No dia 23 de março de 1953 a Volkswagen se estabeleceu oficialmente no Brasil, num galpão alugado na rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga em São Paulo, SP. Inicialmente como uma montadora de CKDs (os carros vinham em kits completos da Alemanha). Abaixo algumas fotos dos tempos da Rua do Manifesto (1):

De lá até o dia 23 de março deste ano se passaram 65 anos e isto, juntamente com a nova fase da Fábrica Anchieta no contexto da “Nova Volkswagen”, foi motivo de festa.

Por falar em “Nova Volkswagen”, em toda a fábrica podem ser vistos estes cartazes gigantes (2)

Foram convidados autoridades, sindicalistas, concessionários, fornecedores, representantes de clubes de aficionados da marca e a imprensa especializada. Todos os grupos foram recepcionados e levados a áreas específicas para um café da manhã de boas-vindas.

Eu entrei com o grupo da imprensa — dada minha participação no AE, se bem que foi difícil definir a que grupo eu realmente deveria pertencer, em razão da minha longa participação em clube e do meu trabalho como ativista pela marca e pela preservação da sua história, preservação da história dos carros, dos carros em si e das histórias do convívio entre carros e seus proprietários; isto tudo sem esquecer das datas comemorativas que eu lancei. Nesta o amigo Fabrício de Jesus Pereira, da Volkswagen, responsável pelo grupo dos representantes de clubes, e que tinha meu nome em sua lista, acabou ficando preocupado até o momento que me viu no interior da fábrica.

O café da manhã do pessoal de imprensa foi uma boa oportunidade para rever os colegas e amigos jornalistas. Já no caminho eu estava em boa companhia, pois aproveitei uma carona com o BS:

Selfie tirada a caminho da Fábrica Anchieta a bordo do Fox pilotado pelo Bob Sharp, comigo de “copiloto” (3)

O percurso até à Ala 14, onde a festividade iria ocorrer, foi feito a pé, e no caminho a emoção ficou por conta de três Kombis ainda na ativa, duas do Corpo de Bombeiros interno e a terceira uma ambulância:

Chegada ao palco dos acontecimentos

Chegando ao local do evento alguns carros de entusiastas e outros do acervo da fábrica estavam em exposição. Começo com o Passat L 1500, 1975, que despertou a curiosidade do BS que queria conferir a medida dos pneus que estavam instalados no carro. Ocorre que alguns primeiros saíram com 155SR13, logo passaram a 175/70SR13. Mas este carro já estava com pneus 175/70SR13:

O BS conferindo a medida dos pneus instalados neste impecável Passat (2)

Lindos carros foram expostos e fizeram a alegria dos entusiastas que compareceram ao evento:

Destes somente o Gol 1300 L pertence ao acervo da fábrica. Mas havia outro carro deste acervo exposto: um raro SP1, cujo motor é 1600, 1971 (Fotos 1):

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O bravo Fusca que permanece firme na ativa!

Segundo seu motorista, este é um Fusca 1600, 1986, original, só que está com as faixas pintadas do Fusca “Itamar” no lugar dos frisos cromados. O Fusca tem a seguinte inscrição nas portas: “Prefeitura de São Bernardo do Campo – Cidade do Trabalho”, e o carro estava parado perto do local do evento. Algumas fotos dele: (Fotos 2):

Este carro, cujo apelido é “Bonito”, foi a viatura oficial da Prefeitura de São Bernardo do Campo que trouxe “em grande estilo” o prefeito da cidade, Orlando Morando (PSDB-SP), para o evento.

O motorista do Fusca, Sidnei Pires, orgulhoso de seu instrumento de trabalho, o Fusca “Bonito” (2)

 

A cerimônia comemorativa oficial do 65º aniversário

A primeira atividade dentro da Ala 14 foi uma visita guiada pela parte final da linha de montagem do Polo, Virtus e Saveiro, com a instalação do powertrain (Fahrwerk no jargão Volkswagen), concluída na área de qualidade e inspeção final. Segue um pequeno vídeo (3m15s) com clipes desta visita. “Vem comigo”, usando a famosa frase criada pelo saudoso Goulart de Andrade († 23/08/2016):

Depois que os vários grupos concluíram a visita começou a parte oficial da festa. A mestre de cerimônias foi a Izabella Camargo (jornalista da Globo e responsável pelas previsões do tempo do SPTV/Jornal Nacional). Ela chegou ao palco em grande estilo: a bordo de uma Kombi Turismo da Carbruno, cuidadosamente restaurada pelo amigo José “Zé” Ricardo de Oliveira:

Izabella Camargo chegando ao palco em grande estilo para ser a mestre de cerimônias desta parte do evento. Ela e a Kombi foram muito aplaudidas (5)

Eu filmei, sem cortes, toda a parte Volkswagen deste evento. Como o material foi filmado “da mão”, e quase sempre com o zoom puxado no limite, ocorrem alguns “balanços” na imagem, mas acredito que o resultado é aceitável, pois lhe permite ver o que os convidados tiveram a oportunidade de presenciar. Este vídeo é de 22m38s):

O vídeo vai até a fala de Pablo Di Si, presidente e executivo-chefe da Volkswagen do Brasil e da Volkswagen Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe), a quem eu tive a oportunidade de conhecer. Seguiram-se outros discursos, do representante do Governador, do prefeito de São Bernardo do Campo, do presidente do sindicato dos metalúrgicos, etc.

Depois de terminados os discursos foi feita a comunicação de que a Volkswagen do Brasil tinha atingido a marca de 23 milhões de carros produzidos e isto foi registrado coincidentemente no dia 23 de março, no aniversário da empresa. O carro que foi escolhido para designar este recorde foi um Virtus 200 TSI Highline que aparece atrás do grupo de autoridades na foto abaixo:

O recorde de produção foi ressaltado no telão; na foto autoridades presentes e atrás deles o Virtus que é o 23.000.000º VW produzido no Brasil (2)

Concluindo o evento, e apresentando mais um dos carros que fazer parte do programa de atualização dos produtos oferecidos pela Volkswagen no Brasil, foi mostrado o novo Tiguan, fabricado no México e que chega ao nosso mercado em abril próximo.

O Tiguan mexicano que estará disponível com 5 ou 7 lugares a partir de abril deste ano (3)

 

Momento selfies e tietagem com amigos

Certamente uma ocasião destas é excelente para rever amigos e celebrar, e, seguindo a tendência vigente, ninguém escapa de fazer umas selfies registrando a tietagem com amigos, os nomes de quem aparece nas fotos serão indicados sempre da esquerda para a direita e todas as fotos são (3):


Com este relato eu acrescento mais um evento que eu tive a oportunidade de testemunhar, assim eu continuo no meu papel de partícipe da história e de seu escriba. Agradeço o convite da Volkswagen do Brasil, à qual em seu 65º aniversário desejo felicidades e muito sucesso em seu aniversário.

Um aniversário anterior da Volkswagen no Brasil, o de 60 anos, resultou em dois eventos que foram épicos, a saber a MEGAVISITA À VOLKSWAGEN,  um grande open door day com milhares de visitantes;  e a Festividade pelos 60 Anos da Volkswagen no Brasil, que oportunamente será reportada nesta coluna e que foi uma verdadeira “Festa de Arromba” na Sala São Paulo no dia 20 de março de 2013.

AG

Créditos e Notas

(1) – Material de minha palestra “O Fusca: Chega no Brasil, vence e se despede duas vezes…” que foi carregado na internet para esta matéria.
(2) – Fotos com a minha máquina Sony DSC-RX100M3
(3) – Fotos com meu Smartphone Motorola Z2 Play
(4) – Foto Thyago Szoke, propiretário do carro, foto tirada antes de terem sido colocadas as faixas de contenção do público.
(5) – Foto de Wagen Ever, obtida no Facebook.

Registro meus agradecimentos pelas informações que obtive das seguintes pessoas: Bob Sharp, Renato Acciarto, Edivaldo Fernandes, Fabrício de Jesus Pereira e Hugo Bueno.

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
(2.110 visualizações, 1 hoje)