A Bosch está adquirindo uma participação de 5% da HERE Tecnologies, uma provedora global de mapeamento digital e serviços de localização. Ambas as partes concordaram em não falar sobre o valor do negócio. Esta aquisição amplia a atuação da Bosch na área de prestação de serviços, além de auxiliar a HERE a atingir sua meta de se tornar uma provedora global de localização em tempo real baseado em dados para clientes dentro e fora da indústria automobilística. “A Bosch é mais do que carros”, diz Dr. Volkmar Denner, presidente mundial da Robert Bosch GmbH, sediada em Stuttgart, Alemanha.

“Indústria 4.0, casas e cidades inteligentes são áreas de grande importância para nós, estabelecer e ampliar os serviços baseados em dados resultarão em maior sinergia com a HERE”. Edzard Overbeek, o executivo-chefe da HERE Tecnologia acrescenta: “Nós estamos satisfeitos de trazer a bordo um parceiro forte como a Bosch, graças à sua ampla experiência nos setores automoblísticos e de Internet das Coisas (IoT). A presença da Bosch nas Américas, Ásia e Europa também oferece à HERE oportunidades atraentes para expandir nossos negócios em todo o mundo”. A aquisição ainda está sujeita à aprovação das autoridades locais e a expectativa que esteja concluída até o fim do primeiro trimestre deste ano.

Indústria 4.0: automatizando e agilizando o fluxo de bens

Os serviços baseados em dados estão contribuindo cada vez mais para o crescimento da Bosch. A expertise e infraestrutura de TI da empresa está fortemente correspondendo a isso: mundialmente, a Bosch emprega mais de 20 mil engenheiros de software em 120 unidades e opera sua própria nuvem de IoT. Além disso, a Bosch oferece o IoT Suite, uma plataforma de software exclusiva para soluções de Internet das Coisas. A colaboração entre a Bosch e a HERE poderá ocorrer no domínio da Indústria 4.0.

Uma outra área potencial é a logística interna com o uso, por exemplo, de mapas de navegação internos de alta definição que poderiam automatizar e agilizar fluxos de bens até a linha de produção. Igualmente, eles poderiam ser utilizados para direcionar os responsáveis pela manutenção, não familiarizados com a fábrica, até a máquina que precisa de reparo.

Direção autônoma: criando e atualizando mapas de alta definição

Abrir plataformas para todos os clientes será o ponto focal da colaboração entre a Bosch e a HERE, tanto no domínio automobilístico quanto não automobilístico e, particularmente, nas áreas onde há maior demanda por conectividade e mobilidade autônoma. Mapas de alta definição são essenciais para carros autônomos e devem ser constantemente atualizados com dados dos sensores do veículo, além de informações em tempo real sobre as condições do tráfego, congestionamento, obras e acidentes.

A informação sobre a rodovia fornecida pela Bosch dá uma ideia de como isso pode ser feito, que utiliza informações do radar e sensores de vídeo Bosch para criar mapas de alta definição, que são constantemente atualizados. Dessa forma, a Bosch e a Here estão explorando oportunidades para utilizar informações sobre a estrada na manutenção do mapa HERE HD Live Map e do mapa da HERE para veículos autônomos. Ao mesmo tempo em que isso ocorre, a Bosch continuará o mapeamento das rodovias com parceiros como a TomTom, AutoNavi, Baidu, e Increment P.

JJ

(508 visualizações, 2 hoje)