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Home Mundo Ae MOTOentusiastas

A VERSÁTIL HONDA CB 500 F, NO USO

identicon por Arnaldo Keller
09/12/2018
em MOTOentusiastas, Testes
Boa companheira, seja para o dia-a-dia ou estrada

Boa companheira, seja para o dia-a-dia ou estrada







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Uma moto cujo destaque é a versatilidade. Não é expoente em nada, não é a mais rápida, não é a mais veloz, não é a mais isso ou mais aquilo, mas ela nos conquista pela média, por ser boa em tudo. O motor bicilíndrico de 471 cm³ gera 50,4 cv a 8.500 rpm e 4,55 m·kgf a 7.000 rpm; e ela é uma moto leve, pesa 190 kg com tanque cheio (180 kg a seco), o que representa só 29 kg mais que uma CB300 R. Essa boa relação peso-potência (3,6 kg/cv sem o piloto) lhe dá uma aceleração de dar gosto.

As seis marchas são próximas, então é tratar de meter marcha atrás de marcha em rápidas sucessões, o giro caindo muito pouco ao entrar a marcha seguinte, que nesse ritmo ela acelera para valer. Com carros tenho mais facilidade em acertar os tempos da aceleração do zero aos 100 km/h, mas me arrisco a dizer que esta moto o faz na casa dos 5 segundos, o que é algo respeitável, rápido; poucos carros a superam na arrancada, bem poucos.

 

Boa para tudo
Boa para tudo

O conjunto é muito bom. Ela toda é certa; com ótima ciclística, comandos precisos, boa ergonomia, pouco peso, tamanho médio, ágil, suspensão não muito dura, no ponto, e com suficiente curso para enfrentar piso ruim e buracos inevitáveis, além das lombadas. Uma excelente naked para quem quer entrar no mundo das big bikes e ainda não se acha suficientemente experiente para dominar com tranqüilidade uma moto mais pesada e, digamos, estúpida. Esta, não.

Esta é um “docinho”. Escrevo aqui “docinho”, pois essa é a palavra que sempre me tem vindo à boca quando perguntam sobre ela. Um docinho porque ela é dócil, muito equilibrada e obediente. Obedece imediatamente a qualquer comando, seja para acelerar rápido, seja para frear forte, seja para deitá-la e levantá-la nas curvas, seja para passear devagar em giro baixo só curtindo a brisa.

 

Boa companheira, seja para o dia-a-dia ou estrada
Boa companheira, seja para o dia-a-dia ou estrada

É uma moto que agrada no dia-a-dia, porque além de “maneira” não é uma moto calorenta no trânsito — de seu motor e radiador não vêm lufadas quentes — e também agrada em viagens de fim-de-semana. Não há como não gostar dela.

Na década de 1980 tive uma CB400 nacional, motor preparado pela Projeto H, e andar nesta CB500 F me trouxe reminiscências dessa boa moto, principalmente pelo porte e posição de dirigir. Na certa os saudosos das CB400 e CB450 terão nela a sua versão moderna, claro que em muito melhorada, em tudo. Absolutamente tudo, menos a posição da garupa, que nesta é elevada em relação à sela do piloto. Prefiro sela plana, com mesma altura entre piloto e garupa, para que a moça que ali vai se abrigue atrás de nós. Além disso, a garupa sentando mais baixo há menor elevação do centro de gravidade do conjunto.

 

São 50,4 cv que não nos deixam passar vontade
São 50,4 cv que não nos deixam passar vontade

Também não é muito do meu agrado o painel digital. O conta-giros está de difícil legibilidade. Na verdade, ainda não encontrei um mostrador digital de moto com tão rápida leitura quanto à de um bom analógico. Acho isso importante principalmente para motos, pois com elas temos que redobrar a atenção com o que vai adiante e perder menos tempo olhando os mostradores. Perigos secundários para um carro são prioritários para uma moto: buracos, veículos dirigidos por descuidados, areia no asfalto, óleo, trecho molhado em sombreados etc. Prefiro os ponteiros dos mostradores analógicos, pois com eles basta uma batida de olho para que saibamos o necessário.     

 

Conta-giros digital não muito legível quando sob luz forte
Conta-giros digital não muito legível quando sob luz forte

 

A naked CB500 F tem duas irmãs mais novas — elas foram lançadas este ano e a naked ano passado — com as quais compartilha o mesmo conjunto motriz, a esportiva CB500 R e a crossover CB500 X. Esta naked é a que me parece a mais versátil, pois sua posição de montada é a mais tradicional para as motos, tempo em que uma só moto tinha que encarar todas. O guidão da naked é um pouco mais alto que o da esportiva e um pouco mais baixo que o da crossover, portanto, não é baixo a ponto de nos cansar as costas por ficar muito tempo debruçado numa viagem longa, como é o caso da esportiva, nem alto a ponto de nos deixar escorando muito vento no peito, caso da crossover. Nas crossover se resolve isso com uma bolha protetora, porém, se você não é muito chegado a essas bolhas, como eu, preferirá a posição proporcionada pela naked, com os braços mais baixos e juntos, o que nos deixa mais “aerodinâmicos” e dispensa a bolha.

 

Posição tradicional de montada
Posição tradicional de montada

Na estrada, em 6ª marcha e a 120 km/h reais o giro vai a 6.000 rpm. O motor gera potência de sobra a essa rotação. A 6ª poderia ser um pouco mais longa e se percebe isso quando volta e meia, instintivamente, buscamos uma marcha mais. Mas não chega a incomodar, pois a esse giro o motor vai liso e até permite manter velocidades de cruzeiro mais altas. O corte de rotação, limpo, ocorre a 9.000 rpm.

 

Freios ABS a encarecem em R$ 1.500

Na estrada fez média de 25 km/l, o que reputo econômica para o desempenho. Com seu tanque de 15,7 litros a autonomia é de quase 400 quilômetros.

Custa R$ 22.000. Com freios ABS o preço aumenta para R$ 23.500.

AK

Fotos: autor

FICHA TÉCNICA HONDA CB 500 F
 
MOTOR
Tipo 4-tempos, dois cilindros paralelos, refrigeração líquida. duplo comando, quatro válvulas por cilindro, árvore de balanceamento, gasolina
Diâmetro x curso 67 x 66,8 mm
Cilindrada 471 cm³
Potência máxima 50,4 cv a 8.500 rpm
Torque máximo 4,55 m·kgf a 7.000 rpm
Formação da mistura PGM-F1 com corpos de borboleta de 34 mm
Ignição Transistorizada digital controlada por computador, avanço eletrônico
Taxa de compressão 10,7:1
Sistema de partida Elétrica
TRANSMISSÃO
N° de marchas do câmbio Seis
Transmissão final Corrente selada com O-ring
Embreagem Multidisco, comando mecânico
CHASSI
Quadro Diamond cm tubos de Ø 35 mm
Cáster 25°30′
Avanço 103 mm
Suspensão dianteira Garfo de 41 mm, curso 109 mm
Suspensão traseira Pro-Link monomola com 9 posições de pré-carga, curso 119 mm
Freio dianteiro Disco ondulado de Ø 320 mm, pinça de 2 pistões
Freio traseiro Disco ondulado de Ø 240 mm, pinça de 1 pistão
Controle ABS opcional
Pneu dianteiro 120/70R17
Pneu traseiro 180/60R17
DIMENSÕES, PESOS E CAPACIDADES
Comprimento 2.075 mm
Largura 780 mm
Altura (com espelhos) 1.060 mm
Entreeixos 1.409 mm
Altura da sela 785 mm
Peso em ordem de marcha 190 kg (com ABS, 192 kg)
Tanque de combustível 15,7 litros
INSTRUMENTAÇÃO
Itens Velocímetro e conta-giros digitais, hodômetro totalizador e parcial, consumo instantâneo e médio, relógio, luzes-testemunha
ILUMINAÇÃO
Farol Superfície complexa, lâmpada halógena H4
DESEMPENHO E CONSUMO
Velocidade máxima (est) 176 km/h
Consumo médio (EUA) 25,5 km/l





Tags: Hondamoto
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Arnaldo Keller: por anos colaborador da Quatro Rodas Clássicos e Car and Driver Brasil, sempre testando clássicos esportivos, sua cultura automobilística, tanto teórica quanto prática, é difícil de ser igualada. Seu interesse pela boa literatura o embasou a ter uma boa escrita, e com ela descreve as sensações de dirigir ou pilotar de maneira envolvente e emocionante, o que faz o leitor sentir-se dirigindo o carro avaliado. Também é o autor do livro “Um Corvette na noite e outros contos potentes” (Editora Alaúde).

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