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Home Avaliações Testes

JEEP CHEROKEE DE NOVA GERAÇÃO, PARA O QUE DER E VIER

identicon por Bob Sharp
11/09/2014
em Testes






DSC01035
No palco, na apresentação à imprensa em Atibaia, ontem

Jeep é uma marca que pode se chamar de atribulada. Começou como marca registrada da Willys-Overland americana, fabricante essa que passou para as mãos da American Motors Corporation (AMC) em 1970. Em 1987 a AMC foi absorvida pela Chrysler Corporation e a marca virou Jeep Eagle. Onze anos depois a Chrysler fundiu-se com a Daimler-Benz, virando DaimlerChrysler, fusão desfeita em 2007 passando a Chrysler, com nova razão social, Chrysler LLC, a ser independente novamente — e sempre carregando a marca Jeep. Em maio 2009 a Fiat S.p.A. comprou 20% da Chrysler, foi aumentando a participação para, no começo do ano, ficar com 100% da fabricante americana e surgindo a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), fusão das duas fabricantes.

 

DSC01064
Visual agradável sem ser rebuscado

Marca atribulada sim, porém muito forte. Aliás, cada vez mais forte, podendo-se dizer ser tão importante quanto a própria marca Chrysler. É mesmo incrível que tudo tenha começado em 1941 com um pequeno utilitário de tração nas quatro rodas temporária projetado especificamente para uso militar. Incrível também que a única marca e produto rival hoje — em espírito  e caráter — tenha surgido depois da Segunda Guerra Mundial no outro lado do Atlântico, o Land Rover.

Em abril do ano passado, no Salão de Nova York, o Jeep Cherokee de quinta geração geração foi apresentado e as vendas começaram em setembro. Agora, um ano depois, chega ao Brasil nas suas três versões, a de entrada Longitude, a intermediária Limited e a topo Trailhawk, todas 4×4 e com motor a gasolina Pentastar V-6 de 3,2 litros, 271 cv a 6.500 rpm e 32,2 m·kgf a 4.400 rpm, um duplo-comando de acionamento por corrente com variador de fase em ambos e quatro válvulas por cilindro. A novidade é ser primeiro veículo com câmbio automático epicíclico de nove marchas (que o rival Land Rover Evoque recebeu em seguida), ambos ZF, mas no caso do Cherokee fabricado na própria Chrysler, sob licença da ZF, na fábrica de câmbios em Kokomo, estado de Indiana. Mas sabe onde o Cherokee é fabricado? Na fábrica de Toledo, Ohio, onde o Jeep militar foi produzido!

 

DSC01063
O motor Pentastar 3,2-l, transversal…e empoeirado na volta do teste

O Limited, único disponível para andar ontem na região de Atibaia (SP), já está sendo comercializado por R$ 174.900, mas o Longitude de R$ 159.900 e o Trailhawk de R$ 179.900, só em dezembro, segundo a divisão Chrysler.

O desenho é totalmente novo o estilo da fabricante conseguiu atenuar a imagem de “bravo” mas sem perder a identidade. Ficou elegante e o deixa como suve para uso no dia-a-dia, mas seu proprietário terá a certeza poder contar com ele para o que der e vier. Pode ser, e é provável que não,  que nunca se aventure em caminhos difíceis, que nunca venha a praticar o off-roading, mas a certeza de poder fazê-lo se e quando quiser, dá paz de espírito. Afinal, nunca se sabe o que se encontrará pela frente. Como os californianos, que sabem que se o Big One, o abalo sísmico da Falha de San Andreas, a falha geológica  na costa oeste dos EUA, acontecer, é bom ter um carro que possa andar em eventual caos. Essa sensação passa claramente ao se dirigir um Cherokee, ainda mais agora, redesenhado, elegante e confortável.

 

DSC01055
Estilo da traseira ficou muito bom, especialmente a altura das lanternas traseiras que se estendem pela porta de carga; há duas luzes de neblina no pára-choque traseiro; o local é a Pedra do Coração, próximo a Bom Jesus dos Perdões (SP)

Suas dimensões são adequadas, com 4.624/1.850/1.683 mm (comprimento, largura sem espelhos/altura) e entreeixos de 2.700 mm. O diâmetro mínimo de curva é 11,5 m.

 

DSC01059
Interior elegante e confortável; a marca branca no pedal de freio é apenas uma nesga de sol que o fotógrafo aqui não percebeu…

Mesmo sem ter reduzida no câmbio, que só o Trailhawk tem, os caminhos que a Chrysler escolheu para a caravana andar eram desafiadores, tanto em rampa quanto em piso irregular, de muitas pedras. A tração é dianteira, mas ao menor sinal de patinagem a embreagem multidisco entre os eixos manda tração para trás de maneira automática e imperceptível, e o veículo arranca sem a menor dificuldade.  Se a situação complicar de fato, usa-se o seletor de terreno de quatro posições — Automático, Neve, Sport e Areia/lama, este último deixando a tração fixa 50-50%. A ação do diferencial traseiro é anulada pelo freio da roda que perca contato com o solo e o Limited segue andando. Tudo com relativo conforto da suspensão independente nas quatro rodas  McPherson-multibraço, esta herança dos tempos DaimlerChrysler. Tem controle de estabilidade e tração, que pode ser desligado, e a altura livre do solo é 200 mm.

 

DSC01062
A grade marca registrada do Jeep foi suavizada com uma parte inclinada para trás;. em cima ficam as luzes de uso diurno, a LEDs, enquanto  os faróis bixenônio estão logo acima do pára-choque

Os pneus são de asfalto (225/55R18, inclusive estepe, só que com roda de aço) e mesmo pesando 1.834 kg, apesar do monobloco apenas em aço, o comportamento em curva é de primeira grandeza. O câmbio só permite trocas manuais seqüenciais pela alavanca (para trás sobe, para frente reduz) e nesse modo manual não sobe marchas ao chegar ao corte (limpo) a 6.800 rpm. Nas trocas automática muda a 6.500 rpm. A distribuição de peso é 57-43%. A direção tem assistência elétrica com relação 15,4 :1, perfeita para o tipo de veículo, e o volante de 380 mm de diâmetro é bem inclinado, com posição de dirigir perfeita, dando 2,6 voltas entre batentes.

A nona marcha é bem longa, 0,48,1, o que resulta na v/1000 de 82,6 km/h ou 120 km/h a 1.400 rpm. A velocidade máxima é 190 km/h e o 0-a-100 km/h é feito em 8 segundos. O consumo não foi informado, mas pelas normas européias é 8,1 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. O tanque é de 60 litros.

 

DSC01056
Ótimo espaço atrás “sentado atrás de mim”

Acomoda bem cinco ocupantes e o espaço no banco traseiro é muito bom, com três cintos de três pontos atrás. O porta-malas é de 500 litros.

Como suve, é mesmo um belo exemplar.

BS

Fotos: autor

oz, Bluetooth, entradas auxiliar de 3,5 mm, USB e SD Card

FICHA TÉCNICA JEEP CHEROKEE LIMITED 2015
 
MOTOR V-6 transversal, bloco e cabeçotes de alumínio,   duplo comando no cabeçote acionado por corrente, variador de fase admissão e escapamento, 4-válvulas por cilindro, gasolina 95 octanas RON
Cilindrada (cm³) 3.239
Diâmetro e curso (mm) 91 x 83
Taxa de compressão 10,7:1
Potência máxima (cv/rpm) 271/6.500
Torque máximo (m·kgf/rpm) 32,2/4.400
Formação de mistura Injeção eletrônica no duto
Rotação de corte (rpm) 6.800
SISTEMA ELÉTRICO
Tensão nominal (V) 12
Bateria (A·h) 80
Gerador, tipo (A) Alternador, 160
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro de 9 marchas mais ré
Tração 4×4 sob demanda
Relações da marchas (:1) 1ª 4,71; 2ª 2,84. 3ª 1,91; 4ª 1,38, 5ª 1,00:1; 6ª 0,81 7ª 0,70; 8ª 0,58; 9ª 0,48; ré 3,83
Relação de diferencial (1) 3,25
Divisão de torque Auto 70-30%; neve 60-40%; sport 40-60%, areia/neve 50-50%
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço inferior triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
DIREÇÃO Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade
Voltas entre batentes 2,6
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,5
FREIOS
Dianteiros A disco ventilado de Ø 330 mm
Traseiros A disco de Ø 278 mm
Controle ABS, EBD, auxilio à frenagem, pré-disposição para frenagem de emergência e secagem dos discos sob chuva
De estacionamento Elétrico
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio,7J x 18 (estepe, aço)
Pneus 225/55R18W
CARROCERIA Monobloco em aço, suve, quatro portas, subchassi dianteiro de alumínio, cinco lugares
CAPACIDADES
Porta-malas (L) 500
Tanque de combustível (L) 60
PESOS
Em ordem de marcha (kg) 1.834
Carga útil (kg) 454
DIMENSÕES
Comprimento (mm) 4.624
Largura sem espelhos (mm) 1.859
Altura (mm) 1.683
Distância entre eixos (mm) 2.700
DESEMPENHO, ESTRADA PAVIMENTADA
Aceleração 0-100 km/h (s) 8
Velocidade máxima (km/h) 190 (limitada eletronicamente)
DESEMPENHO, FORA DE ESTRADA
Ângulo de entrada/saída/central (°) 18,9/25/19,5
Profundidade de valo máxima (mm) 482
Rampa máxima (calculada) em 1ª (%) 100
   
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (NEDC, UE)
Cidade (km/l) 8,1   (12,3)
Estrada (km/l) 11,5 (8,7)
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 9ª (km/h) 82,6 km/h
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm) 1.400
Rotação à vel. máx. em 4ª (rpm) 6.600

 

EQUIPAMENTOS JEEP CHEROKEE LIMITED 2014
 
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura de portas por proximidade de chave e partida por botão
Acabamento interno premium com cores exclusivas
Ar-condicionado automático de duas zonas
Assistente de saída em rampa
Banco do motorista com ajuste elétrico e memória
Bancos dianteiros com aquecimento e ventilação
Bancos dos passageiros rebatíveis (ficam planos)
Bancos revestidos de couro
Banco traseiro bipartido, reclinável e corrediço com descansa-braço central e porta-copos
Comando interno elétrico da portinhola do tanque
Freio de estacionamento elétrico programável
Iliminação ambiente com LEDs
Navegador com mapas em 3D, instruções verbais em português BR
Pisca-3
Porta de carga com acionamento elétrico
Porta-objetos com tampa sobre o painel
Retrovisores externos com aquecimento, rebatíveis eletricamente e com memória atrelada à do banco do motorista
Teto solar panorâmico com acionamento elétrico, inclusive pára-sol
Volante revestido de couro com comandos do rádio, telefone e controlador de velocidade de cruzeiro
SEGURANÇA
Apoios de cabeça traseiros (3)
Bolsas infláveis dianteiras de múltiplos estágios, de joelho para o motorista, laterais e de cortina
Câmera de ré com guias de trajetória
Cintos traseiros de três pontos (3)
Controles de tração, de estabilidade e de rolagem
Faróis e luzes traseiras de neblina
Faróis bi-xenônio
Fixação Isofix para bancos infantis
Lanternas traseiras em LED
Limpador e lavador do vidro traseiro
Monitoramento da pressão dos pneus
Repetidoras dos indicadores de direção nos espelhos
Retrovisores externos aquecidos
Seletor de terreno Selec-Terrain
Sensores crespuscular e de chuva
ÁUDIO
Sistema premium com 9 alto-falantes, 1 sub-woofer e amplificador de 12 canais e 506 W
Sisteme de entreteinimento UConncect com tela tátil de 8,4 pol., comandos de voz, Bluetooth, entradas auxiliar de 3,5 mm, USB e SD Card





Tags: ChryslerFIATJeep Cherokee
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Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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