• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

SOPA DE LETRINHAS NA TERRA DO GOULASH

identicon por Wagner Gonzalez
25/08/2015
em Colunas, Conversa de Pista
Red Bull e Ferrari surpreenderam Mercedes (Foto Getty Images)

Red Bull e Ferrari surpreenderam Mercedes (Foto Getty Images)







 

Red Bull e Ferrari surpreenderam Mercedes (Foto Getty Images)
Red Bull e Ferrari surpreenderam Mercedes (Foto Getty Images)

Os defensores do direitos das minorias viveram um domingo de êxtase durante as quase duas horas que acomodaram o Grande Prêmio da Hungria deste ano. Pista famosa por espetáculos ora surpreendentes, ora modorrentos, o pódio foi ocupado por representantes de RBR, F14 T e W05, para não falar em um FW36 que trouxe novo fôlego a um piloto brasileiro

Damon Hill (Arrows Yamaha) liderou 62 das 77 do GP de 1997 (Foto formula1.com)

Inaugurado em 1986, quando entrou para a história com uma antológica ultrapassagem de Nélson Piquet sobre Ayrton Senna, o traçado de Hungaroring é uma pista de extremos. Pouco usada durante o ano, recebe uma corrida marcada por extremos: o Grande Prêmio da Hungria ou é uma corrida modorrenta ou surpreende os mais incrédulos. Na segunda opção destacam-se  a corrida de 1997, que o então campeão mundial Damon Hill esteve próximo de vencer apesar de conduzir um nada confiável e pouco competitivo Arrows-Yamaha.

Riciardo TwitterBtk_jthCAAAofHB
Ricciardo no Twitter: “Não posso garantir que este cara ficará sóbrio esta noite” (Foto Daniel Ricciardo)

Ou o GP de anteontem, quando os megadominantes carros da Mercedes-Benz  terminaram a prova em terceiro e quarto lugares, atrás do vencedor Daniel Ricciardo (Red Bull RB10 Renault) e de um sempre vivo Fernando Alonso (Ferrari F14 T). Foi o pior resultado da Mercedes na temporada e, em contrapartida, uma lufada de ar fresco na vida de Felipe Massa (Williams FW36, que terminou em quinto, atrás de Lewis Hamilton e Nico Rosberg (terceiro e quarto colocados, ambos com (Mercedes AMG F1 W05).

Alonso liderou, terminou em segundo e mostrou que vale quanto ganha (Foto Ferrari Media)
Alonso liderou, terminou em segundo e mostrou que vale quanto ganha (Foto Ferrari Media)

O fato do circuito húngaro ser pouco usado durante o ano faz a aderência do asfalto variar bastante durante o fim de semana, o que aumenta as variantes de acertos mecânico e aerodinâmicos. Domingo, nem mesmo a parafernália de aparatos e mandraquices eletrônicas que facilitam (em alguns casos mais atrapalham…) a vida dos pilotos conseguiu resolver da melhor forma as dúvidas criadas com um cenário que teve um primeiro ato marcado por pista molhada e vários acidentes onde nem os fortes escaparam.

Hamilton, largou dos boxes e peitou ordem da equipe. Lauda apoiou o inglês (Foto Mercedes Benz Media)
Hamilton, largou dos boxes, peitou ordem da equipe e teve apoio de Lauda (Foto Mercedes Benz Media)

Exemplos?  O tetracampeão Sebastian Vettel rodou na entrada da reta e o campeão de 2008, Lewis Hamilton, rodou logo após a largada, que cumpriu partindo dos boxes… A água acumulada nas canaletas das zebras e absorvida por revestimentos porosos colocados nas áreas de escape das saídas de curva contribuíram para a maioria desses estragos.

 Tudo isso valorizou ainda mais a atuação dos três primeiros classificados: afinal, a quantidade de imprevistos anulou em grande parte os trunfos tecnológicos e deixou os pilotos em uma situação onde o talento ousou prevalecer. As ultrapassagens e o ritmo forte de Daniel Ricciardo, a velocidade que Fernando Alonso extraiu de um equipamento abaixo dos seus rivais e recuperação de Lewis Hamilton, marcada por seu estilo arrojado, são fatos que incluem este GP na pasta “corridas que valem a pena lembrar”.

 Como sempre nem tudo são flores, a birra de Nico Rosberg, reclamando que seu companheiro de equipe não o deixava passar não contribuiu para aumentar seu número de fãs; ao contrário, deixou claro que ele insiste em resolver as coisas em equipe e não na pista. Obviamente ele não é o único a cobrar ordens de equipe quando lhe interessa, mas se ao menos fizesse o que fez após disputar duas ou três entradas de curva com Hamilton, o sobrenome Rosberg teria sido honrado e não marcado por uma atitude pueril. Felipe Massa bem que poderia ficar fora deste parágrafo, mas suas declarações após a prova foram, no mínimo infelizes.

Rosberg largou na pole, terminou em quarto e cobrou o que não era devido (Foto Mercedes Benz Media)
Rosberg largou na pole, terminou em quarto e cobrou o que não lhe era devido (Foto Mercedes Benz Media)

 Após tantos dissabores, azares e que tais nas últimas provas, ter andado em segundo lugar e mantido um ritmo adequado aos ponteiros, terminar em quinto e mostrado um ritmo cauteloso e seguro tinha tudo para ser tudo de bom. Reclamar que o carro perdia velocidade por causa dos pneus e não transmitir nenhum alívio por ter voltado a marcar pontos não foi, nem de longe, a melhor forma de celebrar um resultado que todos aqueles que o apoiam esperavam há tempos. Certamente suas obrigações com fãs e admiradores são discutíveis: como profissional, Massa corre para justificar seu salário. Todavia, o piloto que já deu grandes demonstrações de competitividade — e que ocasião foram elogiadas por este colunista nas mídias contemporâneas— poderia ter ido mais feliz a comentar seu resultado.

Massa apostou na cautela, andou em segundo e terminou em quinto, mas falou o que não precisava (Foto Williams Grand Prix)
Massa apostou na cautela, andou em segundo e terminou em quinto, mas falou o que não precisava (Foto Williams Grand Prix)

A F-1 se prepara agora para um período de férias e volta às atividades no dia 24 de agosto, quando acontece o GP da Bélgica, na região de Spa-Francorchamps, um dos raros circuitos reminiscentes do início da categoria, ainda que adaptado e adequado às exigências modernas. Enquanto isso você se inteirar de todos os resultados do GP da Hungria e da tabela completa do Campeonato Mundial de F-1 — onde Nico Rosberg segue líder, com 202 pontos, 11 a mais que Lewis Hamilton — clicando aqui.

Stock milionária

Stock Car retorna à Goiânia para Corrida do Milhão (Foto Vanderley Soares)
Stock Car retorna a Goiânia para Corrida do Milhão (Foto Vanderley Soares)

A Stock Car retorna às pistas no fim de semana com a disputa da Corrida do Milhão, na qual o vencedor leva o prêmio de R$ 1 milhão. Este ano a prova mais importante da temporada acontece no renovado Autódromo Internacional de Goiânia, que foi reinaugurado com a realização da quarta rodada da atual temporada. Por causa da Copa do Mundo o calendário sofreu uma interrupção de dois meses, o que junto com novo hiato de 30 dias em outubro — motivado pelas eleições  — fará com que as oito etapas restantes sejam disputadas a cada duas semanas, o que significará uma carga de trabalho desgastante para as equipes. Vale lembrar que nenhum piloto que largou na pole-position dessa prova conseguiu cruzar a bandeirada na mesma posição, caso de Thiago Camillo (2011/12) Valdeno Brito (2008). Ricardo Maurício (2010) e Ricardo Zonta (2013). Com exceção da prova de 2008, que aconteceu no Rio de Janeiro, as demais foram disputadas em Interlagos.

A classificação atual do Campeonato Brasileiro de Stock Car é a seguinte: 1. Marcos Gomes, 64 pontos; 2. Valdeno Brito, 62; 3. Átila Abreu, 59; 4. Sergio Jimenez, 58; 5. Julio Campos, 55; 6. Thiago Camilo, 52; 7. Cacá Bueno, 51; 8. Felipe Fraga, 49; 9. Rubens Barrichello, 45; 10. Denis Navarro, 42.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: AlonsoF-1Fórmula 1HamiltonRicciardo
Anterior

NISSAN MOTOR CO. TEM LUCRO LÍQUIDO DE US$ 1,1 BILHÃO NO 1º TRIMESTRE DO ANO-FISCAL 2014

Próximo

TOYOTA GT86, UM BRINQUEDO MUITO SÉRIO

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

TOYOTA GT86, UM BRINQUEDO MUITO SÉRIO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MUSEU DA MERCEDES-BENZ MOSTRA RADARES DE VELOCIDADE

14/04/2021
FOTO: zug.net.brBruno Rocha/ Fotoarena

NEM TODA MUDANÇA É PARA PIOR

14/04/2021
Foto: Wagner Gonzalez

OBITUÁRIO: JOSÉ ALOIZIO CARDOZO BASTOS

14/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ SL COMPLETA 50 ANOS

13/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MUSEU DA MERCEDES-BENZ MOSTRA RADARES DE VELOCIDADE

14/04/2021
FOTO: zug.net.brBruno Rocha/ Fotoarena

NEM TODA MUDANÇA É PARA PIOR

14/04/2021
Foto: Wagner Gonzalez

OBITUÁRIO: JOSÉ ALOIZIO CARDOZO BASTOS

14/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ SL COMPLETA 50 ANOS

13/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In