Recentemente (15/3) lançada sua 12ª geração, a Nissan Frontier, fabricada no México, só vem ao Brasil na versão completa, a LE, cujo preço inicial é R$ 166.700. Em breve, dela derivarão outras duas picapes médias de cabine dupla, a Mercedes Classe X e a Renault Alaskan, que usarão mesmo chassi e motorização, sendo que a da Mercedes também terá uma versão mais potente com motor V-6 Diesel. Todas as três serão fabricadas em Córdoba, Argentina. Por aí se vê o quanto apostam nas suas qualidades.

 

Mercedes e Renault também apostam nas qualidades da Frontier (Fotos: divulgação)

Tudo novo. Chassi, mais leve, rígido e robusto. A suspensão traseira continua de eixo rígido, mas passou a molas helicoidais. Motor novo, 10 kg mais leve, comando acionado por corrente, biturbo, 2,3 litros. Interior novo, com mais espaço no banco traseiro. Carroceria nova, com aspecto mais musculoso, com ondulações sobre os para-lamas dianteiros, que da posição do motorista passam a agradável sensação da “frentona potente” que alguns esportivos passam. Maior capacidade de entretenimento da multimídia embarcada.

A força vai para a roda que tem tração

Basicamente, é isso. Então vamos aos detalhes.

O motor Diesel, de 4 cilindros e 2,3 litros, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, biturbo com interresfriador, gera 190 cv a 3.750 rpm, e seu torque máximo de 45,9 m·kgf vem num patamar entre 1.500 e 2.500 rpm. Com esse tremendo torque já a 1.500 rpm dá para sentir que desde baixíssimo giro vem grande potência — suficiente para levar seus 1.985 kg da imobilidade a 100 km/h em baixos 12,5 segundos. Acelera forte para uma picape, portanto. A velocidade máxima é de 180 km/h (números de fábrica) em sexta marcha, motor a praticamente 3.750 rpm, que é a rotação de potência máxima. Quanto aos dois turbos, eles funcionam quando em aceleração, mas uma vez a velocidade estabilizada, tipo velocidade cruzeiro em estrada, um deixa de atuar.

 

Tudo novo, chassi e trem de força

Trabalhando junto vem um bom câmbio automático de 7 marchas que sabe muito bem o que fazer. Trabalha tão bem, é tão eficiente, que se esquece dele. Se o motorista estiver com vontade, puxando a alavanca para a esquerda entra o modo manual, porém isso seria mais para satisfazer um gosto e não uma necessidade. Seu comportamento é o convencional, que agrada particularmente o gosto do americano, portanto, sem a infinidade de recursos que costuma agradar o europeu, mas, como disse, é daqueles que faz eficiente e discretamente o seu serviço, o que é condizente a uma picape.

O consumo é notavelmente baixo. Pelo computador de bordo, após uma semana de trânsito ruim em São Paulo, fiz média de 9,3 km/l. Na estrada, 11,2 km/l. A 120 km/h (velocidade verdadeira) o motor gira a baixas 2.230 rpm.

 

Suspensão traseira de eixo rígido e molas helicoidais

Os recursos extras são focados nos auxílios para fora-de-estrada, o bloqueio mecânico do diferencial traseiro. Há o auxílio em descidas lentas e difíceis, escorregadias. Caso a descida seja uma, digamos, pirambeira, basta acionar uma tecla no painel, a do HDC, e deixar por conta do carro. Ele engatará a marcha certa e freará cada roda na dose certa para manter a velocidade eletronicamente programada; isso até o limite de 25 km/h. Num seletor no painel pode-se escolher entre tração 4×2, 4×4 normal (4×4 H) e 4×4 reduzida (4×4 L). Pode-se passar de 4×2 para 4×4 a até 100 km/h (até 80 km/h no modelo anterior), mas para 4×4 L é preciso parar  o veículo.

Ótima visualização dos instrumentos e baixo consumo

Tem controle de tração e estabilidade. Desliguei-o e comprovei sua conveniência, pois em dia de chuva, asfalto escorregadio, sem ele fica fácil soltar a leve traseira com uma acelerada mais forte em saída de curva. Eu me diverti com isso, mas hoje em dia sobraram tão poucos que sabem desacelerar suavemente enquanto, também suavemente, contraesterçam, que é bom mesmo ter esse auxílio. É bom também poder desligá-lo, pois há situações no fora-de-estrada, como atolamento, em que ele só atrapalha. Tem auxílio para partida em rampa, também.

Robusta para o trabalho e luxuosa para o lazer

Gostei muito dos freios, da sua potência e do modo como se pode dosá-lo com precisão. Na frente discos ventilados e na traseira grandes tambores; freios bastantes para dar conta dela e mais a 1,050 tonelada de sua capacidade de carga. Tem o obrigatório ABS mais o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem). Ângulos de saída e entrada são de 27,2° e 31,6°, respectivamente,  e o vão livre, 292 mm.

Bom, daí passamos ao luxo, luxo esse que quero ver a Mercedes inventar maior para a sua Classe X. Bancos de couro, sendo que os da frente têm aquecimento, o tão bem-vindo aquecimento direto ao corpo, que nestes dias de frio enregelante é um conforto celeste; o do motorista conta com ajustes elétricos. O volante é bem desenhado, tem boa pega e está bem posicionado, apesar de não ter regulagem de distância, só de altura; é multifuncional.

Caçamba: comprimento, 1.519 mm, largura máxima, 1.560 mm. largura entre caixas de rodas, 1.130 mm

O ar-condicionado é automático com duas zonas de ação, e há saídas para o banco traseiro. Há três tomadas de 12 V no interior da cabine e outra na caçamba. Nela, nas laterais, há quatro alças móveis de apoio que correm em trilhos para encontrar a melhor posição que facilite a fixação de cargas.

O sistema multimídia Nissan Multi-App traz o conceito dos tablets em uma tela de 6,2 polegadas. Operando de forma independente, não necessita do “espelhamento” de um smartphone para levar os itens do aparelho para o carro. Também oferece a possibilidade de baixar um grande número de aplicativos e transferir arquivos digitais de música e fotografia para os 2 Gb (8 Gb built-in) de espaço disponíveis. Dessa forma há liberdade para personalizá-lo.

Satisfaz os mais exigentes multimidiáticos

Com ele, é possível acessar a internet por meio da contratação do serviço à parte ou utilizando o smartphone como roteador; conectar o celular para atender ligações por viva-voz (via Bluetooth); ouvir música por meio da conexão com iPod, streaming, rádio ou arquivos digitais de mp3; tocar CDs e DVDs; além de visualizar fotos e vídeos.

Conta também com navegador por GPS, que poderá ser atualizado frequentemente via internet, e também mostra as imagens da câmera de ré do veículo. Todas as funcionalidades podem ser controladas diretamente na tela tátil.

A nova Frontier mostra que a Nissan está mesmo firme na disputa.

AK

 

FICHA TÉCNICA NOVA NISSAN FRONTIER LE
MOTOR
Tipo Diesel eletrônico 2,3-L, comando único acionado por corrente, 16-válvulas, biturbo com interresfriador, injeção direta
Cilindrada (cm³) 2.298
Potência máxima (cv/rpm) 190/3.750
Torque máximo (m·kgf/rpm) 45,9/2.500
Diâmetro x curso (mm) 85 x 101,3
Potência específica (cv/L) 82,8
Torque específico (m·kgf/L) 20
Taxa de compressão (:1) 15,4
TRANSMISSÃO
Tipo Câmbio automático de 7 marchas com reduzida e modo seqüencial pela alavanca seletora
Tração 4×4 temporária com bloqueio mecânico do diferencial traseiro
Relações das marchas (:1) 1ª 4,887; 2ª 3,170; 3ª 2, 027; 4ª 1,412; 5ª direta; 6ª 0, 864; 7ª 0,775; ré 4,041
Relação da reduzida (:1) n.d.
Relação dos diferenciais (:1) 3,357
SUSPENSÃO
Dianteira Triângulos superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo rígido, mola helicoidal, amortecedor pressurizado, quatro elementos de ligação longitudinal, barra transversal Panhard e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica
Voltas entre batentes 3,8
Diâmetro mínimo de curva (m) 12,4
FREIOS
Dianteiros Disco ventilado
Traseiros Tambor
Controle ABS obrigatório e distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 16 pol.
Pneus 255/70R16
Estepe Igual às demais rodas completas
CARROCERIA
Arquitetura Picape cabine-dupla,  4 portas, 5 lugares
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 5.250
Largura 1.850
Altura 1.855
Distância entre eixos 3.150
Bitolas (D/T) 1.570/1.570
Comprimento da caçamba 1.519
Largura da caçamba 1.560
Largura da caçamba entre caixas de roda 1.130
Altura da caçamba 473
Ângulo de ataque (º) 31,6
Ângulo de saída (º) 27,2
Ângulo de inclinação máxima em subida 23,7º
Distância mínima do solo (mm) 292
Ângulo do encosto do banco traseiro (º) 23º
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.985
Capacidade de carga (kg) 1.050
Peso bruto total (kg) 3.035
Capacidade da caçamba (L) 1.054
Tanque de combustível (L) 80
DESEMPENHO
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 12,5
Velocidade máxima (km/h) 180
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE
Cidade (km/l) 8,9
Estrada (km/l) 10,5
Consumo energético (MJ/km) 2,89
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 7ª (km/h) 53,7
Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) 2.230
Rotação à velocidade máx. em 6ª (rpm) 3.730

 

EQUIPAMENTOS

Conforto e comodidade

  • Abertura da tampa de combustível por acionamento interno
  • Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
  • Acabamento em couro dos bancos, volante, manopla do câmbio e alavanca do freio de estacionamento
  • Alças de Segurança
  • Apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura
  • Aquecimento dos dois bancos dianteiros
  • Ar-condicionado automático digital bizona e com filtro de pólen
  • Banco do motorista com regulagem elétrica (5 ajustes)
  • Banco traseiro rebatível
  • Chave inteligente presencial (I-Key)
  • Console central com apoio de braço e acabamento em couro
  • Console de teto com porta-óculos
  • Controle de velocidade de cruzeiro com comandos no volante
  • Desembaçador de vidro traseiro com temporizador
  • Escurecimento manual de retrovisor
  • Faróis com temporizador
  • Ganchos internos na caçamba para fixação de carga – “Nissan C- Channel”
  • Limpador de para-brisa com controle intermitente ajustável
  • Luz de cortesia com temporizador
  • Luz de leitura
  • Painel de instrumentos multifuncional colorido TFT de 5 polegadas
  • Para-brisa com proteção UV
  • Para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro
  • Porta-revistas nos bancos dianteiros
  • Retrovisores externos com ajustes e rebatimento elétrico e com indicador de direção em LED
  • Saídas de ar-condicionado  para o banco traseiro
  • Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start) e abertura das portas sem o uso da chave
  • Tomada de 12V no console central (2) e no painel acima do rádio (1) / entrada USB no console (2)
  • Tomada de 12V na caçamba
  • Travamento e destravamento automático das portas via chave (I-Key)
  • Vidro dianteiros e traseiros com acionamento elétrico
  • Volante multifuncional com iluminação dos botões e regulagem de altura

Aparência

  • Estribo Lateral
  • Faróis de neblina com acabamento cromado
  • Faróis de rodagem diurna em Bi-LED (DRL)
  • Gancho para reboque dianteiro
  • Grade dianteira cromada
  • Maçanetas e retrovisores externos cromados
  • Moldura da porta cromada
  • Para-choque dianteiro na cor do veículo
  • Para-choque traseiro cromado
  • Para-barro rígido nas rodas dianteiras e traseiras
  • Protetor de cárter
  • Protetor de tanque de combustível
  • Protetor de motor
  • Rack de teto com acabamento na cor prata

Segurança

  • Alarme com sistema imobilizador
  • Bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador (LSD)
  • Bolsas infláveis frontais
  • Câmera de ré
  • Cintos de segurança dianteiros de três pontos com limitador de carga e ajuste de altura
  • Cintos traseiros de três pontos nas laterais e central subabdominal
  • Controles de tração e estabilidade
  • Controle inteligente de descida
  • Freios ABS com distribuição eletrônica das forças  de frenagem e assistência à frenagem
  • Luzes de freio de LED
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Sistema inteligente de partida em rampa
  • Trava de segurança para crianças nas portas traseiras

Sistema de áudio

  • Antena de teto
  • Nissan Multi-App com rádio AM/FM, CD player, MP3 com mostrador colorido de 6,2 polegadas, função RDS, entrada auxiliar para MP3 player, conector USB, conexão à internet por meio de Wi-Fi pela plataforma Android e download de aplicativos
  • Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters

 

 

(2.167 visualizações, 1 hoje)