• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Casos

DOIS COMEÇOS

identicon por Autoentusiastas
13/11/2015
em Casos, Outros






Autoesporte 1

Dois começos, do Ford Maverick no Brasil e meu como jornalista de veículos. A data estampada na capa diz quando. O Maverick havia sido apresentado à imprensa no mês anterior e as duas únicas revistas de automóveis da época, Quatro Rodas e Autoesporte, receberam o carro da Ford para o primeiro teste.

O diretor de redação da Autoesporte era o inesquecível Mauro Forjaz. A editora carioca, a Efecê, já estava sediada em São Paulo na ocasião, e como Ford fizesse o lançamento no Rio de Janeiro, na cidade-estado da Guanabara (1960–1975), o Mauro resolveu que o teste seria feito lá mesmo. Como ele e eu já tínhamos um bom relacionamento, resolveu me convidar para ajudá-lo no teste por saber que eu era enfronhado nos assuntos de técnica veicular.

Abrindo um parêntese, esse assunto de cidade-estado etc. me colocou numa situação curiosa, a de ser natural de três estados ao longo da minha vida: nasci na cidade do Rio de Janeiro, mas primeiro no Distrito Federal, depois Estado da Guanabara e, hoje, Estado do Rio de Janeiro… Coisa de Europa, como checoeslovacos hoje serem checos e eslovacos, de nacionalidades diferentes, da República Checa e da Eslováquia após as mudanças geopolíticas na região em 1993.

Quando o Mauro me convidou, conversei com meus sócios na concessionária Volkswagen, pois em princípio achamos estranho eu ser estreitamente ligado a uma marca atuar num veículo de imprensa, porém era uma questão de ética com que a revista devia se preocupar, não nós. Assim, os sócios, de comum acordo, acharam que não haveria problema para a imagem da concessionária e tampouco seria capaz de abalar nosso relacionamento comercial com a Volkswagen do Brasil.

 Autoesporte 2Primeira pagina da matéria, meu nome está
no crédito junto com o do Mauro Forjaz

Foi assim que o Maverick começou sua vida no Brasil e eu, minha carreira de jornalista automobilístico aos 30 anos, embora não o fizesse de modo contínuo. Tive um breve período em 1982 e 1983, outro maior de 1988 a 1997, e finalmente de 2003 até hoje. Os hiatos foram trabalhos longos na Fiat, Volkswagen, General Motors e Embraer, bem como outros menores, na Gurgel, Lada e Stuttgart Sportcar (importador Porsche).

Participar de um teste feito por revista foi uma experiência nova e aprendi muita coisa com o Mauro Forjaz, muitas da quais me norteiam até hoje. Mas em contrapartida passei muita técnica, muitos conceitos para o Mauro, afinal havia sido para isso que ele havia me convidado, de modo que a troca foi benéfica para ambos.

Autoesporte 4Quem dirigia nesse momento da foto era o Heitor Feitosa, da Autoesporte
Houve uma segunda “requisição” de órgão de imprensa para eu acompanhá-los, tão importante quanto do lançamento do Maverick, que foi o editor do caderno de veículos do jornal O Globo, Fernando Mariano, ter-me convidado para juntos irmos ao lançamento do Fiat 147, em setembro de 1976. Nesse caso para mim foi muito útil, pois se tratava de um produto concorrente do que representávamos — quanto mais se conhecer um concorrente, melhor.

O evento de lançamento consistiu de ir da Pampulha, em Belo Horizonte, a Ouro Preto, percurso de 96 quilômetros.

Fiat Ouro PretoEm Ouro Preto (foto antigosverdeeamarelo.blogspot.com)

Na viagem, logo vi que teríamos pela frente um forte concorrente. Houve uma momento em que avistei uma subida de terra, fora da estrada Belo-Horizonte–Ouro Preto, a BR-356, e eu quis vez como seria um carro de tração dianteira com entreeixos de 2.220 mm naquela situação, pois eu já conhecia a boa aptidão do Passat para isso. O 147 foi bem — mas foi um alvoroço só em meio ao pessoal da Fiat, um carro de teste ter “sumido”. Depois expliquei e ficou tudo certo…

E assim, co-assinei mais uma matéria — mal sabendo o que o futuro me reservava.

BS





Tags: Fiat 147Maverick
Anterior

FIA, F-1, FRICs e fricotes

Próximo

BOXSTER E CAYMAN SERÃO PRODUZIDOS EM ZUFFENHAUSEN

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

BOXSTER E CAYMAN SERÃO PRODUZIDOS EM ZUFFENHAUSEN

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In