Caro leitor ou leitora,

É com o maior prazer que anuncio a chegada de mais um editor ao time do AE. Desta vez é o famoso designer Luiz Alberto Veiga, com um histórico notável de realizações nos seus 41 anos na Volkswagen no Brasil, com quem convivi nos meus cinco anos na empresa cuidando das atividades de motorsport e depois como jornalista.

A cada 15 dias, aos sábados, ele contará um capítulo da sua rica vida e, como é habitual na internet, seus textos ficarão para sempre no AE para leitura, consulta ou simplesmente reler e relembrar.

Bem-vindo a bordo, Veiga!

Bob Sharp
Editor-chefe


 

UM DIRETOR DE DESIGN A BORDO

Olá amigos!

Meu nome é Luiz Alberto Veiga e fui convidado a fazer parte deste seleto grupo de jornalistas e especialistas em automóveis pelo Bob Sharp, a quem muito admiro e respeito.

Minha especialidade é Design de automóveis, produto que faz parte do meu dia a dia deste meu nascimento, até o dia do meu desligamento da Volkswagen do Brasil em 2016, empresa em que trabalhei por 41 anos, ocupando o cargo de Diretor de Design para América Latina.

Meu pai foi um dos responsáveis pelo projeto e construção da fábrica da GM em São José dos Campos e foi gerente de planejamento industrial.

Meu tio, que era meu vizinho, foi chefe de produção na GM e volta e meia aparecia com fabulosos Impalas, Bel Airs e outros clássicos americanos em casa.

O desenho, que iniciei junto com meu pai logo que consegui agarrar uma caneta, foi a mola que me lançou no fantástico mundo do Design de Automóveis e tive a chance única de ajudar a construir dezenas de famílias de carros, show cars e propostas que morreram no meio do caminho.

Trabalhei nos mais avançados estúdios de design do mundo, entre eles os da Volkswagen do Brasil e Alemanha, Italdesign do Giorgetto Giugiaro, Ghia Design em Turim, Modern Design em Detroit, estúdio avançado da VW em Potsdam, periferia de Berlim, Volke Design, o maior fornecedor de Design da Volkswagen em Wolfsburg onde montamos o Brazilian Design Corner, grupo de brasileiros Designers, Modeladores e Especialistas em Package e desenvolvimento de superfície matemática que aglutinei no coração do fenomenal Grupo de Design da Volkswagen que reúne 12 marcas entre elas, a Bentley, Lamborghini, Porsche, Audi, Ducati, VW, Seat, Škoda, VW Trucks, Scania e a Bugatti.

Decidi sair da Volkswagen, depois de 41 anos de trabalho na empresa e no cargo de Diretor de Design para América latina, por questões pessoais e pela necessidade de renovação tanto minha, como ser humano, quanto da VW, que ganhou sangue novo para as próximas décadas.

Porém, como vocês podem imaginar, é impossível me separar do automóvel, uma das minhas grandes paixões.

Tenho gasto muito do meu tempo aprimorando minha grande paixão que é a pintura, que tem como tema principal, como não poderia deixar de ser, o Automóvel, mas também com palestras e consultorias ocasionais onde falo sobre o automóvel na visão do Designer, técnico e Diretor de estúdio.

A ideia do trabalho com o AUTOentusiastas é de transmitir meu conhecimento e trajetória profissional, contando minha história de vida e falando sobre os inesgotáveis temas que um  automóvel oferece, principalmente quando se fala sobre seu projeto e produção, seja ele um  protótipo ou de produção em massa.

LV

(1.915 visualizações, 1 hoje)