A Volkswagen apresentou na noite desta segunda-feira, em São Paulo, o novo Polo hatchback. O modelo vem cercado de muita expectativa por ser tratar de produto moderno, com nova arquitetura, e que foi lançado praticamente ao mesmo tempo na Alemanha. Sua produção é na Fábrica 1 da Volkswagen, em São Bernardo do Campo.

Exatamente às 19 horas, o presidente da Volkswagen do Brasil e Mercosul, David Powels, deu início à apresentação na tenda-gigante armada no Parque Villa Lobos.

Em relação à geração anterior, o Polo está maior. Tem 4.057 mm de comprimento com entre-eixos de 2.565 mm, 1.751 mm de largura e 1.468 mm de altura. Significa que está 167 mm mais comprido, 100 mm mais largo e 21 mm mais baixo; o entre-eixos aumentou 100 mm. Tudo isso o deixou com um visual  bem maior e agradável que o anterior.

A cor é nova e marca o lançamento do novo VW: amarelo Kurkuma

São quatro versões:

Polo, com motor EA211 tricilindro 1-litro de 75/84 cv e 9,7/10,4 m·kgf, câmbio manual de 5 marchas, 1.058 kg, Cx 0.333, pneus 185/65R15.
Desempenho: 0-100 km/h 13,3/13 s, velocidade máxima 166/170 km/h
Preço: R$ 49.990

Polo MSI, com motor EA211 4-cilindros de 110/117 cv e 15,8/16,5 m·kgf,  câmbio manual de 5 marchas, 1.083 kg, Cx 0,333, pneus 185/65R15
Desempenho: 0-100 km/h 9,9/9,6 s, velocidade máxima 189/193 km/h
Preço: R$ 54.990

Polo Comfortline/Highline, com motor EA211 tricilindro 1-litro turbo de 116/128 cv, 20,4 m·kgf, câmbio automático epicíclico de 6 marchas, 1.147 kg, Cx 0,344, pneus 185/65R15, 195/55R16 ou 205/50R17.
Desempenho: 0-100 km/h 10,1/9,6 s, velocidade máxima 187/192 km/h
Preços: R$ 65.190 e R$ 69.190, respectivamente.
Em todos o porta-malas é de 300 litros e o tanque, de 52 litros.

Suspensões, McPherson e eixo de torção com barra estabilizadora dianteira. Só as versões de motor 1-litro turbo têm freios a disco nas quatro rodas. As outras, tambor na traseira.

Amanhã (26) vou andar com os carros e serão informados mais dados, como equipamentos de série e opcionais

BS

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Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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