Há alguns meses avaliei a maior novidade de 2017 da Peugeot aqui no Brasil, o 3008. Com texto, fotos e vídeo, esmiucei o interessante SUV que chegava ao Brasil em versão única Griffe, desenhado, desenvolvido e fabricado na França, do qual gostei muito.

Ontem (29/1) a marca apresentou a versão mais completa, chamada de Griffe Pack, que agrega mais equipamentos eletrônicos para aumentar a segurança dos ocupantes do veiculo. O carro é o mesmo, apenas foram-lhe adicionados esses equipamentos.

Chamado de ADAS – Advanced Driver Assistance System, ou sistema avançado de assistência ao motorista, o pacote é composto dos seguintes itens:

• Frenagem automática de emergência e alerta de colisão
• Alerta  ativo  de transposição involuntária de linhas de sinalização de solo, com correção
• Detector de fadiga  do condutor
• Comutação automática de farol alto/baixo
• Leitor das  placas de limite de velocidade
• Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo inteligente, com sistema de parada
• Sistema ativo de vigilância de ponto cego
• Visiopark com novas características do sistema de ajuda a manobras, através da câmera de ré

A frenagem automática de emergência e alerta de colisão consiste de uma câmera na parte superior do para-brisa e um radar no para-choque dianteiro que enviam informações a uma central de processamento, tornando o 3008 capaz de frear ou parar totalmente caso seja detectada uma falta de reação do motorista diante de uma colisão iminente com um carro ou um pedestre à frente.

Dependendo do risco de colisão prevista pelo sistema e da configuração feita pelo motorista, vários tipos de alerta podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos: o nível 1 são alertas apenas visuais, indicando que o veículo a frente está muito próximo; o nível 2 são alertas visuais e sonoros, indicando uma colisão iminente. Ambos podem ser configurados de acordo com três níveis definidos: Perto, Normal e Distante e o status é memorizado quando a ignição é desligada.

O sistema é acionado quando a velocidade do veículo for entre 5 km/h e 140 km/h no momento em que um veículo em movimento, à frente, é detectado: quando a velocidade do veículo for de no máximo 80 km/h; quando um veículo parado for detectado; e quando a velocidade do veículo for de no máximo 60 km/h e um pedestre for detectado.

Outro auxílio que proporciona maior segurança é o sistema ativo de vigilância de ponto cego e o alerta ativo de transposição involuntária de linha. Esse sistema reconhece linhas contínuas e intercaladas nas faixas de rolamento e alerta o condutor no caso de transposição involuntária. Em caso de falta de atenção, tentar desvio da direção a uma velocidade superior a 60 km/h e estando com as duas mãos ao volante, o carro emite um alerta e também corrige a trajetória do veículo para mantê-lo na faixa. Além disso, ele avisa o condutor da presença de outro veículo nas zonas de ponto cego em velocidade entre 12 km/h e 140 km/h. O alerta é dado por uma luz que se acende no retrovisor do lado de risco, assim que um carro, caminhão ou moto for detectado. Mais do que isso, o sistema também esterça  as rodas, evitando uma colisão lateral.

Para avaliar o estado de vigilância do condutor, o 3008 Griffe Pack vem com o alerta de tempo de condução, que deflagra um alerta se detectar que não houve nenhuma pausa ao volante após duas horas a uma velocidade superior a 65 km/h. Essa função é complementada pelo alerta de atenção ao condutor, que deflagra um alerta visual e sonoro assim que o comportamento do condutor denotar certo grau de sonolência ou distração. Depois de três alertas de primeiro nível, o sistema aciona um quarto alerta com a mensagem “Faça uma Pausa!”, acompanhada por um alerta sonoro mais enfático.

A comutação automática de faróis alterna entre luz alta e baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação, e faz a luz alta ficar acesa sempre que não houver faróis no sentido contrário ou veículo à frente.

Para regular a velocidade, há o reconhecimento de placas de velocidade, que as lê e exibe no painel de instrumentos. Atualizado quando o veículo passa por uma nova placa de limite de velocidade destinada a automóveis, o mecanismo de limite de velocidade recomendado completa a função, já que o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera.

Para ajustar automaticamente a velocidade do veículo – no valor programado pelo condutor – e a distância em relação ao veículo da frente, o 3008 Griffe Pack conta com o regulador de velocidade adaptativo com função de parada. Com ele, o sistema detecta veículos circulando à sua frente na mesma direção e adapta automaticamente a velocidade do veículo à velocidade do veículo que o precede.

Com a ajuda do freio-motor e do sistema de frenagem — as luzes de freio se acendem nesse caso — é possível manter uma distância constante em três momentos: se o veículo à frente reduzir a velocidade, o sistema também reduz a velocidade do veículo ou até faz com que ele pare completamente; se o veículo à frente acelerar ou mudar de faixa, o regulador de velocidade acelera gradativamente para retornar à velocidade programada; e se o condutor acionar a seta para ultrapassar um veículo mais lento, o sistema permitirá que ele se aproxime temporariamente do veículo que o precede para facilitar a ultrapassagem, porém sem exceder a velocidade programada. Essa função está habilitada  entre 30 km/h e 180 km/h.

Esses sistemas são comandados por um conjunto de sete teclas agrupados ao lado esquerdo da coluna de direção, em módulo específico, abaixo da alavanca de seta. Mas requer costume para ser manipulado,já que o raio esquerdo do volante encobre totalmente as teclas estando as rodas alinhadas para frente.

Esta versão Griffe Pack mais completa tem os itens de segurança ativa já encontrados na versão Griffe que testei em setembro passado. Apenas recapitulando:

• Controle de estabilidade
• ABS (obrigatório)
• Auxílio à frenagem de emergência, que provê uma potência extra de frenagem quando a velocidade de acionamento do pedal de freio excede um determinado nível, acendendo automaticamente o pisca-alerta
• Distribuição eletrônica das forças de frenagem nas quatro rodas

São apenas quatro opções de cores, sendo três metálicas e uma perolizada, o branco Nacré. As outras são cinza Artanse, cobre Metálico e preto Perla Nera. Pelo menos um vermelho, um verde e um azul poderiam aumentar a exposição do 3008 nas ruas, e atrair ainda mais clientes. Fica a sugestão à Peugeot.

O preço da versão Griffe é de R$ 145.990, e os novos equipamentos eletrônicos fazem o preço subir para R$ 154.990. A Peugeot informou que os carros estarão nas concessionárias a partir de março já como ano-modelo 2019.

Mudanças no pós-venda

Em complemento à apresentação da versão Griffe Pack, a Peugeot informou que o serviço em suas concessionárias foi alvo de melhoramentos, com vários compromissos assumidos, entre eles:

1 – Em serviços de revisões agendadas, a Peugeot entrega o veículo em até 24 horas. Se não cumprir, o cliente não paga.
2 – Se o valor da fatura for diferente do valor informado no orçamento, a Peugeot paga a diferença.
3 – Transparência nos preços das Revisões Preço Fixo – a marca cumpre o que promete.
4 – Controle de qualidade em 100% dos veículos que passam nas oficinas.
5 – Apresentação de todas as peças substituídas do veículo no momento da entrega.
6 – Entrega do veículo na data e hora combinada.
7 – Entrega do veículo lavado após a revisão.
8 – Empréstimo de outro veículo Peugeot nos casos em que o reparo ultrapasse mais de 4 dias, mesmo se o veículo se encontre fora da garantia.
9 – Garantia de serviço de reboque gratuito, 24 horas por dia, durante 8 anos, em casos de pane ou colisão.
10 – Em caso de descumprimento de qualquer Compromisso, o cliente pode acionar o SAC da Peugeot pelo telefone 0800-703-2424

JJ

(1.820 visualizações, 1 hoje)