É um automóvel invulgarmente bem acertado: espaçoso internamente, desenho muito feliz sugerindo atualidade e dinamismo, pioneiro no uso de inteligência artificial — tira, ao motorista, qualquer dúvida sobre o Manual do Proprietário —, motor pequeno, 1,0, turbo, 128 cv e 20,4 m·kgf de torque, câmbio automático, ou 1,6 aspirado, 117 cv, caixa manual de 5 marchas. Tem dimensões assemelhadas ao Jetta, agora descontinuado. Anda rápido e no caso do motor 1,0, gasta pouco. Incomum reunião.

Projeto bem desenvolvido, com a marca dos irmãos Pavone, gêmeos desenhistas em franca ascensão: um toca área internacional a partir da Alemanha, outro é responsável pelos produtos para a América Latina, como Virtus e Polo. Como explicação empregam plataforma modular MQB, uma espécie de grande Lego permitindo aduzir e retirar partes, de modo a conformar base de diferentes dimensões, como, por exemplo, aumentar a distância entre eixos ou o balanço traseiro para fazer o sedã Virtus ou reduzi-la para o Polo, aplicar soluções de informática, agregar sistemas de segurança. Por projetar, admite dois desdobramentos em desenvolvimento final: um SUV e uma picape.

Bem situando a concorrência, além do estilo atual, flexibilizando conceitos estéticos alemães, oferece-se como maior ante concorrentes Chevrolet Prisma, Hyundai HB. Como noção, tem, sem aparentar, as dimensões do VW Jetta, agora descontinuado. Porta as condições para ser o queridinho do mercado.

Na área do charme, tentando seguir o programa interativo da GM, adotou a inteligência artificial para dar mais facilidades aos usuários. Tem porte e segurança de veículos de classes superiores, graças ao emprego de aços de grande resistência, e itens de segurança como quatro bolsas de ar, frenagem pós-colisão, detector de fadiga do motorista e controle de estabilidade.

Focado no desejo do consumidor, mecânica exibe a conformação prática e de menor preço com o motor 1,6 aspirado, ou o caminho do futuro aplicando o 1,0 três-cilindros. Suspensão para deseducadas ruas e estradas sul americanas. Rodas em três medidas: aro 15”, de aço, versão de entrada; 16”como equipamento básico, e 17” opcional e para a de topo.

Parte de infodiversão com o atrativo sistema de interação das respostas ao Manual, tela de 20 cm. Segurança a mais recente geração do ESP, o programa de estabilidade.

Argumentos de venda, menor custo no pacote de peças para consertos, seguros, revisões, com atrativo aos compradores da primeira leva da versão Highline, sem custos para as três iniciais. 

Quanto custa

VW Virtus  
Versão R$
MSI (motor 1,6, manual 5M) 59.990
Comfortline 200 TSI (turbo, auto 6M) 73.490    
Highline 200 TSI (turbo, auto 6M) 79.990

 

Finalmente, a Amarok V-6

Volkswagen no Brasil toma providências finais para festas de apresentação de nova versão de sua picape Amarok: motor V-6, 3-L, diesel — o mais potente do segmento no país. Ao contrário do divulgado, linhas não sofrerão mudanças, sendo o produto exatamente idêntico ao já vendido na Argentina, onde produzido há seis meses.

Diferença para o modelo atualmente à venda, com motor diesel, L-4, 2 litros, 180 cv de potência e, a nova opção tem o mesmo ciclo operacional, mas o motor V-6, de 3 litros, produz 224 cv e porta auxiliar eletrônico capaz de gerar mais 20 cv por pequenos períodos. Câmbio idêntico à da versão de topo, automático ZF de 8 marchas, primeira reduzida. Versões com diferentes decoração e conteúdo: Trendline, Highline, e Highline Extreme

Preço em torno da versão Highline estará em torno de R$ 215 mil. Fevereiro, 22.

 

Roda-a-Roda

Emodinâmico – Combinação alfa numérica SQ5 3,0, TFSI parece endereço em Brasília, mas descreve o novo Audi: SUV, tração 4 rodas pelo sistema quattro, motor V-6, 3 litros de cilindrada. 354 cv em potência, e 51 m·kgf de torque.

Dinâmico – Complementando a feição emocional, dinamicamente se impõe: de 0 a 100 km/h em 5,4 s. Velocidade final cortada a 250 km/h. Epicurismo mecânico, para melhorar a combustão, substituiu o compressor da geração anterior por dois turbos, e os coletores de escapamento das duas bancadas estão ligados diretamente à carcaça do turbo. Surpresa, preço R$ 397.990 e opcionais: pintura metálica/perolizada R$ 2.000; Sistema Side-assist e câmera 360 graus a R$ 12.000.

Audi SQ5 (Foto> divulgação Audi)

 

Velocidade – Na Argentina, consequência do ritmo imposto ao país por um presidente empresário, norma legal determina, licenças e homologações obrigatórias para novos veículos deverão demorar no máximo 50 dias. No Brasil tempo médio é de 180. Lá, homologação de testes e emissões correm junto. Aqui, separadas.

Tentativa – Indústrias automobilísticas do Mercosul tentam fazer a homologação por um associado valha para os outros. Órgãos nacionais não aderiram.

Lotus – Lendária marca inglesa, agora com controle malaio, volta à Argentina inaugurando loja. Não será na cidade autônoma de Buenos Aires, mas em Martinez, San Isidro, beiradas da capital. Representante é Daniel Buteler, conhecido no Brasil: foi da GM; diretor da Mercedes; presidente da Audi.

Mais – Produtos e preços em grande arco: Elise Sport, 136 cv e Evora Sport, 410 cv, de US$ 90 mil a 240 mil. No Brasil, graças ao programa Inovar-Auto e à visão torta de tratar importados como inimigos, não há mais representante.

Surpresa – Sempre cercada de versões sobre sua inviabililidade, absorção ou fracionamento para venda, a FCA, englobando Fiat e Chrysler, apresentou balanço extremamente positivo.

O quê? – Reduziu à metade a dívida industrial, agora em € 2,4Bi; cresceu margem de lucro de 6,4%; lucro líquido de € 3,8Bi, 16% antes do EBIT, o resultado pré-impostos. Nos EUA lucro de 7,9%; América Latina ajudou solidamente. Em marcas, Maserati cresceu 65%, cumprindo o Plano Quinquenal, agora em seu último ano de cumprimento.

Ocasião – Toyota fez encontro restrito para comemorar seus 60 anos de Brasil; falar de bons resultados em vendas e participação; dar oportunidade ao ministro Marcos Jorge de Lima, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços contar à imprensa sobre o projeto Rota 2030 e a decisão de reduzir os impostos sobre híbridos e elétricos 7% – como os 1,0.

Antecipação – Medida estava prevista no texto propositivo do Rota 2030, programa balizador para a indústria automobilística nos próximos 12 anos, e foi institucionalizada. Híbrido combustão-elétrico mais vendido no país é o Toyota Prius.

Yaris – De passagem anunciou iniciar produzir o Yaris em junho, vendendo-o em agosto. Hatch e sedã, concorrentes de Hondas Fit e City, motorização assemelhada — 1,5 litro, situado mercadologicamente entre o Etios e o Corolla.

Toyota Yaris, produção em junho (Foto: divulgação Toyota)

Storm – Ford apresentará início fevereiro nova versão do EcoSport. Chama-la-á Storm, buscando sugerir habilidades para enfrentar situações difíceis. Será feita sobre a plataforma para tração 4×4, mas nada tem de especial, exceto decoração, faixas e, moda atual, detalhes em preto.

EcoSport Storm

Mais – Ford apresentará versão entre SAV e Crossover sobre plataforma Ka.

Depois – Fiat adiou lançamento do Cronos. Agora, pós-Carnaval, dia 22.

Segurança – Latin NCAP, organismo dedicado a avaliar segurança dos carros vendidos na América Latina, em sua mais recente rodada de testes, conferiu cinco estrelas a ocupantes adultos e infantis ao VW Virtus. Chevrolet Ônix, então reprovado, aplicou reforços estruturais, e requerendo submissão a novos testes, ascendeu a três estrelas nos testes de impacto para adultos e crianças.

Lição – A quem do ramo, bela aula de direito os votos contra o recurso do ex-presidente Lula contra sua condenação. Linguagem clara, de conhecimento geral, longe do hermetismo das discussões e votos nos tribunais superiores, e de caminhar na perigosa trilha do exibicionismo, como vem fazendo seus ministros.

Levaram a sério o espanhol Ortega y Gasset, filosofando: clareza é uma cortesia do legislador com seu povo.

Jurisprudência – Se vitoriosa a argumentação lulo-petista apresentada pós-condenação pelo recebimento de um apto triplex em vantagens indevidas, somente será considerado ladrão o que, após furto ou roubo de veículo, transferi-lo para seu nome… Tristes tempos, aparentemente em rota final.

Melhor? – Estudo conduzido pela Ford Europa concluiu, com base e aferição científicas, dirigir um carro esportivo diariamente para, por exemplo, ir ao trabalho, oferece mais emoções que torcer pelo time de futebol; ver um episódio do Game of Thrones; beijar a pessoa amada. Explica alguns mal educados ricos.

Na veia – No mercado automobilístico atual, marca fora dos EUA ou da China estará com futuro comprometido. PSA Peugeot, Citroën, DS, Opel, Vauxhall — tem negócios industriais na China e plano de, em 10 anos, estar no mercado norte-americano. Instalou-se em Atlanta.

Jogo duro – Para transitar com crianças em transporte escolar, em estradas de difícil trânsito, Marcopolo desenvolveu o miniônibus Volare V8L 4×4: tração 4×2, 4×4 com reduzida; maior altura do solo; proteção ao cárter do motor e tanque de diesel. Motor Cummins 3,8 Euro V, 152 cv. Leva 31 estudantes.

Festa – Comemorando o 20 de janeiro, Dia Nacional de Fusca, mais de 1.000 colecionadores da marca reuniram-se no São Bernardo Plaza Shopping, na cidade onde foi montada a maioria dos Fuscas no Brasil.

Horácio, o Fusca verde Hippie, 1974, do colecionador Ervin Moretti, é o Fusca mais conhecido no meio

Gente – Mudanças na PSA Brasil. OOOO Carlos Gomes, português responsável pela volta aos lucros, transferido. OOOO Promoção: número 1 na China, maior mercado mundial. OOOO Patrice Lucas, francês, o substituirá. OOOO Nas marcas Peugeot, Citroën e DS, quando operacional, contração. OOOO Paulo Solti, exCitroën e quase DS, será planejador de produto para a América Latina. OOOO Ana Theresa Borsari, então diretora-geral da Peugeot, assumirá as três marcas. OOOO Revendedores preocupados. OOOO Atribuem a Da. Theresa a criação do Peugeot 207 Mercosul, início da queda de vendas da marca, e pela participação na Stock Car, com publicidade enganosa atribuindo vitória de motor Chevrolet como se fosse Peugeot. OOOO Sir Stirling Moss, piloto inglês, 88, aposentadoria. OOOO Larga folha de vitórias em muitas categorias, incluindo Mille Miglia 1955 com Mercedes 300 SLR. OOOO Sempre ativo em eventos de automóveis antigos, em férias em Cingapura contraiu infecção toráxica e se recupera lentamente. OOOO

RN

A coluna “De carro por aí” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
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