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Home Avaliações Testes

SAVEIRO CROSS CABINE-DUPLA, NO USO

identicon por Bob Sharp
26/08/2015
em Testes






VW Saveiro Cross 03
Saveiro Cross cabine-dupla

A grande novidade da linha VW Saveiro, sem nenhuma dúvida, é a chegada do modelo de cabine dupla no mês passado.  Vem em três versões: Trendline (R$ 47.490), Highline (R$ 52.720) e Cross (R$ 59.990), sempre com motor 1,6-litro, com um porém: só a Cross traz o novo motor EA211 (novo até na Alemanha) de duplo comando e 4 válvulas por cilindro de 110/120 cv gasolina e álcool, enquanto as duas versões “civis” continuam com o EA111 monocomando e 2 válvulas de 101/104 cv.

Este começou a vida no Brasil com a inauguração da fábrica de motores em São Carlos (SP) em outubro de 1996, a chamada Fábrica 4 — a 1, em São Bernardo do Campo, a 2, em Taubaté e a 3, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

 

VW Saveiro Cross 12
O motor EA2111 duplo-comando e 16 válvulas é brilhante; não há mais reservatório de gasolina para as partidas sob baixas temperaturas

Na Fábrica 4 são produzidos o EA111 1- e o 1,6-litro e lá já foi feito também o 1,4-l  de 78/80 cv para o Fox de exportação a gasolina (não é mais) e para a Kombi, de 2006 até o final do ano passado, quando saiu de produção. E, claro, o novo EA211, que na mesma ocasião passou a propulsionar também o Fox Highline que tem exclusivamente o novo câmbio manual de seis marchas (teste “no uso” nos próximos dias).

A Saveiro cabine-dupla é a resposta da Volkswagen à concorrente Fiat, que desde 2009 tinha versão semelhante da Strada e que um ano atrás saiu com a novidade da terceira porta no lado direito.

 

VW Saveiro Cross 07
Interior simples porém tudo no lugar e que propicia boa sensação de conforto

A marca alemã partiu para solução ortodoxa de aumentar a cabine porém mantendo-a de duas portas, provendo acesso por portas mais compridas, que são as mesmas do Gol 2-portas, lançado em novembro de 2012. Assim, o acesso ao banco traseiro também é ortodoxo, rebatendo o encosto do banco dianteiro e, dependendo da compleição física do passageiro que vai embarcar,  levando o banco à frente.

 

VW Saveiro Cross 06
No “sentado atrás de mim”, espaço para pernas praticamente inexistene

Mas não foi providenciada a útil memória “mecânica”, que retorna o banco à mesma posição de antes, exigindo novo ajuste de distância, o que é longe de ser prático. Nesse ponto a terceira porta da Strada ajuda, embora o embarque/desembarque ao parar o carro para isso à esquerda numa rua de mão única complique, a exemplo do Hyundai Veloster.

Em março eu havia andado com a Saveiro Cross de cabine estendida, com esse novo motor EA211 e as impressões agora, com a nova versão,  são exatamente as mesmas. A análise recai primariamente sobre a nova carroceria e o uso no dia a dia.

Apesar de a Saveiro Cross cabine-dupla estar homologada para cinco ocupantes, com três no banco traseiro, na verdade é um “2+3”, dado que o espaço para pernas é crítico, tal como na concorrente Strada, prevista para quatro pessoas apenas.

De qualquer maneira, tanto numa como na outra, abre-se possibilidade de transportar mais de um passageiro, especialmente se forem crianças, como levar os filhos junto num passeio ou viagem ou à escola. Para conforto ou pelo menos eliminar sensação de claustrofobia, os vidros traseiros são basculantes.

 

VW Saveiro Cross 18
Vidros traseiros abrem-se basculando-os

A Saveiro Cross mostra-se mesmo adequada para o uso diário, com um rodar firme porém confortável, “voando” por cima da buraqueira e das lombadas. Um detalhe interessante é a tampa da caçamba contar com uma mola a gás colocada sob o assoalho e longitudinalmente, de modo que a tampa não “cai” ao ser aberta, evitando eventual ferimento.

A caçamba acomoda até a borda 580 litros de carga, o comprimento é de 1.106 mm que, se é menor que uma caçamba de carroceria cabine simples ou estendida, tem bom tamanho. As caixas de roda ocupam pouco espaço e o estepe fica sob o assoalho da caçamba.

VW Saveiro Cross 26
Macaco, chave de roda e triângulo ficam guardados sob o banco traseiro um compartimento com tampa

Boa  de estrada, vai tranqüila nas velocidade praticadas nas autoestradas, com pouco abaixo de 3.400 rpm a 120 km/h. Mesmo com pneus mistos vai bem de curva e na hora de desacelerar ou parar os quatro freios discos mostram seu valor. A iluminação é potente, com os faróis altos auxiliados pelos de longo alcance que são combinados com os de neblina.

 

VW Saveiro Cross 01
Boa iluminação garantida

Já falado, o ponto alto é o motor EA211, que apesar de desenvolver apenas 120 cv com álcool, é de uma elasticidade notável, fora a suavidade de funcionamento mesmo com relação raio da manivela-biela (r/l) 0,31. Em marcha-lenta parece que o motor está desligado.

Ainda não há dados de consumo oficial Inmetro/Conpet e nem a fábrica fornece, mas com álcool, desde de que o tráfego não esteja congestionado consegue-se 9,5 a 10 km/h e 12,5 a 13 km/l na estrada, com álcool. Com o tanque de 55 litros se vai longe mesmo com o combustível feito de cana de açúcar. Consumo reduzido foi um dos pressupostos da nova família de motores EA211

Acho que o chefe supremo de estilo do Grupo Volkswagen, o italiano Walter d’Silva, que tem uma Saveiro na Alemanha e adora o veículo, vai se empolgar com o que a turma do Brasil fez!

BS

Fotos: Paulo Keller

Mais fotos:

 

Wolf
Quadro de instrumentos “Wolfsburg”, só podia ser

 

VW Saveiro Cross 24
Freio a disco traseiro

 

VW Saveiro Cross 15
Outra vista do “posto de pilotagem”

 

VW Saveiro Cross 13
Coxim hidráulico

 

VW Saveiro Cross 11
Roda de 15 pol., desenho bem elaborado

 

FICHA TÉCNICA NOVA VW SAVEIRO CROSS CABINE DUPLA
 
MOTOR
Instalação Dianteiro, transversal
Material do bloco/cabeçote alumínio
Configuração / n° de cilindros Em linha / quatro
Diâmetro x curso (mm) 76,5 x 86,9
Cilindrada (cm³) 1.598
Taxa de compressão (:1) 11,5
Potência máxima (cv/rpm) 110/5.750 (G), 120/5.750 (A)
Torque máximo (m·kgf/rpm) 15,8/4.000 (G), 16,8/4.000 (A)
N° de válvulas por cilindro Quatro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada
N° de comandos de válvulas Dois, correia dentada / cabeçote / variador de fase na admissão, campo de 50º
Formação de mistura Injeção eletrônica multiponto no duto
Gerenciamento do motor Simos 15
Combustível Gasolina comum e/ou álcool
TRANSMISSÃO
Rodas motrizes / câmbio Dianteiras / manual
Número de marchas 5 à frente + ré
Relações de transmissão (:1) 1ª 3,465; 2ª 1,954; 3ª 1,281; 4ª 0,927; 5ª 0,740; ré 3,182
Relação do diferencial (:1) 4,357
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica
Diâmetro mín. de curva (m) 11,5
Relação de direção (:1) 15,8
N° de voltas entre batentes 3
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido
Dianteiros Disco ventilado de Ø 280 mm
Traseiros Disco de Ø 232 mm
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio 6Jx15
Pneus 205/60R15H
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.133
Carga máxima 607
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, picape 2 portas, 5 lugares, cabine dupla, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,398
Área frontal (m²) 2,24
Área frontal corrigida (m²) 0,892
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.511.
Largura sem/com espelhos 1.729/1.898
Altura 1.553
Distância entre eixos 2.750
Bitola dianteira/traseira 1.435/1.493
CAPACIDADES (L)
Caçamba 580
Tanque de combustível 55
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 10,6 (G). 10,1 (A)
Aceleração 0-1.000 m (s) 32,5 (G); 31,9 (A)
Retomada 80-120 km/h, 5ª (s) 18,5 (G), 17,9 (A)
Velocidade máxima (km/h) 174 (G), 177 (A)
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 5ª (km/h) 35,5
Rotação em 5ª a 120 km/h 3.380
Rotação em vel. máx., 5ª 5.000

 

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS VW SAVEIRO CROSS CABINE-DUPLA  
   
Acionamento elétrico dos vidros um-toque subir/baixar  
Acionamento uma-varrida do limpador de pára-brisa  
Ajuste de altura do banco do motorista  
Ajuste de altura e distância do volante  
Ajuste elétrico dos espelhos externos  
Antena de teto  
Apoio do pé esquerdo  
Apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura  
Arco de segurança em capotagem com função de aerofólio  
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen  
Áudio: AM-FM, toca-CD, Bluetooth, MP3 e entradas USB e Aux  
Bagageiro de teto longitudinal  
Bloqueio eletrônico do diferencial via freio  
Capota marítima  
Chave tipo canivete com alarme por controle remoto  
Cintos de traseiros de três pontos (2)  
Cintos dianteiros com pré-tensionador e limitador pressão  
Controle de estabilidade e tração desligável  
Controle de redução do freio-motor nas trocas de marchas  
Desembaçador do vidro traseiro  
Espelho externo direito com função de baixar orientação ao engatar ré  
Estepe operacional com roda de aço  
Faróis auxiliares de função dupla, neblina e longo alcance  
Faróis duplos  
Faixa degradê no pára-brisa  
Freios ABS com BAS, EBD e função off-road  
Ganchos deslizantes na caçamba para amarração de carga  
Grade de proteção no vidro traseiro  
Iluminação da caçamba integrada à 3ª luz de freio  
I-System com Eco-Comfort, computador de bordo  
Janelas traseiras basculantes  
Limpador de pára-brisa com temporizador  
Luzes de leitura dianteiras  
Moldura latreral ‘Cross’  
Pára-choque dianteiro estilo off-road  
Pára-sóis com iluminação  
Porta-objetos nas laterais das portas  
Porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros  
Quatro alto-falantes e dois tweeters  
Repetidoras dos indicadores de direção nos espelhos  
Revestimento das portas em tecido  
Sapatas de pedais esportivas  
Sensores de estacionamento traseiro  
Tampa traseira com amortecimento por mola a gás  
Tomada de 12 V traseira  
Travamento elétrico de portas  
Velocímetro auxiliar digital (parte do I-System)  
Volante multifuncional com comando do áudio e do I-System  
   
OPCIONAIS
Pintura metálica                R$ 1.109
Pintura especial                R$ 1.385
Banco em couro sintético  R$ 501
Módulo Tecnologia R$ 1.014
– Controle de velocidade de cruzeiro  
– Sensores de chuva e crepuscular  
– Retrovisor interno eletrocrômico  
 
PREÇOS DO VEÍCULO
Básico                R$ 59.990
Como testado  R$ 61.505
Máximo              R$ 62.890

 





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