Atualizada em 21/9/18 às 16:40

A Volkswagen lançou hoje (20/9) o novo Jetta, modelo que está na sétima geração. Produzido na fábrica de Puebla, México, foi apresentado no Salão de Detroit no começo do ano. O modelo surgiu em 1979 e a última geração é de 2010.

Chega em duas versões, Comfortline por R$ 109.990, e R-Line por R$ 119.990. O único opcional é o teto solar panorâmico, que custa R$ 4.990.

O R-Line traz o logo respectivo no volante, insertos com desenho R-Line no interior e revestimento interno do teto e colunas em preto.

Linhas foram discretamente atualizadas, especialmente na dianteira, veja foto de abertura

O Jetta cresceu 43 mm no comprimento para 4.702 mm, 37 mm no entre-eixos para 2.688 mm, 21 mm na largura para 1.798 mm, e manteve a altura de 1.458 mm. Mudança nos balanços: o dianteiro diminuiu 10 mm, é 898 mm agora (menos tendência a raspar a frente em valetas), e o traseiro aumentou 16 mm para 1.118 mm. O capacidade do porta-malas permaneceu 510 litros.

A vista lateral melhorou com as mudanças nos balanços (menor na dianteira e maior na traseira) e com o formato da borda da tampa do porta-malas, mais alto agora (Foto: divulgação VW/Pedro Dantas)

A aerodinâmica piorou ligeiramente, o Cx era 0,296 e passou a 0,299 por conta do aumento da área frontal de 2,19 m² para 2,21 m².

O espaço no banco traseiro, que já era bom, está maior tanto longitudinal quando lateralmente. Uma mudança importante no desenho é agora o Jetta ter seis janelas ante quatro. A surpresa desagradável foi não haver saída de climatização para o banco traseiro.

O motor é unicamente o EA211 1,4 TSI, de quatro cilindros com bloco de alumínio, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos, no interior paulista. Com turbocompressor, desenvolve 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 m·kgf de 1.400 a 3.500 rpm, independente de estar com gasolina, álcool ou mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. O câmbio é o epicíclico Aisin AQ250 de seis marchas. Trocas sequenciais são feitas pela alavanca, sobem para frente/reduzem para trás.

Pneus são 205/55R17H (Bridgestone Ecopia EP422 Plus no carro que dirigi). O estepe é temporário (T-125/90R16N, Continental)

Com peso em ordem de marcha de 1.331 kg, a relação peso-potência é de 8,9 kg/cv, proporcionando aceleração 0-100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 210 km/h. O câmbio troca ascendente a 6.000 rpm, 1.000 rpm acima da rotação de potência máxima.

O consumo de combustível oficial Inmetro/PBVE é 10,9/7,4 km/l na cidade e 14/9,6 km/l na estrada. Com os 50 litros do tanque pode-se contar com autonomia de 700 quilômetros em viagem.

Dirigi o novo Jetta numa apresentação prévia, ida e volta a Guarujá, e o veículo embute todo o DNA da marca em desempenho, comportamento em curva e ruído mínimo a bordo. Senti falta da função roda-livre mesmo o câmbio tendo função ECO. A 120 km/h o motor está a 2.170 rpm.

Interior típico da marca agrada

A suspensão dianteira é McPherson e a traseira, por eixo de torção. Freio são a disco nas quatro rodas e o freio de estacionamento é eletromecânico.

 

Recheado de equipamentos

O quadro de instrumentos da versão R-Line, seguindo a tendência da marca, é virtual e por isso configurável, com já vimos no Polo e Virtus, item opcional nestes mas de série no Jetta.  A tela é de 10,25 polegadas e pode exibir dados de condução, navegação e assistência ao motorista. A partida é por botão com chave presencial e o destravamento de portas para acesso é por aproximação, o mesmo ao deixar o veículo.

Instrumentos virtuais configuráveis no R-Line (Foto: divulgação VW/Pedro Dantas)

Já o sistema de infotenimento está numa tela tátil de 8 polegadas com sensores de aproximação, comando de voz, Bluetooth, duas entradas USB e o App Connect. O ar-condicionado é digital bizona Climatronic de série.

Como no Virtus, há o manual cognitivo, em que se pode fazer perguntas por voz ou por texto, tanto em português quanto em espanhol, ou usando o smartphone para transmitir imagem do painel a fim de dirimir alguma dúvida. O sistema é atualizado permanentemente e o leque de respostas aumentou consideravelmente mediante inteligência artificial.

Veja a lista dos principais  equipamentos do novo Jetta após a ficha técnica.

Em breve faremos o teste ‘no uso’ do novo Jetta. Por enquanto pode-se dizer que é mais um boa opção de sedã médio no mercado.

BS

 

FICHA TÉCNICA DO VW  NOVO JETTA 2019 COMFORTLINE/R-LINE
MOTOR
Designação EA211 R4
Descrição 4-cilindros, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, correia dentada, variador de fase admissão e escapamento, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, flex
Diâmetro x curso (mm) 74,5 x 80
Cilindrada (cm³) 1.395
Taxa de compressão (:1) 10
Potência máxima (cv/rpm) 150/5.000 (com qualquer combustível)
Torque máximo (m·kgf/rpm,) 25,5/1.400-3.500 (com qualquer combustível)
Comprimento da biela (mm) 140
Relação r/l 0,285
Corte de rotação 6.500 (teórico, sobe marcha a 6.000 rpm)
Gerenciamento do motor Bosch MED
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico Aisin AQ250 de 6 marchas marchas à frente e ré, Tiptronic pela alavanca, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,556; 4ª 1,142; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,185
Relações de diferencial (:1) 3,234
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço transversal em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva (m) 11,2
Relação de direção (média, :1) 15
N° de voltas entre batentes 3
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/288
Traseiros (Ø mm) Disco/272
Controle ABS (obrigatório), EBD e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 7×17
Pneus 205/55R17H (estepe temporário T125/90R16N, Continental, roda de aço)
Marca e tipo no carro testado Bridgestone Ecopia EP422 Plus
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.331
Carga máxima 519
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã  4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,299
Área frontal (m²) 2,210
Área frontal corrigida (m²) 0,661
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.702
Largura sem/com espelhos 1.799 / 2.037
Altura 1.474
Distância entre eixos 2.688
Bitola dianteira/traseira 1.540/1.533
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 510
Tanque de combustível 50
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 8,9
Retomada 80-120 km/h (kickdown, s) 6,1
Velocidade máxima (km/h) 210
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 10,9/7,4
Estrada (km/l, G/A) 14/9,6
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 53,3
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) 2.170
Rotação em vel. máxima, 5ª (rpm) 5.000
MANUTENÇÃO
Revisão (km/tempo) 10.000/1 ano (as três primeiras são grátis)
Troca de óleo do motor (km/tempo) 10.000/1 ano
Óleo do câmbio Toda-vida, só verificação de nível nas revisões
GARANTIA
Tempo, veículo completo 3 anos
Perfuração por corrosão 12 anos

 

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DO NOVO JETTA Comfortline R-Line
Acesso ao interior sem chave
Ajuste  de distância automático
Ajuste de altura e distância do volante de direção
Ajuste manual de altura dos bancos dianteiros
Alças de teto (4)
Antena no para-brisa
App Connect
Ar-condicionado Climatronic bizona
Assistente de partida em aclive
Assistente frontal com frenagem de emergência
Aviso sonoro e luz de cintos de segurança dianteiros não atados
Banco traseiro com descansa-braço
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortinas (seis no total)
Câmera de ré mais sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo
Descansa-braços dianteiro
Detector de fadiga
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Encosto do banco traseiro dividido 40:60
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis
Espelho interno eletrocrômico
Faróis de neblina e de conversão estática
Faróis, DLR e luzes traseiras em LED
Freio de estacionamento eletromecânico
Função ECO
Grade do radiador em preto
Iluminação ambiente com 10 cores
Infotenimento Discover Media com sistema de navegação e controle de mídia
Luz traseira de neblina
Luzes de aproximação e afastamento
Luzes de leitura dianteiras e traseiras
Porta-óculos
Quadro de instrumentos digital configurável
Regulagem automática do farol alto
Retrovisores de acionamento elétrico com função de abaixar orientação do direito ao selecionar ré
Revestimento do porta-malas em carpete
Revestimento dos bancos em couro sintético
Revestimento dos retrovisores externos em preto
Revestimento interno do teto em preto
Rodas em liga de alumínio 17″
Seis bolsas infláveis
Seleção do perfil de condução (Normal, Sport, Eco e Individual
Sensor de chuva
Sistema de secagem automática dos freios
Sistema de infotenimento “Discover Media” com rádio, tela tátil de 8” polegadas, App-Connect, leitor de CD, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada USB + Aux-In com interface para iPod/iPhone, entrada SD card, comando de voz, sistema de navegação e 6 alto-falantes
Sobre tapetes dianteiros e traseiros em carpete
Start/Stop (desliga/ligar motor nas paradas
Volante multifuncional com logo R-Line
Volante multifuncional em couro com comandos do sistema de infotenimento e computador de bordo
OPCIONAL
Teto solar panorâmico: R$ 4.990
CORES
Branco Puro, Preto Ninja, vermelho Tornado (sólidas); prata Snow, cinza Platinum (metálicas, R$ 1.480); preto Mystic (perolizada, R$ 1.580).

 

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