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Home Matérias Análises

O FORD JAMPA

identicon por Carlos Meccia
27/08/2015
em Análises, História






OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ford Bronco 1976, jipinho made in USA

Eu trabalhava na Engenharia Avançada da Ford em seu Centro de Pesquisas (CPq) em São Bernardo do Campo quando nos idos de 1978 iniciamos o programa BETA, que aém do projeto de uma picape, previa também outros dois estudos, um furgão e  um utilitário, todos com base na plataforma básica do Ford Corcel.

A picape o leitor conhece muito bem, o Ford Pampa lançado em 1982 e que marcou época como um dos mais bem sucedidos projetos brasileiros. Em 1984 a Pampa lançou sua versão 4×4 que foi um grande desafio de engenharia pois o projeto não contemplava um interdiferencial para compensar as diferenças de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro principalmente em curvas, limitando o seu uso ao off-road.

 

popaganda pampa 4x4

Recomendo ao leitor minha matéria Memórias da Ford – parte 3 que aborda também a história da Pampa.

O projeto do furgão parecia ser muito simples, seria a própria Pampa com baú fechado em vez da caçamba aberta.

Foi construído um protótipo funcional na ferramentaria do CPq e que foi submetido a analises de  custos e de manufatura em termos de viabilidade do projeto. Este protótipo tinha inclusive um defletor no teto para melhoria da aerodinâmica do furgão.  Modelos em escala  também foram submetidos a testes em túnel de vento para adequação da altura e do formato do  baú.

 

Teste do modelo em escala 1:5 em túnel de vento

 

roof spoiler
Rascunho do aerofólio do teto

 

prototipopampa (2)
A Pampa furgão coberta com uma lona no CPq, ao lado do Fiat Fiorino. Da para imaginar o defletor no teto escondido pela lona

Nadou, nadou e morreu na praia…

Nem mesmo a proposta da terceirização do baú e do defletor a  serem  feitos na estamparia da Karmann-Ghia deu resultado em viabilidade e o projeto foi descontinuado

Na época o Fiat Fiorino, que era o Fiat 147 com baú, já fazia sucesso como veículo utilitário urbano e nem isso sensibilizou a Ford a continuar com o projeto da Pampa Furgão.

 

fiat fiorino

Na realidade a Pampa Furgão entrou indiretamente em produção através do mercado paralelo. Varias empresas encarroçadoras fizeram projetos diversos de baús e capotas para a resistente picape Pampa.

 

after market bau pampa

capota-pampa

Vamos ao Jampa, que é  o  foco principal desta  matéria.

O Jampa foi criação da engenharia da Ford no Brasil, um misto Jeep/Pampa e teve como referência o Ford Bronco, um utilitário produzido nos Estados Unidos entre 1966 e 1996 em cinco gerações sucessivas.

O primeiro Bronco, sempre na versão 4×4, foi lançado em 1966 como competidor direto do Jeep Willys CJ5 e ficou até 1977 mantendo a característica ORV (off-road vehicle). Com três tipos de motorização,  6 cilindros 170-pol³ (2.785 cm³) do Ford Falcon,  V-8 289-pol³ (4.735 cm³) e  302-pol³ (4.940 cm³) da série Windsor, fez sucesso no mercado estadunidense.

Em 1978 o Bronco ficou grandão e deixou de ser jipinho para ser um utilitário esporte, já em base da picape F-100 com chassis encurtado e utilizando somente o motor V8 302-pol³.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

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OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No Brasil, o Jampa também teria a missão de substituir o Jeep Willys CJ5 , como fez o Bronco nos Estados Unidos.

O estudo da distância entre eixos e de carregamento foi o ponto de partida para o Jampa.

 

fordino desenho 1
Uma das páginas do estudo preliminar para a escolha da distância entre eixos do Jampa, incluindo também a Pampa Furgão

Para comparação:

Corcel 2.440 mm
Pampa 2.580 mm
Bronco MK1 2.337 mm
Jeep CJ5 2.057 mm
Jeep CJ6 2.565 mm

O Jampa utilizou a mesma distância entre eixos do Corcel, 2.440 mm, ficando apenas 103 mm maior que o Bronco.

Um protótipo funcional foi construído no CPq com duas capotas removíveis, uma de lona e outra rígida, sendo a mecânica  mantida a mesma  da Pampa 4×4.

A tração 4×4 da Pampa não tinha interdiferencial para equalizar as diferenças de rotação dos eixos, principalmente em curvas e também não tinha a caixa de transferência com reduzida, limitando o projeto.

O Jampa nunca seria um Jeep de verdade e todas as avaliações veiculares que fizemos confirmaram este aspecto.

Estudos foram feitos para adaptar a caixa de transferência com reduzida e interdiferencial do Bronco, porém não houve viabilidade  técnica e  comercial.

jampa1

jampa b

jampa c
Fotos do Jampa no CPq, semelhança gritante com o Bronco! (f0tos www.carroantigo.com)

A Ford desistiu do projeto Jampa e em 1983 o Jeep Willys também saiu de produção.  A Ford definitivamente abandonou este segmento.

Espero que o meu grande amigo  jornalista Roberto Nasser consiga resgatar o protótipo do Jampa, se é que ele ainda existe,  para o seu museu em Brasília.

CM





Tags: análiseFordhistória
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Carlos Meccia

Engenheiro mecânico formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) em 1970, trabalhou 40 anos na Ford brasileira até se aposentar. Trabalhou no campo de provas em Tatuí, SP e por último na fábrica em São Bernardo do Campo. Dono de amplo conhecimento de automóveis, se dispôs a se juntar ao time de editores do AUTOentusiastas após sugestão do editor Roberto Nasser.

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