A Subaru Tecnica International, subsidiária da Subaru, foi fundada há 30 anos, precisamente em 2 de abril de 1988, para trabalhar de maneira mais organizada e dedicada às competições, pois desde 1972 já se participava oficialmente de corridas.

A primeira participação foi num rali australiano, com o modelo Leone, e no Campeonato Mundial de Rali a marca foi a primeira a participar com um modelo de tração em todas as rodas, em 1980.

Foram então, 47 vitórias no campeonato mais importante dos ralis, com três campeonatos mundiais.

O primeiro carro que foi utilizado em competições sob responsabilidade completa da STI foi em 1989, um Legacy RS RA com alterações de motor, transmissão, freios e segurança, que foi usado para bater o recorde de 100 mil km a uma média de 222 km/h.

Mas de longe a imagem mais conhecida dos Subarus é o Impreza azul de Colin McRae (1968-2007). Depois de um ano de estreia em 1993 com o Legacy, a Subaru STI mudou para o menor e mais leve Impreza, e levantou o vice-campeonato em 1994. Os três anos seguintes foram dominados pelo magnífico carro de motor boxer, vencendo o campeonato de construtores nesses anos e o de pilotos em 1995, com McRae/Derek Ringer (carro da foto de abertura). Os campeonato de pilotos foram em 2001, com Richard Burns/Robert Reid, Peter Solberg/Phil Mills em 2003 e Toshihiro Arai/ Tony Sircombe na classe de carros de produção em 2005 e 2007.

Os sucessos em corridas provocaram a fabricação da versão WRX STI para as ruas, e o carro se tornou um sucesso principalmente nos mercados entusiastas, não por volume de vendas, mas por procura muito maior que a disponibilidade.

Em 2003, Solberg levantou o campeonato mundial

JJ

(1.113 visualizações, 1 hoje)