O VW Virtus, ou o sedã do Polo, foi lançado esta noite em São Paulo. Desenhado e produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, chega em três versões, a MSI 1,6-litro, motor de aspiração atmosférica, e as duas de motor 1-litro turbo, o 200 TSI, a Comfortline e a Highline, esta a topo de linha. Ao contrário do Polo, não haverá versão de motor 1-litro MPI, de aspiração atmosférica.

Os preços básicos, anunciados esta noite, são:

1,6 MSI: R$ 59.990
1,0 TSI 200 Comfortline: R$ 73.490
1,0 TSI 200 Highline: R$ 79.990

O grande destaque do Virtus é o espaço interno, especialmente para os ocupantes do banco traseiro, uma vez que a distância entre eixos de 2.651 mm excede aquela do Polo, que já mostra bom espaço interno, em 86 mm (2.565 mm). O porta-malas é de expressivos 521 litros, dos maiores nos veículos produzidos no Brasil (só perde para o Cobalt, de 563 litros, e Etios sedã, de 562 litros).

De fato, o melhor ângulo do Virtus (Foto: Fernando Calmon)

O Virtus tem pneus mais largos que os do Polo, 195/65R15 em vez 185/65R15, motivo para ter altura 4 mm maior que o Polo ( de 1.468 para 1.472 mm).

Veja algumas diferenças entre o hatch e o sedã:

DIFERENÇAS VIRTUS X POLO
Virtus 1,6 MSI Polo 1,6 MSI Virtus 200 TSI Polo 200 TSI
Distância entre eixos 2.651 2.565 2.651 2.565
Comprimento (mm) 4.482 4.057 4.482 4.057
Altura (mm) 1.472 1.468 1.472 1.468
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,5/10,9 11,0 10,5/10,9 11,0
Porta-malas (L) 521 300 521 300
Pneu 195/65R15 185/65R15 195/65R15 185/65R15
Cx 0,315 0,333 0,326 0,344
Área frontal corrigida (m²) 0,677 0,716 0,701 0,74
Aceleração 0-100 km/h (s, A/G) 10,2/9,8 9,9/9,6 10,4/9,9 10,1/9,6
Velocidade máxima (km/h, A/G) 191/195 189/193 189/194 187/192
Retomada 80-120 km/h (s, A/G) 15,9/15,6 14,9/14,6 18,8/18,7 n.d
Peso (kg) 1.134 1.083 1.192 1.147
v/1000 na última marcha (km/h) 36,0 35,3 49,3 48,4
Rotação a 120 km/h (rpm) 3.330 3.400 2.430 2.480
Rotação a veloc. máxima (rpm) 5.416 (5ª) 5.467 (5ª) 4.860 (5ª) 5.040 (5ª)

Houve uma apresentação prévia do Virtus em 16 de novembro e vale a pena dar uma olhada na matéria. Inclusive, há a clássica foto “eu atrás de mim”, na qual se pode ter uma ideia do espaço no banco traseiro.

(Foto: divulgação)

Motores e transmissões são iguais aos do Polo (exceto o 1-litro MPI, como já dito). O mesmo para suspensão, direção e freios.

Disposição interior moderna, primorosa e eficaz (Foto: divulgação)

O AE já havia sido convidado para dirigir a versão turbo na pista da Fazenda Capuava já na versão final de produção e gostei do comportamento do carro no pequeno circuito, mas nada como pegar um pouco de trânsito urbano e estrada, o que ocorrerá amanhã pela manhã (terça-feira).

Haverá na quarta-feira matéria completa sobre o lançamento; aguarde.

BS

(Atualizado em 24/01/18 às 14h30, correção de informação da capacidade dos porta-malas da concorrência)

FICHA TÉCNICA VW VIRTUS
1,6 MSI 200 TSI
MOTOR
Designação EA211 R4 EA211 R3
Instalação Dianteiro, transversal
Material do bloco/cabeçote alumínio/alumínio
N° de cilindros/configuração Quatro/em linha Três/em linha
Aspiração Atmosférica Forçada por turbo compressor BorgWarner com interresfriador, 1,3 bar
Diâmetro x curso (mm) 76,5 x 86,9 74,5 x 76,4
Cilindrada (cm³) 1.598 999
Taxa de compressão (:1) 11,5 10,5
Comprimento de biela (mm) 140  139
Relação r/l 0,31  0,27
Potência máxima (cv/rpm, G/A)) 110/117/5.750 116/128/5.500
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) 15,8/16,5/4.000 20,4/2.000~3.500
Corte de rotação (rpm) 6.500 n.d
N° de válvulas por cilindro 4, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico
N° de comandos de válvulas Dois, no cabeçote, correia dentada, variador de fase na admissão em 50º Dois, no cabeçote, correia dentada, variador de fase na admissão em 50º e escapamento em 40º
Formação de mistura Injeção no duto Injeção direta a 250 bar
Gerenciamento do motor Continental Simos 15 Bosch MED 17.5.21
Combustível Gasolina e/ou álcool
TRANSMISSÃO
Embreagem Monodisco a seco, comando hidráulico n.a.
Câmbio Transeixo dianteiro com câmbio manual cinco marchas à frente e 1 à ré, tração dianteira Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico de 6 marchas à frente e uma à ré, com trocas manuais pela alavanca ou borboletas
Relações das marchas (:1) 1ª 3,455; 2ª 1,955; 3ª 1,281; 4ª 0,927; 5ª 0,740; ré 3,182 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,556; 4ª 1,142; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,185
Relação de diferencial (:1) 4,357 3,502
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 19 mm Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 20 mm
Traseira Eixo de torçao, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade, motor elétrico na árvore de direção
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,5 entre guias (10,9 entre paredes)
Relação de direção (:1) 14,8
N° de voltas entre batentes 3
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiro (Ø mm) Disco ventilado/256 Disco ventilado/276
Traseiro (Ø mm) Tambor/228 Disco/230
Controle ABS, EBD e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Aço, 5,5Jx15 6Jx15, 6Jx16, 6,5Jx17
Pneus 195/65R15 195/6515, 205/55R16, 205/5017
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,315 0,326
Área frontal (m²) 2,15 2,15
Área frontal corrigida (m²) 0,677 0,700
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.482
Largura sem/com espelhos 1.751 / 1.964
Altura 1.472
Distância entre eixos 2.651
Bitola dianteira/traseira 1.514/1.495
Distância mínima do solo n.d
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 521
Tanque de combustível 52
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.134 1.192
Carga máxima 416 428
Máximo rebocável com/sem freio 400 400
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s. G/A) 10,2/9,8 10,4/9,9
Velocidade máxima (km/h, G/A)) 191/195 189/194
Retomada 80-120 km/h, 5ª (s) 15,9/15,6 18,8/18,7
CONSUMO INMETRO/PBVE
Cidade (km/l, G/A) 11,9/8,2 11,2/7,8
Estrada (km/l, G/A) 13,8/9,5 14,6/10,2
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em última marcha (km/h) 36 49,3 – 49,2 – 49,5
Rotação a 120 km/h (rpm) 3.330 (5ª) 2.430 – 2.440 – 2.420 (6ª).
Rotação à veloc. máxima (rpm) 5416 (5ª) 4.862 – 5.000 – 4.960
MANUTENÇÃO
Revisões (km/tempo) 10.000/1 ano
Troca de óleo do motor 10.000/1 ano
Troca de óleo do câmbio Não tem, é vida-toda
GARANTIA
Inclusive legal (tempo anos) Três
Perfuração de chapa por corrosão, (tempo anos) Três
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Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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