• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Automobilismo

F-1 PODE FICAR MUDA, MAS JÁ TEM CALENDÁRIO 2015

identicon por Wagner Gonzalez
27/08/2015
em Automobilismo
Cingapura recebe a F-1 neste fim de semana (Foto REUTERS/Pablo Sanchez)

Cingapura recebe a F-1 neste fim de semana (Foto REUTERS/Pablo Sanchez)







Cingapura recebe a F-1 neste fim de semana (Foto REUTERS/Pablo Sanchez)
Cingapura recebe a F-1 neste fim de semana (Foto REUTERS/Pablo Sanchez)

Cingapura recebe a F-1 neste fim de semana (Foto REUTERS/Pablo Sanchez)

Cidade-Estado que se destaca por centro comercial, financeiro e ponto de conexão para vôos entre o Ocidente e o Oriente, Cingapura ganhou importância no universo da F-1 por promover a primeira corrida noturna e ter sido palco do maior escândalo da categoria, ambos em 2008. Neste fim de semana o circo da categoria volta a se exibir no País incrustado no sul da península malaia, desta vez com Nico Rosberg e Lewis Hamilton prometendo um novo round em sua disputa particular pelo título da temporada.

 

Traçado chinês fica próximo a Hong Kong e Macau (Foto ZIC)
Traçado chinês fica próximo a Hong Kong e Macau (Foto ZIC)

Embora o GP de Cingapura só tenha iniciado sua história neste século, desde o final dos anos 1990 já se falava da possibilidade desta corrida. Paralelamente a essa negociação, naquela época um grupo de investidores malaios e cingapurianos investiu na construção do circuito de Zhuhai, na província de Guangzhou, uma área industrial chinesa com autonomia semelhante à Zona Franca de Manaus. A construção de um aeroporto internacional estimulou negociações para a prospecção de eventos internacionais, mas o assunto não foi adiante e o autódromo próximo à divisa com Hong Kong acabou destinado a provas regionais e um ou outro evento internacional.

 

Circuito de Zhuhai só recebe provas regionais (Foto ZIC)
Circuito de Zhuhai só recebe provas regionais (Foto ZIC)

Quando a corrida de Cingapura foi confirmada, o italiano Valerio Maioli ficou encarregado de desenvolver um sistema de iluminação que garantisse as condições ideais para a transmissão de TV, condição intrínseca para a realização da corrida durante a noite e dentro de um horário mais atraente para os espectadores ocidentais. O resultado foi melhor que o esperado e na onda do sucesso outros circuitos adotaram essa solução.

 

Nelsinho Piquet e o acidente que encerrou sua carreira na F-1 (Foto mIchael schumacher.es)
Nelsinho Piquet e o acidente que encerrou sua carreira na F-1 (Foto mIchael schumacher.es)

Menos mal que os fatos copiados ficaram por aí. Para manter Fernando Alonso na luta pelo título da temporada, o chefe da equipe Renault, Flavio Briatore, engendrou uma solução bizarra para a corrida inaugural: aliciou Nélson Piquet “Jr.” a bater no muro e provocar a entrada do Safety Car para facilitar a vitória do espanhol. A possibilidade de um resultado armado chegou a ser comentada no GP do Brasil que encerrou a temporada daquele ano, mas poucos levaram o assunto a sério. Somente em 2009, quando Nelsinho foi afastado da equipe francesa é que o assunto voltou à baila e, uma vez provado que o acidente foi premeditado, as carreiras do brasileiro e do italiano na F-1 chegaram ao fim.

 

Toto Wolff e outros da F-1 poderão usar bem menos seus sofisticados fones de ouvido (Foto Mercedes Benz Media)
Toto Wolff e outros da F-1 poderão usar bem menos seus sofisticados fones de ouvido (Foto Mercedes Benz Media)

Este ano o que pode chegar ao fim é sistema de comunicação entre piloto e box, seja por intermédio das clássicas placas de sinalização, seja pelo sistema de rádio. A FIA emitiu uma série de 50 frases — 19 proibidas e 31 autorizadas — para regulamentar o assunto, que será debatido pelas 11 equipes nesta quinta feira (18/9) numa reunião extraordinária em Cingapura. Em tempos de crise e queda de audiência, o encontro entre todos os concorrentes poderá ter conseqüências mais amplas: a saída de Luca di Montezemolo da Ferrari abriu espaço para se discutir a distribuição de prêmios e bônus, algo que atualmente favorece demasiado a Scuderia e prejudica sobremaneira equipes que poderão deixar de existir em breve.

O cronograma para o GP de Cingapura — sempre pelo horário de Brasília —, é o seguinte: sexta (19), 7h00, 1º treino livre e 10h30, 2º treino livre. Sábado: 7h00, 3º treino livre e 10h00, prova de classificação. Domingo: 9h00 Largada. O canal SporTV transmite os treinos até a metade da prova de classificação e a TV Globo o restante das atividades.

Congresso chinês

O recente congresso da Federação Internacional do Automóvel (FIA) realizado em Pequim ratificou o calendário provisório que foi entregue em caráter privado às equipes de F-1 por ocasião do GP da Itália, em Monza. Como é normal acontecer, a reunião dos cartolas apenas ratificou a relação das 20 etapas que vão definir a maioria das datas de campeonatos pelo mundo afora. A grande novidade da próxima temporada é a volta do GP do México; como era esperado, as chances de que Índia e Coréia do Sul voltassem a receber o circo foram remotas demais para concretizar prognósticos mega-otimistas que circularam no ano passado e que mencionavam a volta desses países ao calendário. Assim, os dois países viram o investimento em autódromos moderníssimos se transformarem em novos elefantes brancos.

Entre várias outras decisões anunciadas no encontro chinês vale comentar que o tema da emissão de superlicenças será alterado para a temporada de 2016. Com isso fica garantido, ou quase, que o holandês Max Verstappen deverá estrear na F-1 na próxima temporada e se tornar, aos 17 anos, o mais jovem piloto a disputar a categoria. Essa possibilidade extrapola a crise do sistema de aprendizado e aperfeiçoamento dos pilotos que, até então, precisavam disputar algumas temporadas em categorias de base e acesso para chegar à categoria máxima do automobilismo.

A FIA anunciou também que após dois anos de análise e estudos sobre o funcionamento de suas 138 entidades reconhecidas, vai instituir um programa de desenvolvimento para essas associações. As propostas focam o automobilismo de base e deverão chegar ser enviadas à entidade até 30 de setembro; as idéias escolhidas e aprovadas deverão ser anunciadas no próximo congresso, marcado para Doha, no Qatar, em 3 de dezembro. A Confederação Brasileira de Automobilismo não tornou pública até o momento nenhuma proposta para esse programa.

A relação das 20 etapas do Campeonato Mundial de F-1 é a seguinte:

15 de março – Austrália (Melbourne)
29 de março – Malásia (Sepang)
5 de abril – Bahrein (Sakhir)
19 de abril – China (Xangai)
10 de maio – Espanha (Barcelona)
24 de maio – Mônaco (Monte Carlo)
7 de junho – Canadá (Montreal)
21 de junho – Áustria (Spielberg)
5 de julho – Inglaterra (Silverstone)
19 de julho – Alemanha (Nürburgring)
26 de julho – Hungria (Budapeste)
23 de agosto – Bélgica (Spa-Francorchamps)
6 de setembro – Itália (Monza)
20 de setembro – Cingapura (Cingapura)
27 de setembro – Japão (Suzuka)
11 de outubro – Rússia (Sochi)
25 de outubro – Estados Unidos (Austin)
1º de novembro – México (Cidade do México)
15 de novembro – Brasil (Interlagos) 
29 de novembro – Abu Dhabi (Yas Marina)

 

Dança das cadeiras na Stock Car

Já circulam com alguma intensidade as possíveis mudanças nas principais equipes da Stock Car brasileira para a temporada de 2015. Entre os nomes mais cotados para trocar de equipes estão os de Átila Abreu — que deixaria a equipe Mobil Super Racing para assumir o lugar de Popó Bueno na equipe Shell Racing — e Felipe Fraga, cotado para deixar a equipe de Mauro Vogel e substituir Denis Navarro na equipe Cimed. As equipes mencionadas não confirmaram as mudanças (a Shell Racing as teria, inclusive, desmentido), mas sabe-se que Navarro e seu companheiro Sérgio Jimenez têm contratos que terminam no final deste ano.

 

Átila Abreu pode sair da equipe atual e fazer dupla com Valdeno Brito (Foto Duda Bairros)

Átila Abreu pode sair da equipe atual e fazer dupla com Valdeno Brito (Foto Duda Bairros)

 

Popó Bueno poderia ocupar o lugar de Fraga na equipe Vogel Motorsport (Foto Fernanda Freixosa)

 

 

Denis Navarro tem contrato até o final do ano com a equipe Cimed (Foto Fábio Davini)

Denis Navarro tem contrato até o final do ano com a equipe Cimed (Foto Fábio Davini)

 

Felie Fraga, o mais jovem da Stock Car 2014, é cobiçado por grandes equipes (FOto Duda Bairros)
Felipe Fraga, o mais jovem da Stock Car 2014, é cobiçado por grandes equipes (Foto Duda Bairros)

 

WG

 





Tags: CingapuraF-1FIApistas
Anterior

CITROËN DS4 NO USO

Próximo

RENAULT ESTAFETTE, PÃO DE FORMA FRANCÊS

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Carroceria e suspensões da Renault Estafette

RENAULT ESTAFETTE, PÃO DE FORMA FRANCÊS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In