente relaxados (a foto do Lobão foi feita logo após chegarmos), voltei a São Paulo 20 minutos depois e cheguei a tempo para o compromisso.

Obrigado, Lobão, por me proporcionar momentos maravilhosos vendo-o dirigir. Parabéns pela pilotagem magnífica. E parabéns também, Peugeot, pelo 408 com esse incrível motor THP.

 

408 cop

BS





Anterior

CROSS UP!, PEQUENA VARIAÇÃO DO PEQUENO VW

Próximo

CÂMBIO AISIN AT6, A EXPLICAÇÃO

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

CÂMBIO AISIN AT6, A EXPLICAÇÃO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In