A Audi apresentou à imprensa esta semana o suve SQ5 3,0 TFSI, versão mais potente que o Q5 testado pelo Arnaldo Keller. O que o torna super é o motor V-6 de 3 litros que deixa à disposição do pé direito nada menos que 354 cv entre 5.400 e 6.400 rpm, combinado com o torque de 51 m·kgf de 1.370 a 4.500 rpm. Com isso, a massa de quase duas toneladas (1.945 kg) não é percebida no desempenho em reta: o 0 a 100 km/h em 5,4 segundos demonstram isso com clareza. A velocidade máxima só vai até 250 km/h sob comando do gerenciamento do motor.

O motor de 2.995 cm³ é dotado de turbocompressor de duas volutas e está acoplado a câmbio automático epicíclico ZH 8HP de oito marchas que passa o torque para as quatro rodas em regime permanente e variável entre os eixos, com ligeira predominância para o traseiro. O funcionamento é ciclo Miller com baixas cargas e a injeção é direta.

Um forte e belo coração V-6 3-L de 354 cv; note os fechos do capô duplos

O câmbio tem funcionamento irrepreensível, com trocas manuais tanto pelo alavanca (sobe marcha para frente, ótimo) quanto pelas borboletas. Nas reduções há aceleração interina. Pelo motor potente que tem é bem longo, v/1000 de 71 km/h para 120 km/h a 1.700 rpm. Com o seletor de modo (Audi Drive Select) em Comfort têm-se a roda-livre para aproveitar a inércia ao levantar o pé do acelerador ou a gravidade terrestre nos declives de até 2%. Ao contrário do Q5 2,0 TFSI Ambition que o Arnaldo testou, de câmbio robotizado em que a embreagem abre, neste epicíclico ocorre o desengate da marcha. No fim o efeito é o mesmo.

Os quatro pneus são 255/45R20W (Continental ContiSportContact) e apesar da excelência e de suas medidas as quase 2 t são notadas, especialmente nas curvas de autoestrada, em forma de ligeira relutância a apontar, embora não seja nada que assuste ou prejudique ao se desejar andar rápido. Freios são a disco nas quatro rodas, com notável poder de parada.

Obviamente, é um suve para poucos. Seu preço básico é R$ 397.990. Se adicionados os opcionais pintura metálica ou perolizada (R$ 2.000), e Audi Side Assist com câmera 360º, que inclui assistente de transposição de faixa de rolamento, aviso ao abrir porta para desembarcar, assistente de tráfego transversal, aviso de iminente colisão traseira, e a câmera 360º, são R$ 12.000 mais, portanto preço-teto de R$ 411.990.

Mesmo sem esses opcionais o recheio de equipamentos de série é farto, veja lista após a ficha técnica.

Dentro do universo de suves, o Audi SQ5 é mesmo um protagonista importante por ter tudo para agradar aos gostos mais exigentes.

BS

Mais fotos:

FICHA TÉCNICA DO AUDI SQ5 3,0 TFSI  2018
MOTOR
Tipo Ignição por centelha, 4 tempos, gasolina
Instalação Dianteiro, longitudinal
Material do bloco/cabeçote Alumínio
N° de cilindros/configuração 6 / em V
Diâmetro x curso (mm) 84,5 x 89
Cilindrada (cm³) 2.995
Aspiração Forçada por turbocompressor de dupla voluta com interresfriador
Taxa de compressão (:1) 11,2
Potência máxima (cv/rpm) 354/5.400~6.400
Torque máximo (m·kgf/rpm) 51/1.370~4.500
N° de válvulas por cilindro 4
N° de comando de válvulas /localização 2 / cabeçote, com variador de fase e de levantamento de válvulas de admissão, corrente
Formação de mistura Injeção direta
TRANSMISSÃO
Rodas motrizes 4×4 integral, predominante na traseira
Câmbio Automático epicíclico ZF8HP
N° de marchas 8 à frente e uma à ré
Relações das marchas (:1) 1ª 4,714; 2ª 2,143; 3ª 2,106; 4ª 1,667:1; 5ª 1,285; 6ª 1,000; 7ª 0,839; 8ª 0,667; ré 3,317
Relação de diferencial (:1) 2,848
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido
Dianteiro Disco ventilado
Traseiro Disco ventilado
Controle ABS, EBD, BAS
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal e amortecedor pressurizado separados e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,7
Relação de direção n.d.
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio
Pneus 255/45R20W (Continental ContiSportContact) – estepe vazio com selante e bomba
PESOS
Em ordem de marcha (kg) 1.945
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.671
Largura sem espelhos 1.893
Altura 1.635
Distância entre eixos 2.824
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,30
Área frontal aproximada (m²) 2,476
Área frontal corrigida (m²) 0,742
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 550
Tanque de combustível 70
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 250 (limitada)
Aceleração 0-100 km (s) 5,4
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL NEDC (EUROPEU) CORRIGIDO PARA BRASIL
Cidade (km/l) 7,2
Estrada (km/l) 10,4
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 8ª (km/h) 71
Rotação a 120 km/h  em 8ª (rpm) 1.700

 

EQUIPAMENTOS AUDI SQ5 3,0 TFSI
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura elétrica da porta de carga com mãos livres
Acabamento interno em alumínio escovado
Acabamento interno em couro
Ajuste do ângulo do encosto dos bancos traseiros
Ajuste elétrico dos espelhos com rebatimento, memória e antiofuscamento
Alavanca seletora de câmbio em couro
Ar-condicionado automático trizona
Audi Drive Select
Audi Visual Cockpit (quando de instrumentos totalmente virtual)
Bancos dianteiros de desenho esportivo, ajuste elétrico lombar e memória para o do motorista
Controle de cruzeiro adaptativo com sistema de congestionamento
Espelho interno eletrocrômico
Informações projetadas no para-brisa (head-up display)
Pacote porta-objetos
Porta-copos climatizado
Revestimento do teto na cor preta
Revestimento dos bancos em Alcantara
Sensores de chuva e crepuscular
Sistema desliga-liga motor nas paradas rápidas
Teto solar panorâmico (abre totalmente sobre os bancos dianteiros)
Volante de três raios com base aplanada, multifuncional e com borboletas
EXTERIOR
Carcaças dos retrovisores prateadas
Estrados de teto longitudinais prateados
Friso decorativos brilhantes
Soleira de alumínio na porta de carga
Soleiras das portas em alumínio linha S
SEGURANÇA
Acesso ao interior sem chave e partida por botão
Ajuste de altura do facho dos faróis automático
Ajuste elétrico do volante em altura e distância
Alarme
Assistente de estacionamento em vagas longitudinais e transversais
Assistente de farol alto (reage ao tráfego contrário ou no mesmo sentido)
Assistente de transposição de faixa (lane assist)
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina
Câmera de ré
Cintos de segurança com sensor de afivelamento
Faróis totalmente em LED
Freio de imobilização automático (auto-hold)
Lanternas traseiras em LED, luzes de seta dinâmicas
Limpador de faróis
Monitor da pressão dos pneus
Trava nas portas traseiras elétrica
ÁUDIO
Audi Connect
Bluetooth
Interface de smartphone
Rádio MMI Plus com navegador
Sistema de áudio 3D Bang & Olufsen
CORES – branco Ibis, preto Brilhante, verde Açores (carro avaliado), vermelho Matador, azul Navarra, preto Mito, cinza Manhattan, prata Florete e cinza Daytona
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Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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  • Alexandre, mais um comentário espirituoso! Legal!

  • Mr. Car

    Bob, dispenso a parafernália de assistência sem drama nenhum, e economizo R$ 12.000,00. E para variar, estou imaginando um lindo interior bege ou caramelo, que ficaria ótimo com este verde. E faixa degradê, tem, he, he?
    Abraço.

    • Mr. Car, nada de faixa degradê, lamentavelmente.

  • Alexandre, é uma carroceria belíssima mesmo, concordo. Imagine um RS5 de 450 cv então!

  • Luigi

    Caro, Bob. Fugindo o assunto ao texto, já tem previsão de quando irá lançar a matéria do Virtus ? Obrigado pela atenção.

    • Luigi, estou nela, irá hoje ainda, mais tarde, tipo 20h00.