A Volkswagen reuniu a imprensa anteontem (9/3) para mostrar o Passat 2018 e oferecer um breve teste, bem como comunicar reposicionamento de preço, agora R$ 164.220, redução de R$ 13.510. A única versão passa a ser a Highline.

A única cor incluída nesse preço é o branco Puro.  Há seis metálicas por R$ 1.750 (azul Atlantic, azul Harvard, cinza Manganês, marrom Oak, prata Sargas e vermelho Crimson) e uma perolizada, a preto Mystic, por R$ 2.500. O único opcional é o teto solar panorâmico (R$ 5.370).  O estofamento pode ser bege claro ou preto, a escolher.

Linhas que podem ser chamadas de clássicas “Wolfsburg”; as ponteiras de escapamento são apenas decorativas e o emblema VW comanda abertura manual do porta-malas

A atual geração, oitava (B8), foi lançada no Salão de Paris de 2014 como ano-modelo 2015, aqui chegando no final do ano seguinte. A diferença básica para a geração anterior é o projeto totalmente novo, marcado pela adoção da nova e alardeada estrutura da marca alemã, a MQB — o segundo a utilizá-la, precedida pelo Golf 7 dois anos antes.

Interior luxuoso e funcional; há apoio de coxas ajustável manualmente nos assentos

O motor é o 2-litros turbo EA888 de terceira geração, de dupla injeção (direta e no duto), a gasolina, de 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm, com torque de 35,7 m·kgf de 1.500 a 4.400 rpm. O câmbio é o DSG, robotizado de seis marchas com dupla embreagem banhada em óleo, com trocas automáticas ou sequenciais pela alavanca seletora ou pelas borboletas atrás do volante. O Passat é produzido na fábrica VW em Emden, na Alemanha, construída só para produzir o Fusca de exportação para os EUA e Canadá no tempo de sua alta demanda nos anos 1960.

O quadro de instrumentos digital e configurável é de série (Foto: divulgação)

Como pesa 1.529 kg, são 6,95 kg/cv de relação peso-potência, suficiente para levá-lo da imobilidade a 100 km/h em 6,8 segundos e chegar a 246 km/h.

O consumo de gasolina (Inmetro) é 10,4 km/l na cidade e 12,9 km/l, na estrada. Em 6ª marcha a v/1000 em 6ª é 55,9 km/h, o que resulta em 2.150 rpm a 120 km/h reais.

Os itens de segurança são os numerosos habituais da marca, mas há um que é notável: numa colisão frontal os encostos de cabeça dianteiros se deslocam para frente, eliminando ou reduzindo o efeito-chicote, em que a cabeça volta violentamente para trás e pode causar lesão na coluna cervical.

O encosto de cabeça se desloca para frente numa colisão frontal (Imagem: divulgação)

O Passat é um sedã grande, muito espaçoso mesmo para os ocupantes do banco traseiro e o porta-malas acomoda nada menos que 586 litros. Com os encostos dos banco traseiro divididos 40:60 rebatidos (rebatem automaticamente por comando mecânico estando a tampa do porta-malas aberta) a capacidade de bagagem sobe para 1.152 litros.

O ar-condicionado digital automático é trizona e a saída para o espaço traseiro conta com ajuste individual de temperatura também.

As dobradiças são “pescoço de ganso”, porém embutidas no revestimento do porta-malas, e não têm como danificar a bagagem. A abertura da tampa do porta-malas é elétrica “mãos livres” mediante movimento lateral do pé sob o para-choque traseiro. O estepe é armazenado com a face externa voltada para o seu poço e requer removê-lo para calibrar o pneu.

Veja em seguida à ficha técnica a extensa relação de equipamentos do Passat, em especial os itens de infotenimento.

Para quem é o Passat? É para quem precisa de muito espaço com porta-malas generoso, recusa-se a entrar no admirável mundo novo dos suves, não se atrapalha com carro grande (4.767 mm de comprimento e 2.083 mm contando os espelhos), aprecia desempenho e comportamento exemplar nas curvas, não tem sentimento de culpa por não andar num carro flex e, segundo estudos de marketing da fabricante, tem ganho mensal de 30 mil reais.

BS

 

FICHA TÉCNICA VW PASSAT 2,0 TSI HIGHLINE 2018
MOTOR
Designação EA888 geração 3
Instalação Dianteiro, transversal
Material do bloco/cabeçote Ferro fundido/alumínio
N° de cilindros/configuração Quatro/em linha
Aspiração Forçada por turbocompressor, interresfriador de ar
Diâmetro x curso (mm) 82,5 x 92,8
Cilindrada (cm³) 1.984
Taxa de compressão (:1) 9,6
Potência máxima (cv/rpm) 220/4.500 a 6.200
Torque máximo (m·kgf/rpm 35,7/1.500 a 4.400
Corte de rotação (rpm) 6.500
N° de válvulas por cilindro 4, atuação indireta por alavanca-dedo roletada
N° de comandos de válvulas Dois, no cabeçote, corrente, variador de fase na admissão e escapamento
Formação de mistura Injeção direta e no duto
Gerenciamento do motor Bosch MED
Combustível Gasolina comum (95 octanas RON)
SISTEMA ELÉTRICO
Tensão (V) 12
Capacidade da bateria (A·h) 68
Alternador (A) 140
TRANSMISSÃO
Embreagem Duas, automáticas, em banho de óleo
Câmbio Transeixo dianteiro de 6 marchas robotizadas à frente e ré, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 2,933; 2ª 1,792; 3ª 1,125; 4ª 0,773; 5ª 0,811; 6ª 0,636; ré 3,351
Relações de diferencial (:1) 4,769 e 3,444
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora tubular
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora tubular
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,7
Relação de direção (:1) n.d.
N° de voltas entre batentes 2,7
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiro (Ø mm) Disco ventilado/310
Traseiro (Ø mm) Disco/300
Controle ABS, EBD e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio 8Jx18, inclusive estepe
Pneus 235/45R18W (Continental ContiSportContact)
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.529
Carga máxima 581
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã notchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,28
Área frontal (m²) 2,26
Área frontal corrigida (m²) 0,63
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.767
Largura sem/com espelhos 1.832 / 2.083
Altura 1.476
Distância entre eixos 2.791
Bitola dianteira/traseira 1.581/1.565
Distância mínima do solo 150
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 586
Tanque de combustível 66
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 6,8
Velocidade máxima (km/h) 246
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE
Cidade (km/l) 10,4
Estrada (km/l) 12,9
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 55,9
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) 2.150
Rotação à velocidade máxima, 5ª (rpm) 5.600

 

EQUIPAMENTOS DO PASSAT 2,0 TSI HIGHLINE 2018
Acendedor de cigarros e cinzeiro no console central
Ajuste manual de altura e distância do volante
Alças de teto (4)
Apliques decorativas internas em alumínio escovado (painel e portas)
Apoios lombares nos bancos dianteiros com ajuste elétrico, lado do motorista com função de massagem
Ar-condicionado digital automático Climatronic trizona
Assistente de estacionamento
Assistente de partida em aclive
Bancos dianteiros com ajuste elétrico, massageador lombar elétrico, aquecimento, lado do motorista com memória e função de facilitar acesso recuando
Bloqueio eletrônico do diferencial EDS/XDS
Bolsas infláveis: duas frontais (obrigatórias) com desativação do lado do passageiro, duas laterais nos bancos dianteiros e duas de cortina
Câmbio robotizado DSG de 6 marchas com função Tiptronic
Câmera de ré
Cintos de segurança traseiros de três pontos (três)
Computador de bordo com display multifuncional “Premium Color”
Console central com apliques “preto brilhante”
Controle de cruzeiro adaptativo com função frenagem de emergência até 30 km/h
Controle de velocidade de cruzeiro e distância adaptativos
Descansa-braço dianteiro com ajuste de altura e longitudinal, com porta-objetos
Desliga-liga motor nas paradas (Start-Stop)
Detector de fadiga
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Encosto do banco traseiro dividido 40:60 e rebatível, com descansa-braço central e porta-copos
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico rebatíveis e com aquecimento e antiofuscamento automático e memória no do lado do motorista
Estepe com roda de alumínio igual às demais
Faróis e luz traseira de neblina
Faróis em LED com assistente dinâmico de farol alto e luz de rodagem diurna (DRL) em LED
Freio de estacionamento elétrico e função de freio automático
Freios com ABS (obrigatório) e EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem)
Frisos laterais cromados
Iluminação ambiente em LED na região dos pés (frente)
Iluminação ambiente monocromática nas decorações das portas
Indicador de perda da pressão dos pneus
Lanternas traseiras escurecidas em LED
Luzes de leitura dianteira e traseira
Para-sóis com espelho e iluminação
Ponteira de escapamento dupla (lado esquerdo e direito)
Porta-copos dianteiro com cobertura
Quadro de instrumentos digital programável com tela de 12,3 pol e resolução 1.440 x 540 pixels
Regulagem dinâmica do facho do farol
Relógio analógico no painel de instrumentos
Revestimento dos bancos em couro “Nappa”
Rodas de alumínio 18″ “Dartford” com pneus 235/45R18W (5)
Seleção do perfil de condução “Mode” (Normal/Esporte/Eco/Comforto) com regulagem personalizável do chassi
Sensor crepuscular com luz de aproximação/afastamento do veículo
Sensor de chuva
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
Sistema de acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
Sistema de alarme com comando remoto e destravamento de portas sem chave
Sistema de infotenimento “Discover Pro com rádio CD-Player, tela tátil de 9,2”, App-Connect, comando de voz, controle por gestos, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para dois SD-Cards, conexão USB mais Aux-In com com interface para iPod/iPhone, navegador e 8 alto-falantes (4 são tweeters), connectividade com smartphones por meio do App-Connect para plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto/Google, permite uso do Waze ou Google Maps, e Spotify
Sistema de monitoramento frontal
Sistema de proteção ativa dos ocupantes
Soleiras nas portas em aço inoxidável
Tampa porta-malas com abertura elétrica por sensor sob o para-choque traseiro
Tapetes adicionais
Tomada de 12 V no console central e porta-malas
Volante multifuncional em couro com comandos do rádio, computador de bordo, controlador automático de velocidade de cruzeiro, e borboletas
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