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Home Avaliações Lançamentos

BMW i3 É LANÇADO NO BRASIL

identicon por Paulo Keller
26/08/2015
em Lançamentos, Tecnologia, Testes






BMW i3 Autoentusiastas

No último dia 10 a BMW fez o lançamento da submarca BMW i no Brasil, que completa a BMW e a M. Enquanto a M prepara os carros da marca deixando-os do jeito que os autoentusiastas adoram, a BMW i tem modelos exclusivos, desenvolvidos do zero para serem elétricos ou híbridos. Imagino que M e BMW i conviverão por muitas décadas. Mas, nos dias de hoje, a BMW i deve ter uma curva ascendente e a M… quem sabe? Pode ser que logo comece a preparar os carro da i, assim como a Saleen, famosa por preparar Mustangs do jeito que a gente gosta, já está fazendo com o Tesla Model S.  E, interessantemente, um dos dois modelos i é um esportivo. Carros esporte nunca acabarão, pois sempre haverá entusiastas.

Aliás, Ferry Porsche disse que o último carro do mundo será um carro esporte, não disse?

Conjecturas à parte, o ponto é que os dois modelos, i3 e i8, já estão disponíveis no Brasil. E  já vou começar pelo preço: BMW i3 com duas versões de equipamentos, uma por R$ 226.000 e outra por R$ 236.000, e o i8, só por encomenda, por R$ 800.000. Caro? A resposta não é simples, pois não há nada comparável aos dois modelos em nosso mercado. Afinal de contas, ambos tem a carroceria inteira feita de compósito fibra de carbono e chassis de alumínio, além de um processo produtivo que consome o mínimo possível de recursos e energia desde a fabricação dos componentes até à montagem dos veículos. A fábrica onde ele é produzido, em Leipzig, na Alemanha, em comparação com uma fábrica convencional usa 50% menos energia, 70% menos água e 100% de energia eólica. Algo muito além da redução de emissões no escapamento! Então, acho melhor aceitar que existem pessoas com bolsos bem grandes e que possam contribuir para o desenvolvimento de novos conceitos. Minha única questão é se quem vai pagar pelos carros realmente o faz pelo meio ambiente ou pelo status. Mas concluí que desde que comprem e gerem retorno para a iniciativa do fabricante, essa questão é irrelevante.

 

BMW i3 Autoentusiastas 08
Apesar de apenas 4 metros de comprimento, o interior é bem amplo

O i3, além de sustentável, também se adequa às dificuldades de circulação nas grandes cidades. O fato é que carros como um série 5 ou um X5 não são apropriados aos grandes centros. No entanto, seu espaço interno e conforto sempre serão desejáveis. O i3 tem 3.999 mm de comprimento, 260 milímetros a menos que um Golf. A largura de 1.775 mm é 245 mm menor que a do Golf. E o entreeixos de 2.578 mm é 68 mm menor que o do Golf. Essa configuração proporciona um excelente compromisso entre tamanho e espaço interno. Não chega a ser um salão, mas é muito amplo. E a sacada está nas portas traseiras que abrem invertidas e facilitam muito o acesso e como não há túnel central o assoalho é plano. Mas ressalto que o i3 é homologado para quatro passageiros. O porta-malas tem apenas 260 litros, mas considerando-se que se trata de um carro urbano e não de lazer, este volume é aceitável.

Mas a construção do i3 é que é tão interessante quanto o fato dele ser elétrico. Principalmente pela carroceria ser um componente independente do chassis. As baterias, 8 módulos com 12 células cada, ficam bem no centro do chassi, e deve ter algo em torno de um palmo de altura. Isso concentra o centro de gravidade onde ele tem que ser e nem aumentou muito a altura do i3, que é de 1.578 mm, apenas 120 mm a mais que o Golf. Como o carro é curto e quase sem balanços dianteiro e traseiro (apenas 722 mm os dois), dá a impressão de ser mais alto. Mas essa impressão foi contradita quando sentei ao volante. A posição de dirigir é ótima, apenas levemente mais alta, em linha com os carros mais modernos. Com as baterias no centro, motores atrás e outros sistemas na frente a distribuição de peso nos eixos é 50-50%. E graças a essa construção seu peso na configuração vendida no Brasil é de 1.315 kg. Na parte dianteira estão outros sistemas como o ar-condicionado e o pequeno tanque de combustível de 9 litros. Sem problemas de espaço e sem tração, o sistema de direção pode trabalhar mais livre e resulta num diâmetro de giro pequeno, apenas 9,86 metros, em que a média dos carros é em torno de 10,5 a 11 metros. Para uso urbano, quanto menor o diâmetro de giro, melhor a manobrabilidade. E a direção é rápida, com 2,5 voltas entre batentes.

O i3 é ofertado em duas configurações, o elétrico puro e o REX (range extender — extensor de autonomia) que tem um pequeno motor a combustão adicional Essa segunda configuração é a disponível no Brasil. Os dois motores, elétrico e a combustão, ficam lá na traseira. O elétrico tem 170 cv de potência e 25,5 m·kgf de torque constantes. Apenas esse motor proporciona tração às rodas traseiras. Sem a utilização do motor a combustão a autonomia máxima é de 200 km. Andando com mais nervosismo a autonomia é de 130 km e andando manso é de 160 km. Ainda há os modos Eco-Pro e Eco-Pro+ que sedam o pedal do acelerador e sistemas elétrico para poupar energia. No Eco-Pro+ a velocidade máxima de 150 km/l é limitada a 90 km/h e o ar-condicionado não funciona. Através do sistema de navegação é possível saber se há carga suficiente para chegar ao destino ou qual é o raio máximo de destinos nos três modos de condução. A definição da autonomia vem de uma equação complexa. Mas parte de um princípio simples, 160 km é mais do que suficiente para cobrir a necessidade de transporte diário da grande maioria dos possíveis compradores. Para uma maior autonomia seria necessário aumentar o tamanho das baterias, o que aumentaria mais o peso do carro e o tempo de recarga, com implicações no espaço necessário e na dinâmica do veículo. A BMW, assim como outros fabricantes, encontrou o ponto ótimo dessa equação. Possivelmente na maioria dos casos o i3 não deve ser o único carro da família, a menos que a rotina diária seja muito constante.

 

Motor elétrico a direita. No espaço vazio é onde o motor a combustão é isntalado
Motor elétrico à direita. No espaço vazio é onde o motor a combustão é instalado

 

BMW i3 Autoentusiastas 28
Versão REX, com motor a combustão

Mas apesar da maioria das pessoas realmente não usar toda a autonomia disponível durante um dia normal, há dias em que é necessário cobrir uma distância maior, e também deve ser difícil a adaptação à sensação de certa insegurança ao saber de que não dá para parar no posto a qualquer momento. Por isso a BMW sabiamente criou o REX, colocando um motor de 650 cm³ de 34 cv, estacionário, que carrega as baterias e aumenta a autonomia em até 100 km. A operação desse motor não foi explicada em detalhes e no test-drive, muito rápido, não foi possível avaliar como o gerenciamento da autonomia é feito. Esse é realmente um paradoxo com o qual teremos que conviver até que todos os paradigmas relacionados a matriz energética mundial sejam reorganizados.  E nesse caso eu prefiro evitar qualquer crítica e olhar tudo isso como uma possibilidade de avanço na sustentabilidade.

O i3 pode ser carregado em uma tomada comum em 110 V (16 h para carga total) ou 220 V (8 h para carga total) ou através do carregador de parede vendido separadamente (3 a 5 h para carga total). Esse carregador é vendido separadamente por R$ 7.450 mais o custo de instalação. A BMW licenciou uma empresa que avalia a instalação elétrica da casa do cliente e fornece um orçamento para a instalação do carregador. Imagino que a grande maioria dos clientes fará esta opção. Com o destino inserido no navegador é fácil ver se há autonomia suficiente. Claro que há uma preocupação a mais no início, mas assim como fazemos com os smartphones, basta chegar em casa e plugar o carro na tomada.

Mas outro ponto para a BMW é que o i3 tem um tratamento especial na central de assistência. No caso de mesmo com todos os recursos para observar a autonomia o cliente ficar na rua por “pane seca” (como chamar isso em um carro elétrico?) a central envia um caminhão-plataforma para levar o i3 para a casa do cliente sem custo para até 4 chamados por ano nos dois primeiros anos.

 

Abastecendo...
Abastecendo…

O desenho do i3 é intrigante. Ele tem esse jeitão de monovolume, meio gordinho, com elementos avançados, como o contorno dos vidros laterais, as lanternas traseiras por baixo da tampa e o esquema de cor com preto no capô, teto e tampa traseira. Porém tirando as rodas muito bonitas e esportivas, quase não há a esportividade da marca. O desenho tenta remeter a aparelhos eletrônicos de conectividade como smartphones e tablets. É um carro muito interessante, mas difícil de achar genuinamente bonito ao primeiro olhar. De qualquer maneira,  foge do rebanho e tem um ar requintado. O interior também é bastante diferente e emprega uso de materiais especiais como plástico feito com material reciclado, fibras recicladas e madeira de eucalipto. Tudo de muitíssimo bom gosto e mantendo a sofisticação da marca.

 

BMW i3 Autoentusiastas 55
A “grade” dianteira na verdade não é uma grade, pois é fechada e as lanternas traseiras são encobertas pela tampa transparente

 

BMW i3 Autoentusiastas 44a
Rodas de 19 pol. dão o ar de esportividade

No evento de lançamento a BMW proporcionou um breve test-drive, que serviu praticamente para avaliar a sensação e resposta do motor. Como esperado, a resposta muito rápida do acelerador em qualquer faixa de rotação, associada à falta de uma sensação auditiva correspondente, é bem diferente. O som do motor sempre nos dá uma indicação subjetiva que faz parte da experiência ao volante.  Já escutei gente dizendo que pela falta de som dirigir um carro elétrico é ruim. Não tem nada de ruim, apenas é diferente daquilo com o que estamos acostumados e deve ser necessária uma readaptação. Sou capaz de acreditar que depois de um mês dirigindo um carro elétrico voltar para um carro com vibrações e ruídos é que será estranho.

O percurso dentro de um condomínio fechado tinha um asfalto tão liso quanto uma pista de boliche e praticamente reto. Bom apenas para brincar com o acelerador, não fosse os pedestres cruzando na minha frente. Ele leva 7,9 s de zero a 100 km/h e dinamicamente o máximo que consegui perceber é que o carro transmite a sensação de ser bem mais leve do que é. Os pneus dianteiros fininhos, 155/70R19, a tração traseira, e os 25,5 m·kgf de torque me fizeram pensar em maneiras de alegrar o test-drive. O mais interessante foi perceber o sistema regenerativo que segura o carro ao tirar o pé do acelerador. Segundo a BMW é possível dirigir o i3 praticamente sem utilizar o pedal do freio desde que se preste muita atenção nas antecipações. O sistema regenerativo usa a inércia remanescente quando se alivia o pedal de freio para carregar as baterias. A sensação é praticamente a mesma de quando se alivia o acelerador de um carro com motor a combustão em uma marcha estando a uma rotação mais alta. E quanto mais alta a marcha menos se sente esse esse efeito. A calibração deve ter sido feita para reproduzir essa desaceleração. Praticamente quase não deu para avaliar os comandos e uso dos equipamentos. Mas a posição de dirigir é muito boa assim como a visibilidade. Vamos solicitar um i3 para um “no uso”.

O i3 está disponível em algumas concessionárias de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Joinville, Recife e Salvador que foram especialmente treinadas e aparelhadas para vendê-lo e fazer a manutenção.

Gostaria de recomendar também a leitura, ou releitura, do excelente post que o Hans Jartoft, nosso editor sueco,  sobre sua experiência com o i3 que complementa muitíssimo bem a esse post: BMW i3, presente ou futuro?

Também recomendo a leitura de outros dois posts interessantes sobre o Eletricidade e Movimento e o Chevrolet Volt.

Com relação ao i8, a BMW não fez nenhuma apresentação e apenas aproveitou o momento para anunciar a disponibilidade do modelo no nosso mercado.

PK

 

FICHA TÉCNICA BMW i3 RANGE EXTENDER
MOTORES
Elétrico
Tipo Síncrono híbrido com eletrônica de potência integrada, carregador e função de gerador para recuperação de energia
Potência nominal (cv) 170
Torque (m·kgf) 25,5
Potência de recuperação (cv) Até 68
Térmico
Tipo 2 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada (cm³) 647
Diâmetro e curso (mm) 66 e 79
Potência  (cv/rpm) 34,4/4.300
Torque (m·kgf/rpm) 5,6/4.300
Taxa de compressão (:1) 10,6
Combustível Gasolina 95 RON, mínimo 87 RON
BATERIA DE ALTA TENSÃO
Tipo Íons de lítio
Tensão nominal (V) 360
Capacidade energéitica bruta (kW·h) 22
Tempo de recarga a 80% (h) Menos de 30 minutos a 50 kW em recarga rápida, até cerca de 8 horas numa tomada residencial de 220 V
TRANSMISSÃO
Tração Traseira
Câmbio Marcha única
SUSPENSÃO
Dianteira McPherson, elementos de alumínio, geometria anti-mergulho
Traseira Multibraço atrelada diretamente à unidade motriz
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 9,86
FREIOS
Dianteiros A disco ventilado
Traseiros A disco
Controle ABS, EBD, BAS
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, diant. 5J x19, tras. 5,5Jx19
Pneus 155/70R19
CARROCERIA
Construção Carroceria hatchback em compósito de fibra de carbono, chassi em alumínio, 4 portas, 4 lugares
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,30
Área frontal (m²) 2,38
Área frontal corrigida (m²( 0,71
DIMENSÕES
Comprimento (mm) 3.999
Largura (mm) 1.775
Altura (mm) 1.578
Distância mín. do solo (mm) 140
Distância entre eixos (mm) 2.570
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.315
Carga útil (kg) 415
Tanque de combustível (L) 9
Porta-malas (L) 260 a 1.100
DESEMPENHO
Aceleração 0-60 km/h (s) 3,9
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,9
Retomada 80-120 km/h (s) 5,5
Velocidade máxima (km/h) 150
AUTONOMIA NO DIA A DIA
Modo Comfort (km) 130 a 260
Modo mais eficaz (km) até 300
CONSUMO
Corrente elétrica (kW·h/100 km) 13,5
Corrente elétrica (km/kW·h) 7,4
Combustível (km/L) (L/100 km) 167 (0,6)

 

BMW i8 AUTOentusiastas
i8

 

BMW i8 AUTOentusiastas a
i8


 

 





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Paulo Keller

Engenheiro mecânico com pós-graduação em marketing e administração de negócios iniciou um grupo de discussão sobre o mundo do automóvel no final dos anos 90. Em 2008 percebeu que a riqueza do conteúdo desse grupo não deveria ser restrita aos seus integrantes e então criou o blog AUTOentusiastas. Seus posts são enriquecidos com belas fotos que ajudam a transmitir sua emoção e sensibilidade. Além de formatar e manter as mídias sociais do site. Visite: www.paulokeller.tumblr.com.

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