A Ford Performance anunciou nos Estados Unidos um acessório para auxiliar nas derrapagens controladas que é o sonho dos fãs de rali.

Em carros para esse tipo de competição existe uma alavanca de freio de mão que freia as rodas traseiras de maneira independente dos freios de serviço e de estacionamento, possibilitando colocar facilmente o carro em derrapagem do eixo traseiro, facilitando a entrada de curvas de pequeno raio. Não há catraca para manter o freio aplicado, como num freio de estacionamento comum. Na modalidade de competições onde se deve fazer todas as curvas da forma mais espetacular possível, derrapando e contraesterçando, o sistema também é utilizado. É o já popular Drift (derrapagem).

O Drift Stick da Ford Performance começará a ser vendido em 1º de dezembro, ao preço de 999 dólares, e incluiu a alavanca em alumínio usinado que foi desenvolvida para ser montada sem fazer furos ou soldas no carro, com os suportes e peças de fixação necessários e uma ferramenta eletrônica com conector USB, que permite à ECM do Focus RS reconhecer o acessório, já que o acionamento do freio de estacionamento no carro de série é eletrônico, e não por linha hidráulica (fluido sob pressão).

Em suma, trata-se de um comando eletrônico acionado por uma alavanca de freio estilizada, que faz o RS ficar mais esportivo do que já é.

O uso recomendado é apenas para pistas, mas nada garante que o feliz usuário não o irá acionar em brincadeiras de estradas estreitas e travadas.

Mais um ponto positivo do autoentusiasmo da Ford.

Veja o vídeo de demonstração, com o piloto Ken Block ao volante.

JJ

 

(639 visualizações, 1 hoje)