Depois de alguns anos sem utilizar uma Spin, foi uma grata alegria dirigi-la novamente. Um grande volume interno é a mais importante característica desse carro, que o coloca como um modelo sem concorrentes pelo seu preço. A Activ7 testada tem preço público sugerido de R$ 83.490.

A versão avaliada é a de topo, Activ7, que tem o banco adicional fixado ao assoalho do porta-malas, e que leva mais dois passageiros além dos cinco nos bancos dianteiros e traseiros.  É a chamada terceira fileira, cujo acesso só pode ser feito pela porta traseira do lado direito. Os bancos dessa terceira fileira não escamoteáveis, ou seja, não se escondem no assoalho como na antiga Zafira. É uma solução mais barata, mas que rouba espaço no porta-bagagem. Caso precise transportar mais volume, o dono deve procurar uma concessionária para remover o banco.

O banco da segunda fileira, menor, só para uma pessoa, rebate o encosto para frente e depois bascula inteiro  na vertical, abrindo espaço para as pernas passarem com folga no acesso à terceira fileira.

Já a parte maior do banco, o 60%, não tem o movimento de basculamento. Importante notar que a terceira fileira e esse banco individual da segunda devem ser presos com o elástico com gancho na haste do encosto de cabeça do banco da frente. Sem ele, o balanço pode gerar ruído e forçar demais a estrutura.

Um ponto muito positivo é novidade para 2019; os bancos da segunda fileira contam com ajuste longitudinal. O curso é de 110 mm e aumenta a versatilidade para combinar carga e passageiros. Solução muito boa e que funciona muito bem.

 

Desde seu lançamento em 2012 a Spin caiu rapidamente no gosto de taxistas e de quem precisa de bastante espaço interno em um carro sem gastar muito dinheiro. Junto disso, quem se dedica a prestar atenção no comportamento dinâmico logo percebeu que tinha nas mãos um veículo com mais atributos do que o tipo e aparência faziam supor.

Derivado do Cobalt (mesma família do Onix), pelas suas maiores dimensões, principalmente altura, a engenharia da GM acertou na calibração de suspensão, resultando num comportamento muito agradável e sem nenhum problema. Pode-se até andar forte com ele em curvas, a estabilidade chega a surpreender. Carregado, o comportamento também é bom, mas é claro que não se deve andar rápido com muito peso.

Sempre confortável e firme nos balanços de carroceria, é um carro que deixa o motorista satisfeito, sendo muito bom mesmo de dirigir.

As alterações feitas na parte mecânica estão bem detalhadas na matéria de lançamento, lá pode-se conhecer os números da Spin, mas o que posso atestar é que o funcionamento de motor e câmbio estão em ótimo padrão, tanto de conforto como economia. Desempenho puro — acelerações, retomadas, velocidade máxima — não é de carro rápido, mas a Spin não foi pensada para isso, nunca teve esse objetivo. É um crossover ou van pequena (ou seria perua crescida?) com missão de transporte, não de diversão.

O motor Família 1 de  1.796 cm³ desenvolve apenas 106/111 cv a 5.200 rpm e 16,6 m·kgf a 2.800 rpm e 17,7 m·kgf a 2.600 rpm, mas provê excelente elasticidade e baixo consumo de combustível, como veremos adiante.

A calibração do câmbio automático privilegia silêncio e economia, com baixas rotações sempre que possível. Não há redução de marcha a qualquer pequeno aumento de gradiente da pista, só o fazendo quando a velocidade começa a cair sensivelmente. Isso se a posição do pé do acelerador não mudar. Claro que ao se pisar mais, as reduções são comandadas, e de forma suave.

Mesmo assim, anda liso e econômico todo tempo. Vi números muito bons no computador de bordo, e precisei repetir alguns trajetos, confirmando o baixo consumo.

Por exemplo, andando em cidade com gasolina, trânsito bem pesado de uma sexta-feira pela manhã, mas sem congestionamentos, o carro fez 13,2 km/l. Com muitas paradas em trânsito pesado e trajeto longo de cidade, 7,3 km/l com ar-condicionado todo o tempo.

Andando em ruas e avenidas livres, é fácil fazer 14 km/l, e na estrada, mais de 17 km/l também é fácil de obter. Claro que não são usos acelerando forte, mas apenas acompanhando o fluxo, efetuando ultrapassagens apenas para desentalar o tráfego — sempre muito lerdo pelo medo da indústria da multa, essa praga que não nos deixa.

Com carga de cerca de 300 kg, fiz o mesmo trajeto algumas vezes, e obtive entre 9 e 10,5 km/l dependendo de hora e volume de tráfego. Muito bom para um veículo desse porte com câmbio automático.

O uso dessa versão Activ7 pode ser misto de asfalto e terra, sem grandes problemas. Tem uma altura livre do solo um pouco maior que carros normais, e os pneus Pirelli Scorpion , de uso geral, preveem rodar fora da estrada. Eu e o Paulo Keller não resistimos à cor amarela batizada de Stone (pedra), e buscamos uma paisagem sem asfalto para algumas fotos e vídeo. O carro combinou bem com o local, e vai agradar a quem precisa andar um pouco afastado da pavimentação.

O acabamento interno da Activ tem costuras amarelas nos bancos, além do emblema emborrachado aderido ao tecido, muito interessante de ver e tocar. Combina tecido nas áreas de contato com o corpo com vinil nas laterais. Tem boa oferta de porta-objetos, iluminação nos comandos (faltou no espelho retrovisor externo), no porta-luvas, porta-malas e bastante interessante, acende a luz de placa assim que se toca a mão na abertura do porta-malas, iluminando onde se pisa.

O para-brisas bem inclinado acaba por aceitar muitos reflexos do painel, que atrapalha um pouco em algumas condições. A visibilidade é excelente pelos vidros e espelhos, sendo fácil de manobrar. Apenas as bases das colunas A requerem um pouco de atenção em algumas condições de manobras, pois são bem largas.

O Spin deixou ótima impressão e certeza de continuar sendo um sucesso. Algumas pessoas disseram o famoso “Aí sim!!!”, se referindo ao novo estilo, principalmente da dianteira que melhorou bastante. Mas o carro tem bem mais que isso, e não desagrada a quem o tem ou terá, pode ter certeza.

JJ

Assista ao  vídeo:

 

FICHA TÉCNICA CHEVROLET SPIN ANO-MODELO 2019
LS/LT LTZ ACTIV
MOTOR
Denominação 1,8 ECO Flex
Tipo 4 cilindros em linha, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, duas válvulas por cilindro, injeção no duto, aspiração atmosférica, flex
Diâmetro dos cilindros e curso dos pistões (mm) 80,5 x 88,2
Cilindrada (cm³) 1.796
Taxa de compressão (:1) 12,3
Potência (cv/rpm, G/A) 106/111/5.200
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 16,6/2.800//17,7/2.600
SISTEMA ELÉTRICO
Bateria (V) 12
Capacidade (A·h) 50
Alternador (A) 100
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo dianteiro com câmbio manual ou automático epicíclico, 6 marchas mais ré, tração dianteira
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço transversal em “L”, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integral ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
FREIOS
Atuação Hidráulica com duplo-circuito em diagonal
Controle ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiros (Ø mm) Tambor/n.d.
RODAS E PNEUS
Rodas Aço estampado 6Jx15 com calotas ou liga de alumínio 6Jx15 Liga de alumínio 6,5Jx16
Estepe Roda de aço estampado 4Bx15
Pneus 195/65R15 205/60R16
Estepe T115/70R16
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.416 4.415
Largura sem/com espelhos 1.735/1.953 1.764/1.953
Altura Manual 1.687; automático 1.609 1.689
Distância entre eixos 2.620
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) LS 1.167; LT 1.186 Man. 1.207; aut. 1.235 1.271/1.293
Tanque de combustível 53
Porta-malas (L), até borda superior do encosto do banco/até o teto
7 lugares 162/199
7 lugares com 3ª fileira de bancos rebatida 553/864
7 lugares com 2ª fileira de bancos rebatida 952/1.608
5 lugares 710/1.021 710/1.021
5 lugares com 2ª fileira de bancos rebatida 1.068/1.841 1.068/1.841

 

EQUIPAMENTOS CHEVROLET SPIN 2019
LS 5 lug LT 5 lug LTZ 7 lug Activ 5 Activ 7
Manual Manual Autom. Manual Autom. Manual Autom.
SEGURANÇA
Alarme antifurto
Alças de teto (4)
Alerta de pressão beixa do pneus
Aviso sonoro de cinto desatado
Bolsa infláveis duplas (obrigatórias)
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis
Faróis de neblina
Freio ABS (obrigatórios) e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Imobilizador de motor
Luz de posição em LED
Luz traseira de neblina
Regulagem de altura do facho dos faróis
Repetidoras de setas nos para-lamas dianteiros
Travas p/ crianças nas portas traseiras
APARÊNCIA
Adesivo de coluna na cor preta (exceto na cor preto Ouro Negro e azul Blue Eyes
Alavanca do freio de estacionamento com detalhe cromado
Carcaça dos expelhos externos na cor da carroceria
Carcaça dos espelhos externos na cor preto brilhante
Carcaça dos espelhos externos pretas
Grade frontal com detalhes cromados
Grade frontal com detalhes cromados escurecidos
Grade frontal com detalhes em prata “Link Silver”
Lanternas com superfície interna escurecida
Maçanetas externas na cor do veículo
Maçanetas internas cromadas
Manopla da alavanca de câmbio com detalhe na cor preto brilhante “High Gloss”
Molduras de proteção lateral na cor preta
Painel de instrumentos em preto “Jet Black”
Para-choques bicolores (cor do veículo e preto) com detalhes em prata brilhante
Para-choques pintados na cor do veículo
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes traseiros cromados
Rack de teto
Rack de teto de barra dupla com design exclusivo Activ
Roda de aço aro 15″ com calotas integrais
Rodas de liga de alumínio 15″
Rodas de liga de alumínio 16″
Rodas de liga de alumínio 16″ com desenho exclusivo Activ
Saias laterais com detalhes em prata brilhante
Volante com revestimento premium e detalhes na cor cinza
Volante com revestimento premium e detalhes na cor prata
Volante de 3 raios e detalhes na cor cinza
CONFORTO E COMODIDADE
Ajuste da iluminação dos instrumentos
Ajuste de altura dos cintos dianteiros
Ajuste de altura do volante de direção
Ar-condicionado
Câmbio automático de 6 marchas com trocas manuais sequenciais
Câmbio manual de 6 marchas
Câmera de ré
Chave-canivete
Cintos traseiros de três pontos (3)
Cobertura do porta-malas
Computador de bordo com mostrador no painel de instrumentos com funções de consumo médio, autonomia, entre outras
Controlador automático de velocidade de cruzeiro com comandos no volante
Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro
Destravamento da portinhola do tanque por controle remoto na chave e botão no interior do veiculo
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Iluminação no porta-luvas
Indicador de troca de marchas
Limpador e lavador  do vidro traseiro
Luz interna de cortesia/leitura para motorista e passageiro
Luzes de leitura dianteiras
Luzes de leitura traseiras
Para-sóis com espelho
Quadro de instrumentos com conta-giros, velocímetro com display digital, hodômetro parcial e marcador de nível de combustível.
Sensor crepuscular
Sensor de chuva
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema de grade ativa do radiador
Tomada 12 V
Travamento elétrico das portas com acionamento na chave
Vidro elétrico nas portas um-toque, antiesmagamento e abertura/fechamento automático pela chave
BANCOS
Banco da segunda fileira bipartido e rebatível
Banco da segunda fileira corrediço
Banco da terceira fileira rebatível
Banco do motorista com regulagem de altura
Bancos com revestimento premium
Bancos de tecido diferenciado na cor preto
Bancos híbridos (tecido e acabamento premium) exclusivo da versão Activ
Encosto de cabeça (3) no banco da segunda fileira
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura
SISTEMA DE ÁUDIO
Predisposição para rádio (fiação)
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 7?, rádio AM/FM, USB e Aux-in, função [audio streaming, conexão Bluetooth para celular, aplicativos para smartphone e configurações do veículo
Conjunto de alto-falantes (4 unidades)
Antena de teto
ACABAMENTO INTERNO
Acabamento interno na cor “Jet Black” e “Very Light Platinum” (Tonalidade preta e cinza claro)
CORES EXTERNAS
Amarelo Stone (perolizada)
Azul Blue Eyes (metálica)
Azul Caribe (perolizada)
Branco Summit (sólida)
Cinza Graphite (metálica)
Cinza Satin Steel (metálica)
Prata Switchblade (metálica)
Preto Ouro Negro (metálica)
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