A Volkswagen alemã anunciou hoje (4) o lançamento do up! GTI para breve e abriu a carteira de pedidos. Preços a partir de € 16.975, equivalente a R$ 65.354.

O motor é o tricilindro turbo que já conhecemos do  Golf 1,0 TSI e do novo Polo 200 TSI, de 115 cv (aqui 116 cv devido aos 27% de álcool na gasolina) e torque de número mágico 200 (newtons·metro), que na nossa mais conhecida unidade é 20,4 m·kgf.

O desempenho é 0-100 km/h em 8,8 segundos e velocidade máxima de 196 km/h.

Nada foi adiantado sobre câmbio, que tudo indica continua manual ou robotizado de cinco marchas.

Rodas são de 17 polegadas que enchem mais os arcos dos para-lamas devido à altura de rodagem 15 mm menor que o padrão lá (o nosso é 26 mm mais alto do que na Europa, portanto o up! GTI é 41 mm mais baixo que o nosso).

Na carroceria, o defletor de teto é maior para mais força vertical descendente, melhorando velocidade em curva.

O volante de direção é esportivo e revestido de couro, o pomo da alavanca é padrão dos GTI e o revestimento do bancos, xadrez, claro.

As cores são as sólidas Vermelho e branco Puro e as opcionais metálicas prata Escuro e preto Pérola.

O up! GTI inaugura, na indústria, o novo procedimento de teste de consumo WLTP (sigla de procedimento harmonizado de teste de consumo de veículos leves), já adotado por alguns países como Japão, Índia e os da União Europeia, que informa consumo e emissões mais realistas. A nova versão do up! foi medida por este procedimento e registrou consumo médio entre 17,5 e 17,8 km/l.

BS

(2.079 visualizações, 1 hoje)


Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Publicações Relacionadas