Pegue um carro leve, não grande, motor dianteiro e potente, tração traseira, câmbio manual, conversível, dois lugares, boa dinâmica, bons pneus, e eis aí a fórmula básica para deixar este autoentusiasta empolgado e louco para tê-lo.

Agora pegue uma van média, com linhas modernas e chiques, espaçosa, confortável, de rodar suave e silencioso, e com tudo que há para facilitar a vida de uma jovem mãe, e eis que essa moça ficará doidinha para ter uma. A C4 Picasso é esse veículo, pois tudo leva a crer que as mulheres entraram firme nesse projeto ditando detalhes práticos que costumam escapar aos homens e são utilíssimos para a família.

Eu já estava gostando da C4 Picasso versão Intensive. Gostando da suavidade com que rodava, da boa pegada do motor turbo THP, do ótimo câmbio Aisin de 6 marchas, da boa dinâmica, da ergonomia, etc. Em suma, estava já encantado com esse veículo do ponto de vista do motorista exigente quanto à máquina, até que passei na casa de minha filha, jovem arquiteta mãe de dois bebês, e com ela fui dar uma volta.

Para as mães controladoras, um espelho panorâmico

E ouvi estas palavras: “Pai, pirei nesse carro!”.

Vamos aos motivos dessa “piração”, segundo essa linda autoentusiasta ex-dona de um Alfa Romeo 145 e ex-participante do rali do Jan Balder:

Tem um espelhinho extra junto ao retrovisor interno, convexo para grande campo de visão,  útil para ver o que as crianças estão aprontando lá atrás, se uma não está jogando algum carrinho de chumbo na testa da outra, se estão dormindo, essas coisas.

Mobilidade dos bancos cria diferentes possibilidades. Encostos também reclinam.

O banco traseiro é bem largo (7 cm mais largo que o do suve que eles têm) e tripartido, o que permite colocar dois bancos de criança (com engates Isofix) nos laterais e a mãe ou babá ir no meio. Esses três bancos, além de terem encostos reclináveis, correm individualmente para frente e para trás, o que permite a mãe ficar um pouco adiante ou atrás e livrar os ombros dos banquinhos.

Teto panorâmico e saídas reguláveis de ar-condicionado nas colunas

O assoalho é totalmente plano, o que proporciona conforto para quem está no meio. O veículo testado tinha o Pack Criança, que traz mesinhas tipo avião com iluminação e uma faixa elástica para prender qualquer coisa, o que é útil para prender comidinhas, aparelhinhos de entretenimento infantil passando a Patrulha Canina e a Pepa, cortinas para a segunda fileira de bancos, estes deslizantes. Nas colunas laterais há saídas de ar-condicionado com regulagem de ventilação. Há espaçosos e compartimentados porta-objetos nas portas. Em suma, o banco traseiro é uma verdadeira minicreche.

Mesinha de avião para assistir a Patrulha Canina

O porta-malas é gigante — 537 litros até a altura do tampão removível — e livre de protuberâncias, como uma grande caixa.

Os encostos dos bancos traseiros são rebatíveis e ficam quase no mesmo plano do fundo do porta-malas, o que transforma aquilo num furgão.

Você se esqueceu da lanterna? A Citroën não.

Na parede esquerda do porta-malas há uma lanterna destacável, bem prática para à noite achar algo essencial tipo mamadeira em meio às malas e sacolas.

Minha experiência de vida ensinou que pequenos detalhes são capazes de levar as mulheres tanto ao desespero quanto à placidez contemplativa, portanto, é prudente ouvir o que elas dizem.

Porta-malas só menor que coração de mãe: 537 litros e sem protuberâncias, uma enorme caixa

Bom, após essas interessantes intervenções femininas, volto eu aos comentários.

A C4 Picasso é ótima para embalar no sono essa turma toda e assim a gente pode dirigir viajando sossegado escutando baixinho um bom jazz. O silêncio a bordo — provindo do carro, bem entendido — é dos melhores, o que permite colocar o volume do som bem baixinho e mesmo assim ouvi-lo com nitidez.

Excelente posição para dirigir. Conforto do motorista é essencial

Apesar de alta — 1.625 mm —, nota-se que tem centro de gravidade baixo, o que contribui bastante para sua destacada agilidade e estabilidade. Sem família a bordo dá para se obter desempenho de atrapalhar a vida de muitos carros sem vocação tão familiar, pois atinge, segundo a fábrica, 210 km/h e faz o 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. E isso gastando pouca gasolina — só gasolina, não é flex, pois é fabricada na Espanha e a Citroën decidiu trazê-la original nessa questão. Segundo o Inmetro faz 9,9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, porém na estrada fiz mais de 15 km/l em ritmo normal, sem preocupação de economizar.

Duas colunas finas, em vez de uma grossa, dão perfeita visibilidade, e isso é mais um motivo de tranquilidade para o motorista

Esses números de desempenho e economia não são surpresa para quem, como nós, conhecemos esse brilhante motor 1,6-l THP. Quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, turbo de dupla voluta com interresfriador (intercooler), duplo comando – acionados por corrente – com variador de fase na admissão, injeção direta, 4 válvulas por cilindro. São 165 cv a 6.000 rpm e torque de 24,5 m·kgf entre 1.400 e 4.000 rpm.

Motor THP, desempenho de um V-6 e economia de um pequeno L-4. Só elogios a esse moderno e eficiente motor

Esse motor foi uma grande sacada da PSA, pois ele é “pau pra toda obra”; tanto vai perfeitamente bem num leve hot hatch como os DS3 e Peugeot 208 GT, como num sedã C4 Lounge ou num pesado suve ou semipesada van como esta C4 Picasso de 1.405 kg, cuja carga útil é de 525 kg.

O elevado torque em baixa rotação produz potência consistente em qualquer regime, e isso aliado a um excelente câmbio automático de 6 marchas resulta num veículo cujo desempenho não decepciona nem o maior reclamão de potência que acha que todo carro tem que decolar com um toque no acelerador. O C4 Picasso anda muito bem, esteja certo. Em estrada boa e vazia, sem radar e sem família a bordo, ela viajaria tranquila, estável e silenciosamente a mais de 160 km/h, fácil. A 120 km/h reais o motor sussurra a 2.700 rpm.

Minivan chique, elegante; para os que não se sentem confortáveis em jipes ou em minicaminhões

A versão testada é a Intensive e com todos os opcionais disponíveis.  A de entrada, a Seduction, que já vem bem recheada de equipamentos, custa R$ 121.400. Esta Intensive começa em R$ 132.000. Sua cor, chamada de Sable (areia em francês), custa mais R$ 1.540, havendo também as cores vermelho Rubi, azul Lazuli e preto Ônix por esse preço; sem preço adicional apenas a branca Banquise.

Ela veio com o pacote Pack Luxe, que custa mais R$ 20.000. Há o pacote Pack Comfort, mais barato, de R$ 9.900 (mas que está incluído no Pack Luxe). Sendo assim, esta versão do C4 Picasso testada custa R$ 153.540. Veja, no final, a lista de equipamentos completa, mais os detalhes desses dois pacotes de opcionais.

Para famílias maiores, é bom lembrar que há a Grand C4 Picasso, de 7 lugares, já testada por nós.

A foto clássica do primo Paulo, com todas as portas e tampas abertas, não poderia faltar

 

AK

FICHA TÉCNICA CITROËN C4 PICASSO INTENSIVE 2018
MOTOR
Denominação EP6CDTM
Tipo 4-cil., 4-tempos, transversal, turbocompressor de dupla voluta com interresfriador, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão, corrente, 4 válvulas por cilindro, gasolina
Diâmetro x curso (mm) 77 x 85,8
Cilindrada (cm³) 1.598
Material do bloco/cabeçote Alumínio
Taxa de compressão (:1) 10,5
Potência máxima (cv/rpm) 165/6.000
Torque máximo (m·kgf/rpm)  24,5/1.400 a 4.000
Formação de mistura Injeção direta, gerenciamento Bosch MED17.4
Pressão de superalimentação (bar) 0,8
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo dianteiro, câmbio automático Aisin EAT6 epicíclico de 6 marchas mais ré, trocas manuais e sequenciais por borboletas, tração dianteira
Relações das marchas (:1)  1ª 4,048; 2ª 2,375; 3ª 1,557; 4ª 1,160; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,194
Relação do diferencial (:1) 4,065
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrad ao eixo
DIREÇÃO
Caixa de direção Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) 16
N° de voltas entre batentes 3
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,3
Diâmetro do volante direção (mm) 375
FREIOS
Dianteiro (Ø mm) Disco ventilado/304
Traseiro (Ø mm) Disco/290
Controle ABS (obrigatório), EBD e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 7J x17
Pneus 205/55R17V (Michelin Primacy HP)
Estepe Temporário, 135/90R16M, roda de aço
CONSTRUÇÃO
Arquitetura Monobloco em aço, capô de alumínio, porta de carga e assoalho do porta-malas em compósito de fibra de vidro, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,29
Área frontal calculada (m²) 2,373
Área fronta corrigida (Cx x A, m²) 0,688
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.428
Largura sem/com espelhos 1.826/2.117
Altura 1.625
Entre-eixos 2.785
Bitola dianteira/traseira 1.585/1.590
Distânica mínima do solo 120
Porta-malas (L) 537/630 com banco traseiro todo avançado
Tanque de combustível (L) 57
PESOS
Peso em ordem de marcha (kg) 1.405
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 210
Aceleração 0-100 km/h (s) 8,4
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) 9,9
Estrada (km/l) 12
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 44
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 2.700
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) 6.000

 

EQUIPAMENTOS CITROËN C4 INTENSIVE 2017
Abertura e travamento das portas “mãos livres” (Keyless)
Acionamento automático das luzes de emergência em frenagens fortes
Acionamento automático do limpador traseiro ao engatar ré (limpador de para-brisa ligado)
Ajuste de alttura do banco do motorista
Ajuste de altura de ancoragem dos cintos dianteiros
Alarme periférico e volumétrico
Alerta de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros desatados
Bancos dianteiros com aquecimento
Bolsas infláveis: frontais, laterais e de cortina (6 bolsas)
Câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro
Central multimídia com tela tátil de 7″ com GPS 3D, mirrorscreen
Cintos de segurança de três pontos para cada banco
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de esforço
Controle de estabilidade e tração
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis
Espelho auxiliar de vigilância para o ambiente do banco traseiro
Espelhos retrovisores de acionamento elétrico e rebatíveis
Faróis bixenônio autodirecionais com acendimento automático
Faróis e luz traseira de neblina
Freio de estacionamento elétrico automático com sistema de ajuda à partida em aclive
Iluminação do solo próximo à porta
Lanternas traseiras com efeito 3D
Limpador do para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade
Tela panorâmica cenrral de alta definição de 12″ mais 4 grupos de comandos no volante
Teto panorâmico
Volande direção com ajuste de altura e distância
OPCIONAIS
PACK COMFORT – R$ 9.900: bancos de couro e tecido Finn  / Pack Bancos Relax: apoios de cabeça “supercomforto”, bancos dianteiros com massageador elétrico, banco do passageiro com extensão para apoio de pernas de acionamento elétrico; park assist 360º: visão 360º por meio de 4 câmeras integradas, monitoramento de ponto cego, retrovisores apontam para baixo ao engatar ré, detectores de obstáculos dianteiros com indicação gráfica e sonora
PACK LUXE – R$ 20.000: Pack Comfort mais: pack Drive Assist: leitor de placas de velocidade, comutação automática farol alto/baixo, retrovisres eletrocrômicos, alerta e correção de desvio involuntário de trajetória; Park Assist, estacionamento em vagas longitudinais automático; banco de couro “Claudia”, ajuste elétrico do banco do motorista com memória
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